Início do conteúdo
Disciplinas

O discente deverá cursar as 3 disciplinas obrigatórias, que perfazem um total de 9 créditos (153 horas), e um mínimo de 9 créditos em disciplinas optativas (153 horas). Além desses créditos, o discente deverá cumprir 54 horas em atividades complementares comprovadas através de certificados (dentre participação em eventos científicos, artísticos, palestras, oficinas, master-classes e similares, os quais serão avaliados pelo orientador), chegando a um mínimo total de 360h.

Ainda como critério para obtenção do título, o discente deve apresentar uma monografia para banca. A banca avaliadora poderá ser composta de 3 ou mais membros, dentre os quais pelo menos um deverá ser do Curso de Especialização em Artes.

Disciplinas Obrigatórias

Metodologia da Pesquisa – 51h/aula

Ementa: Elaboração de projeto da pesquisa de acordo com as normalizações técnico-científicas. Construção do objeto de investigação usando procedimentos lógicos, analíticos e críticos. Escolha e utilização de metodologia e aparato teórico adequado para o desenvolvimento do projeto.

Filosofia, Arte e Educação – 51h/aula
Ementa: Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.

Seminário de Orientação – 51h/aula
Ementa: Assessoramento e crítica dos trabalhos individuais pelos professores orientadores, visando a elaboração final da proposta de monografia. Conteúdo programático e desenvolvimento a cargo dos orientadores, conforme as especificidades apresentadas.

Disciplinas Optativas

Produção Textual – OPTATIVA – 51h/aula
Ementa: Teoria e prática da leitura e da escritura. Articulação do texto escrito. Dimensão discursiva do texto. Linguagem e argumentação.

Arte e Cultura na América Latina – OPTATIVA – 51h/aula
Ementa: Desenvolve investigações acerca das manifestações artísticas e culturais na América Latina ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, as diferentes produções, popular e erudita, interpretação de conceitos e interesse mediante as relações com os sistemas de aliança e modelos políticos educacionais locais no mundo.

Novas Tecnologias e Mídias Contemporâneas – OPTATIVA – 51h/aula
Ementa: A presença das novas mídias e tecnologias na produção artística e no sistema das artes através da história, com ênfase na contemporaneidade.

Trabalho Docente e Tendências Contemporâneas no Ensino das Artes – OPTATIVA – 51h/aula
Ementa: Tem-se como preocupação desenvolver investigações sobre os processos de trabalho docente e as trajetórias de professores de Artes Visuais, incluindo estudos que envolvam os saberes e tendências pedagógicas contemporâneas.

Percursos Poéticos – OPTATIVA – 51h/aula
Ementa: Desenvolver o estudo prático/teórico sobre o processo de criação. Metodologia da pesquisa em poéticas visuais aplicada às artes das visualidades e a outras artes. Reflexão acerca dos procedimentos de instauração da produção.

Design e Sociedade – OPTATIVA – 51h
Ementa: Reflexão sociológica acerca do Design como prática social. Relação entre Design e a Sociedade Contemporânea. Estudo sobre design e responsabilidade social.

Fotografia e Design – OPTATIVA – 51h
Ementa: Usos e aplicações da fotografia no design. Metodologias e fundamentos do design para criação de imagens fotográficas. Análise e leitura de fotografias. Composição e linguagem na fotografia. Direção de arte em fotografia. Manipulação de imagem.

Design e Arte no Imaginário da Cultura Pop – OPTATIVA – 51H
Ementa: reflexão acerca das relações entre arte e design presentes em produtos midiáticos da cultura pop contemporânea como jogos, animações, quadrinhos, séries e cinema a partir do viés da cultura e do imaginário.

Ócio e arte – OPTATIVA – 51h
Ementa: Estudos sobre o Ócio e suas inter-relações com a arte. Ócio humanista, ócio criativo e a arte como espaço e tempo de livre expressão.

Teatro, Performance e Política – OPTATIVA – 51h
Ementa: A disciplina visa discutir algumas das interseções entre Teatro, a Arte da Performance e Política, observando o como se dá o entrelaçamento entre o fazer teatral, as práticas performativas e as manifestações políticas nesse início de século XXI.

Processos de Criação em Artes Performativas – OPTATIVA – 51h
Ementa: Desenvolvimento de processos de criação em artes performativas, partindo do corpo do performer através de experiências em artes visuais, música, teatro e dança.

Arte e Loucura – OPTATIVA – 51h
Ementa: Adquirir competências de análise e ação nas relações entre loucura e artes.

Laboratório de Produção de Vídeos Pedagógicos – OPTATIVA – 68h
Ementa: Desenvolver no aluno o conhecimento da linguagem audiovisual para a criação de vídeo pedagógicos com utilização de smartphones ou tablets.

Contextos entre Educação Musical e Inclusão – OPTATIVA – 51h
Ementa: A disciplina estrutura-se na abordagem dos conhecimentos produzidos no campo da Educação Inclusiva e da Educação Musical. Introdução aos princípios da Educação Inclusiva e da Educação Musical. Discute também o ensino de música e aspectos voltados para processos de ensino e aprendizagem musical relativos à deficiência, sistematizando possibilidades e estratégias de atuação para o professor de música junto a este público, bem como desmistificando estereótipos e preconceitos em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais.

Estudos e Experimentações em Música – OPTATIVA – 51h
Ementa: Estudo da música enquanto experiência sonora e significativa do mundo, envolvendo discussão, reflexão e compreensão de suas propriedades técnicas, materiais, estéticas e sócio-culturais. Processos de musicalização através de atividades de apreciação musical orientada (amplo repertório), leituras de textos e exercícios de expressão musical por meio de improvisação, criação e interpretação musical. Manipulação do material sonoro e experimentação dos parâmetros do som (altura, duração, timbre, intensidade) através da utilização de instrumentos musicais, corpo e outros objetos.

Pedagogias da Música Popular – OPTATIVA – 51h
Ementa: Leitura, discussão, produção e apreciação de textos, obras e produções em diversos formatos com vistas à
compreensão do campo da Música Popular em suas epistemologias e implicações pedagógicas em práticas
de educação musical.

Análise da Música Popular Gravada – OPTATIVA – 51h
Ementa: A proposta deste curso é de apresentar uma introdução aos estudos do som, contemplando tanto a reflexão teórica sobre as diferentes fontes sonoras e tecnologias de reprodução quanto aos seus aspectos técnicos e culturais, bem como desenvolver atividades práticas de manipulação, conservação e digitalização e análise de alguns fonogramas pertencentes ao acervo da discoteca L C Vinholes.