Estudante do CLMD apresenta trabalho no Fórum FAPA – conhecimento movendo o mundo
O estagiário do CLMD MarlonFreitas Baptista, orientado pelos professores Carla Borges Morais e Osmar Antônio Cerva Filho, coorientadora e orientador de estágios de Sapucaia do Sul, respectivamente, apresentou o trabalho “Ensino e Aprendizagem em uma nova perspectiva da Educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem”, no Fórum FAPA – conhecimento movendo o mundo, no dia 30/11/2013.
Segue o resumo do trabalho apresentado:
No presente trabalho trataremos das novas perspectivas de ensino e de aprendizagem inclinadas à socialização e construção do conhecimento. Nesse contexto, buscamos compreender o conhecimento matemático através de uma abordagem pedagógica aplicada no ensino de Matemática, onde o aluno, através da interação com os demais integrantes de sala de aula, vivencia, cria, experimenta e participa de todo o processo de construção do seu próprio conhecimento, tornando-se o agente ativo de sua aprendizagem. O conhecimento matemático escolhido para esse relato foi o conteúdo de porcentagem. Utilizamos como agente motivacional, atividades de utilização da porcentagem que fazem parte do cotidiano, passando a compreender através das experiências vivenciadas em sala de aula, quando e onde aplicá-las. Em uma das aulas, aplicamos a proposta de um jogo de basquete, onde os alunos motivavam-se a repetir os arremessos com o objetivo maior de superar suas próprias marcas, ou o índice de porcentagem. Analisando o resultado obtido através do desenvolvimento da situação-problema podemos verificar que houve uma grande evolução na aprendizagem do conteúdo desenvolvido, todas as situações foram corrigidas e o resultado foi satisfatório, pois praticamente não ocorreram erros nos resultados encontrados. Houve também uma maior socialização, integração e troca de conhecimentos entre os alunos, o que complementa não só a aprendizagem, mas também a busca por uma metodologia que contemple uma educação voltada para a cidadania. Essa experiência ocorreu em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sapucaia do Sul, no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I, do Curso de Licenciatura Plena em Matemática à Distância, da Universidade Federal de Pelotas.
A equipe de estágios parabeniza o aluno e seus orientadores pela iniciativa de disseminar o conhecimento e produzir a troca das experiências adquiridas na docência.