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Equipe de Estágios

Nossa Equipe de Estágios

Comissão de Estágios

Prof. Alexandre Molter

Prof. Felipe Herrmann

Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Prof. Rogério Burkert

Prof.a Thaís Philipsen Grutzmann

Coordenadora de Estágios

Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Equipe Pedagógica de Estágios

Prof. Alexandre Molter

Prof.a Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Prof.a Thaís Philipsen Grutzmann

Prof.a Bernadete de Lemos Nobre

Orientadores de Estágio

Prof.a Amanda Pranke

Prof. Carlos Eduardo Oliveira da Silva

Prof. a Cristiane Soares Araujo

Prof.a Dayana Machado Rosales

Prof.a Édila Dutra da Silva

Prof. Felipe Herrmann

Prof. Ismael Batista Maidana Silvestre

Prof.a Jussara Aparecida da Fonseca

Prof. Luís Felipe Kiesow de Macedo

Prof.a Mariana Lima Duro

Prof.a Melissa de Souza Rabassa Colvara

Prof. Osmar Antonio Cerva Filho

Prof. Paulo Renato Simon

Prof. Rafael Camargo Ferraz

Prof. Reginaldo Afonso

Prof. Robson Porto

Prof. Rogério Burkert

Prof.a Silvana Maria Giacomini Valle

Prof.a Simone Escouto da Rosa

Prof. Thiago Troina Melendez

Prof. Vagner Euzébio Bastos

Coorientadores de Estágio

Prof.a Ana Cecilia Lima Afonso

Prof.a Ana Lucia Fantinelli

Prof.a Angélica Cantelli

Prof.a Carla Andrea Stoffel

Prof.a Carla Borges Morais

Prof.a Carla Gebhardt Gehling

Prof.a Cleuza de Fátima Machado Rocha

Prof.a Domingas Sartoti Binello

Prof.a Fernanda Rodrigues Ribeiro Weiand

Prof.a Geane Carbajal Correa

Prof. Heitor Junior Dorneles Garcia

Prof. João Batista Brum

Prof. Jorge Luiz Oliveira da Silva

Prof.a Juliane Sbaraine Pereira Costa

Prof.a Lidiane Dias de Quadros

Prof.a Maria de Fatima Busanello

Prof.a Mariana Landarin Balensiefer

Prof. Maurício Costa Cabreira

Prof.a Nair Dierings

Prof.a  Tamires Santos dos Santos

A equipe docente de estágios é composta pela Coordenação de Estágios, Orientadores de Estágio e Equipe de Apoio aos Estágios, composta pelo Coorientador de Estágios e pelo Supervisor de Estágios.

Esta Equipe trabalha em função do estagiário, que leva à comunidade as perspectivas de Educação Matemática pensada epistemologicamente pelo CLMD/CEAD/UFPEL.

A partir de reuniões em conjunto com a Coordenação UAB/UFPel em 2013, alterações nas funções (papel dos componentes) da equipe foram feitas, e a figura aponta as funções dos docentes que atuam para a formação do estagiário.

orgaanograma

 

ORIENTADOR DE ESTÁGIO

O Orientador é um Professor Pesquisador do CLMD/CEAD/UFPel que recebe uma bolsa designada pela CAPES de Professor Supervisor. Em virtude da legislação concernente aos Estágios, na qual o responsável, na Unidade de Ensino, denomina-se Orientador e o responsável no local de estágio denomina-se Supervisor, resolvemos adotar tal nomenclatura, portanto, para nós, de acordo com a lei 11.788/2008, chamamos de Orientador o Professor Pesquisador selecionado para Estágio Curricular Supervisionado e de Supervisor o professor titular da turma de Matemática na Escola. O Coorientador é o tutor responsável pelo aluno no polo.

As atribuições do Orientador são:

1)      Visitar e estabelecer contato, supervisionar, acompanhar, orientar e avaliar, juntamente com direção e supervisão da escola, sobre o estágio desenvolvido pelos acadêmicos;

2)      Encaminhar a Carta de Apresentação, o Termo de Compromisso e o Convênio junto aos alunos (a partir de 2013/02);

3)      Dinamizar todas as etapas do estágio, monitorando o desempenho dos alunos nas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio;

4)      Organizar encontros para que os alunos possam socializar as suas experiências e receberem orientações coletivas e individuais;

5)      Orientar e o estagiário na elaboração do relatório de estágio (portfólio e relato de experiência);

6)      Orientar e avaliar o estagiário na elaboração do planejamento didático;

7)      Encaminhar à Comissão de Estágios, através de relatório, todas as irregularidades percebidas durante o estágio;

8)      Todos aqueles alunos que apresentam qualquer tipo de dificuldades ou problemas durante o estágio deverão receber atendimento diferenciado. O resultado do acompanhamento deverá ser apresentado na forma de relatório;

9)      Planejar e organizar, junto com o Coorientador, as apresentações dos alunos sob sua responsabilidade para a realização de seminários gerais de estágios;

10)  Realizar a visitação às escolas em que os estudantes estão realizando a prática de ensino, acompanhando o desempenho desses, in loco, no campo de estágio.

11)  Estar em contato permanente com o coorientador dos estagiários sob sua responsabilidade.

 

COORIENTADOR DE ESTÁGIOS

O Coorientador de estágios é o tutor presencial que é responsável pelos estágios.

1)      Visitar e estabelecer contato, acompanhar, ajudar na orientação e avaliar, juntamente com orientador, direção e supervisão da escola, sobre o estágio desenvolvido pelos acadêmicos;

2)      Orientar os acessos no Ambiente Virtual de Aprendizagem que condigam com os estágios;

3)      Dinamizar todas as etapas do estágio, monitorando o desempenho dos alunos nas atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto de estágio;

4)      Corrigir portfólios e fichamentos de Estágio e organizar encontros para que os alunos possam socializar as suas experiências e receberem orientações coletivas e individuais;

5)      Orientar o envio e preenchimento da documentação de estágios nos diferentes espaços;

6)      Encaminhar à Comissão de Estágios, através de relatório, todas as irregularidades percebidas durante o estágio;

7)      Todos aqueles alunos que apresentam qualquer tipo de dificuldades ou problemas durante o estágio deverão receber atendimento diferenciado. O resultado do acompanhamento deverá ser apresentado na forma de relatório;

8)      Planejar e organizar, junto com a Coordenação do Polo de Apoio Presencial e Comissão de Estágios, a realização de seminários gerais de estágios;

9)      Realizar a visitação às escolas em que os estudantes estão realizando a prática de ensino, acompanhando o desempenho desses, in loco, no campo de estágio.

SUPERVISOR DE ESTÁGIOS

O professor titular de matemática na escola é chamado de Supervisor. Não confundir com o Supervisor da Escola (cargo). Este é um professor designado para supervisionar o seu estágio. Suas atribuições são:

1)      Receber o estagiário e proporcionar um ambiente para que o mesmo realize seu estágio de docência;

2)      Informar o estagiário do plano de curso e do planejamento das aulas da turma na qual o estagiário realizará sua docência;

3)      Estar ciente do planejamento do estagiário;

4)      Acompanhar o estagiário durante sua docência, apontando possíveis caminhos;

Avaliar o estagiário de acordo com critérios presentes em uma ficha de avaliação fornecida pelo curso.