Início do conteúdo
Histórico

O Curso de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes foi criado pela Portaria 08/75, como aperfeiçoamento em História das Artes. No ano de 1978, o Curso de Especialização ofereceu duas áreas de concentração. Em Música, os alunos escolhiam entre História da Música, Didática e Literatura Pianística ou Técnicas Interpretativas do
Cantor. Em Artes Plásticas, os alunos optavam por História das Artes Plásticas ou Desenho Artístico.
A partir de julho de 1984, o Curso de Pós-Graduação em Artes passou à Especialização em Expressão Artística no Ensino de 1º e 2º Graus. Em 1987 foi reestruturado como especialização em Arte Educação, com caráter intensivo e
financiamento da CAPES. Foi reofertado em 1990 com duas terminalidades: Artes Plásticas e Música.
O Curso de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos surgiu como resposta a um desgaste natural da terminalidade anterior e à formação de um novo grupo de docentes que atuavam nessa área. Assim, organizou-se uma Comissão que trabalhou em 1994 e 1995, concluindo no último ano a
atual estrutura curricular do Curso.
Tendo sido aprovado pelos órgãos competentes da UFPel, o projeto foi enviado para a CAPES e foi contemplado pelo Programa de Auxílio a Cursos de Especialização que este Órgão mantinha. As atividades acadêmicas principiaram no final de março de 1996. No dia 15 de abril, o Curso iniciou oficialmente o semestre letivo, com a Aula Inaugural proferida pelo arquiteto argentino Ramón Gutierrez, que veio à Pelotas atendendo o convite efetuado pelo Pós-Graduação.
Durante a sua trajetória, de treze anos, o Curso de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos formou oito diferentes turmas, computando o número total de oitenta e oito Especialistas na área, cujos alunos eram originados de diversos Cursos de Graduação da UFPel, da UCPel e da FURG, das quais salientamos as Graduações em Artes, em Arquitetura, em História, em Geografia e em Engenharia destas Universidades.
Em 2009 houve uma reformulação do Curso de Especialização em Artes Visuais que passou a ter duas terminalidades: uma nova, a de Ensino e Percursos Poéticos e outra, adequada, que passou a chamar-se Patrimônio Cultural.
No entanto, em decorrência da diminuição gradual de busca pela terminalidade de Patrimônio Cultural, em parte devido à existência do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e outros Programas de Pós-Graduação na UFPel e na Região Sul do RS.
Por outro lado, verificou-se o ingresso, nos últimos anos, de discentes com pesquisas ligadas ao Ensino e aos processos criativos, para além das Artes Visuais, com pesquisas que envolviam as demais linguagens como, por exemplo, Design, Cinema, Música e Artes Cênicas.
Em contato com os discentes, o corpo docente e a Comissão Coordenadora verificou um interesse crescente por pesquisas e conteúdos curriculares, em nível de Especialização, por parte de egressos de cursos de diferentes áreas artísticas do Centro de Artes, assim como egressos de outras Instituições de Ensino Superior. Esta procura representa uma necessidade de dar prosseguimento às pesquisas, após a conclusão dos cursos de Graduação, e ainda a possibilidade de obter formação continuada e amadurecimento científico para ingresso em Programas Stricto Senso.
A reestruturação aqui proposta parte também da constatação de um potencial muito grande do Centro de Artes por ações educacionais e artísticas inter-disciplinares, o que tem ocorrido através de atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão, pelos próprios discentes e docentes, envolvendo Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Cinema e Design.
Sendo assim, a Comissão Coordenadora, em diálogo com docentes e discentes do curso, consolidou a proposta aqui apresentada, a qual representa a modificação da Área de Concentração do curso de Especialização em Artes de Artes Visuais para Artes, visando atender às demais áreas artísticas que já possuem cursos de Graduação no Centro de
Artes.
Da mesma maneira, o presente regimento propõe a alteração das terminalidades, excluindo a terminalidade de Patrimônio Cultural pelos motivos acima apresentados, mantendo apenas a terminalidade de Ensino e Percursos Poéticos.
A opção por uma terminalidade única atende ao pensamento de promover e incentivar o convívio criativo e educacional de todas as áreas artísticas do Centro de Artes, assumindo de maneira mais consolidada em sua proposta a tendência da interdisciplinaridade, inclusive na formulação e oferta das disciplinas. A proposta se justifica pelo cenário apresentado no ano de 2018 com o ingresso de discentes com Pré-Projetos de Pesquisa ligados apenas à terminalidade de Ensino e Percursos Poéticos. Não houve interessados em desenvolver projetos na terminalidade de Patrimônio Cultural. Os discentes que estão cursando a terminalidade de Patrimônio Cultural, com ingresso em 2017, estão em processo de conclusão de suas monografias. Sendo assim, o atual Colegiado do Curso de Especialização em Artes Visuais aprovou, em Reunião do dia 09 de outubro de 2018, a extinção da terminalidade de
Patrimônio Cultural existente e alteração da Área de Concentração de Artes Visuais para Artes.
O novo curso de Pós-Graduação do CA é denominado: Especialização em Artes – Área de Concentração: Artes. Será composto por uma terminalidade: Ensino e Percursos Poéticos. O novo curso tem edital de seleção no início de cada ano.