É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre networking. Do inglês, o termo significa rede de relacionamentos, ou rede de contatos; basicamente, networking resume-se a uma rede poderosa de pessoas que trocam conhecimentos entre si com um objetivo comum. O cultivo dessa boa rede de contatos se faz cada vez mais importante para a carreira, pois abre portas para oportunidades cada vez melhores.
Veja abaixo 5 técnicas que o time da Emad separou para que você faça um networking simples e eficaz:
Vença a timidez
Encare o networking como uma conversa natural, ou como uma função do seu trabalho. Quanto mais você fizer, mais fácil vai ficar. Vale separar algumas perguntas chaves que vão te ajudar a manter uma conversa interessante.
Doe e receba
A essência do networking está na relação de troca: alie os seus interesses com quem os tem como ponto forte, e ofereça seus pontos fortes a quem tem interesse.
Pergunte
Não tenha vergonha de perguntar algo que não sabe ou pedir ajuda para resolver uma situação inusitada; provavelmente sua dúvida já foi a dúvida de alguém, e esse alguém tem a resposta. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de fortalecer contatos, e tenha certeza de mostrar-se disponível para quem te ajudou.
Vá além das redes sociais
Redes sociais são ótimas para iniciar o contato com o diretor daquela empresa que você admira, mas interaja pessoalmente para garantir que ele saiba quem você é. Crie oportunidades de contato pessoal comparecendo em eventos, palestras, fóruns e outras situações que te proporcione interação com novas pessoas.
Qualidade é melhor que quantidade
Ter muitos contatos não significa que você está fazendo um bom networking. Garanta conexões fortes, principalmente se tem dificuldade em realizar o marketing pessoal. Contatos sem relacionamento são apenas contatos, mantenha-os sempre ativos para que exista de fato um vínculo.
Fonte: https://www.napratica.org.br/networking/
Lara Oliveira
Assistente de Gestão de Pessoas