Nossa Equipe de Estágios
Comissão de Estágios
Prof. Alexandre Molter
Prof. Felipe Herrmann
Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Prof. Rogério Burkert
Prof.a Thaís Philipsen Grutzmann
Coordenadora de Estágios
Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Equipe Pedagógica de Estágios
Prof. Alexandre Molter
Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Prof.a Thaís Philipsen Grutzmann
Prof.a Bernadete de Lemos Nobre
Orientadores de Estágio
Prof.a Amanda Pranke
Prof. Carlos Eduardo Oliveira da Silva
Prof. a Cristiane Soares Araujo
Prof.a Dayana Machado Rosales
Prof.a Édila Dutra da Silva
Prof. Felipe Herrmann
Prof. Ismael Batista Maidana Silvestre
Prof.a Jussara Aparecida da Fonseca
Prof. Luís Felipe Kiesow de Macedo
Prof.a Mariana Lima Duro
Prof.a Melissa de Souza Rabassa Colvara
Prof. Osmar Antonio Cerva Filho
Prof. Paulo Renato Simon
Prof. Rafael Camargo Ferraz
Prof. Reginaldo Afonso
Prof. Robson Porto
Prof. Rogério Burkert
Prof.a Silvana Maria Giacomini Valle
Prof.a Simone Escouto da Rosa
Prof. Thiago Troina Melendez
Prof. Vagner Euzébio Bastos
Coorientadores de Estágio
Prof.a Ana Cecilia Lima Afonso
Prof.a Ana Lucia Fantinelli
Prof.a Angélica Cantelli
Prof.a Carla Andrea Stoffel
Prof.a Carla Borges Morais
Prof.a Carla Gebhardt Gehling
Prof.a Cleuza de Fátima Machado Rocha
Prof.a Domingas Sartoti Binello
Prof.a Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiand
Prof.a Geane Carbajal Correa
Prof. Heitor Junior Dorneles Garcia
Prof. João Batista Brum
Prof. Jorge Luiz Oliveira da Silva
Prof.a Juliane Sbaraine Pereira Costa
Prof.a Lidiane Dias de Quadros
Prof.a Maria de Fatima Busanello
Prof.a Mariana Landarin Balensiefer
Prof. Maurício Costa Cabreira
Prof.a Nair Dierings
Prof.a Tamires Santos dos Santos
A equipe docente de estágios é composta pela Coordenação de Estágios, Orientadores de Estágio e Equipe de Apoio aos Estágios, composta pelo Coorientador de Estágios e pelo Supervisor de Estágios.
Esta Equipe trabalha em função do estagiário, que leva à comunidade as perspectivas de Educação Matemática pensada epistemologicamente pelo CLMD/CEAD/UFPEL.
A partir de reuniões em conjunto com a Coordenação UAB/UFPel em 2013, alterações nas funções (papel dos componentes) da equipe foram feitas, e a figura aponta as funções dos docentes que atuam para a formação do estagiário.
ORIENTADOR DE ESTÁGIO
O Orientador é um Professor Pesquisador do CLMD/CEAD/UFPel que recebe uma bolsa designada pela CAPES de Professor Supervisor. Em virtude da legislação concernente aos Estágios, na qual o responsável, na Unidade de Ensino, denomina-se Orientador e o responsável no local de estágio denomina-se Supervisor, resolvemos adotar tal nomenclatura, portanto, para nós, de acordo com a lei 11.788/2008, chamamos de Orientador o Professor Pesquisador selecionado para Estágio Curricular Supervisionado e de Supervisor o professor titular da turma de Matemática na Escola. O Coorientador é o tutor responsável pelo aluno no polo.
As atribuições do Orientador são:
1) Visitar e estabelecer contato, supervisionar, acompanhar, orientar e avaliar, juntamente com direção e supervisão da escola, sobre o estágio desenvolvido pelos acadêmicos;
2) Encaminhar a Carta de Apresentação, o Termo de Compromisso e o Convênio junto aos alunos (a partir de 2013/02);
3) Dinamizar todas as etapas do estágio, monitorando o desempenho dos alunos nas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio;
4) Organizar encontros para que os alunos possam socializar as suas experiências e receberem orientações coletivas e individuais;
5) Orientar e o estagiário na elaboração do relatório de estágio (portfólio e relato de experiência);
6) Orientar e avaliar o estagiário na elaboração do planejamento didático;
7) Encaminhar à Comissão de Estágios, através de relatório, todas as irregularidades percebidas durante o estágio;
8) Todos aqueles alunos que apresentam qualquer tipo de dificuldades ou problemas durante o estágio deverão receber atendimento diferenciado. O resultado do acompanhamento deverá ser apresentado na forma de relatório;
9) Planejar e organizar, junto com o Coorientador, as apresentações dos alunos sob sua responsabilidade para a realização de seminários gerais de estágios;
10) Realizar a visitação às escolas em que os estudantes estão realizando a prática de ensino, acompanhando o desempenho desses, in loco, no campo de estágio.
11) Estar em contato permanente com o coorientador dos estagiários sob sua responsabilidade.
COORIENTADOR DE ESTÁGIOS
O Coorientador de estágios é o tutor presencial que é responsável pelos estágios.
1) Visitar e estabelecer contato, acompanhar, ajudar na orientação e avaliar, juntamente com orientador, direção e supervisão da escola, sobre o estágio desenvolvido pelos acadêmicos;
2) Orientar os acessos no Ambiente Virtual de Aprendizagem que condigam com os estágios;
3) Dinamizar todas as etapas do estágio, monitorando o desempenho dos alunos nas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio;
4) Corrigir portfólios e fichamentos de Estágio e organizar encontros para que os alunos possam socializar as suas experiências e receberem orientações coletivas e individuais;
5) Orientar o envio e preenchimento da documentação de estágios nos diferentes espaços;
6) Encaminhar à Comissão de Estágios, através de relatório, todas as irregularidades percebidas durante o estágio;
7) Todos aqueles alunos que apresentam qualquer tipo de dificuldades ou problemas durante o estágio deverão receber atendimento diferenciado. O resultado do acompanhamento deverá ser apresentado na forma de relatório;
8) Planejar e organizar, junto com a Coordenação do Polo de Apoio Presencial e Comissão de Estágios, a realização de seminários gerais de estágios;
9) Realizar a visitação às escolas em que os estudantes estão realizando a prática de ensino, acompanhando o desempenho desses, in loco, no campo de estágio.
SUPERVISOR DE ESTÁGIOS
O professor titular de matemática na escola é chamado de Supervisor. Não confundir com o Supervisor da Escola (cargo). Este é um professor designado para supervisionar o seu estágio. Suas atribuições são:
1) Receber o estagiário e proporcionar um ambiente para que o mesmo realize seu estágio de docência;
2) Informar o estagiário do plano de curso e do planejamento das aulas da turma na qual o estagiário realizará sua docência;
3) Estar ciente do planejamento do estagiário;
4) Acompanhar o estagiário durante sua docência, apontando possíveis caminhos;
Avaliar o estagiário de acordo com critérios presentes em uma ficha de avaliação fornecida pelo curso.