UFPel confirma a liberação de R$21 milhões do governo federal

Coletiva de imprensa para comentar sobre a liberação de recursos / Foto: Carolina Soares

Carolina Soares / Em Pauta

Na tarde desta quarta – feira (07), a reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, confirmou a liberação de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde universidade recebeu 21 milhões de reais para investimento na clínica horizontal da Odontologia, na piscina para a Escola Superior de Educação Física (ESEF) e no novo hospital veterinário. Além disso, a UFPel receberá 265 milhões para a execução da obra da sede do hospital escola e 9 milhões de reais, através do PAC Cidades Históricas, para a obra de reforma do Grande Hotel. Todos os recursos são oriundos do governo federal.

A gestão destacou que as expectativas de entrega das obras são de até dois anos. O Pró- Reitor de planejamento e desenvolvimento, Paulo Ferreira, destacou que os próximos passos são montar equipes de planejamento, fazer o projeto arquitetônico e passar para a fase de licitação entre final deste ano e início do ano que vem.

A piscina da ESEF beneficiará os alunos de ensino e pesquisa, além de facilitar a logística dos alunos, já que as atividades aquáticas são feitas no Clube Brilhante, e a obra vai acontecer no próprio terreno do prédio da universidade. O hospital veterinário da universidade é um dos únicos na região sul que oferece o aporte necessário para atender animais de pequeno e grande porte, com uma gama de atendimento e especialidades. O investimento em um novo hospital irá melhorar as suas atividades e ampliar seus serviços. A clínica horizontal da odontologia contará com um número maior de atendimentos realizados pelos alunos, além de facilitar a acessibilidade e contar com um prédio mais novo e moderno para os procedimentos.

Gabriel Bergmann, diretor da ESEF, Fábio Garcia Lima, diretor do curso de odontologia, e Paulo Ferreira, Pró- Reitor de planejamento e desenvolvimento / Foto: Carolina Soares.

Já o novo hospital escola terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.

Na ocasião,a reitora Isabela também reforçou que a universidade também recebeu recursos de investimento para reformas emergenciais nos prédios que foram prejudicados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, que estão além dos investimentos do PAC.