O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, através de seu Projeto Pedagógico, possui uma visão que busca atender às diversas demandas que se constituem nos espaços de educação formal e não formal de ensino e aprendizagem de Matemática, desta forma, os estágios se constituem em espaços de discussão, produção e vivência orientada das diferentes práticas docentes em Educação Matemática.
Segundo o PPC,
“Entendendo que a formação de um professor constitui-se a partir de sua prática, os estágios curriculares obrigatórios preparam o aluno para o exercício da docência, tornando-o capaz de tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica, reconhecendo a realidade em que se insere. Neste sentido, pretende-se avançar sobre a visão de que a prática escolar é um espaço de aplicação dos conhecimentos adquiridos, confirmando uma visão de que a ação prática é geradora de conhecimentos.
Os estágios supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância seguem as prerrogativas da Lei 11.788/2008, da Resolução CNE/CP 02/2002 e da Resolução do COCEPE/UFPel 04/2009.
Todo o discente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel deverá cumprir uma carga horária mínima de quatrocentas (400) horas de estágio curricular obrigatório. As atividades de estágio são distribuídas equitativamente em quatro disciplinas que totalizam 28 créditos, ou 28×17 = 476 horas/aula. As atividades de estágio tem início a partir da segunda metade do curso, o que corresponde ao quinto semestre.
O Estágio Curricular Supervisionado deverá compreender orientação e supervisão do desenvolvimento de práticas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Busca-se que o aluno possa conhecer uma diversidade de realidades, durante os períodos de observação e de realização das práticas supervisionadas. É nesta oportunidade que os alunos vivenciam espaços formais e não-formais de ensino e aprendizagem de matemática, conhecendo seus atores, suas relações e suas redes político-culturais, levando, para o curso, experiências de docência, questionamentos e reflexões que constituem o diálogo entre a Academia e os diferentes espaços escolares.”
O Esquema de Estágios consiste na atuação do aluno nos Ensinos Fundamental e Médio, tanto em projetos de ensino quanto em sala de aula.
Os alunos optam pela realização do Estágio de Regência em Sala de Aula ou pelo Projeto de Ensino na Educação não formal, respeitando-se o nível de ensino do Estágio.