Motivação Organizacional

Não é só o Processo Seletivo que tem seu papel de importância dentro da empresa. A Gestão de Pessoas tem de se atentar muito não só à captação do capital humano, mas também de sua permanência e satisfação em ambiente organizacional. Qualquer empresa depende muito do comprometimento individual de cada um que trabalha nela; um funcionário insatisfeito é, na grande maioria das vezes, improdutivo.

Uma Gestão eficiente não concentra seus esforços na padronização do trabalho, na generalidade ou em punir quem não segue estritamente as regras impostas. Indo muito além disso, uma empresa com essa parte bem desenvolvida atenta-se muito à diferença entre cada membro constituinte. Uma pessoa se sente bem trabalhando em um lugar no qual está confortável, onde sabe que vai ser respeitada e que sabe que é autônoma, mesmo tendo em vista as regras do ambiente organizacional.  Tendo suas necessidades básicas garantidas, tal qual Maslow previu em sua famosa pirâmide, os colaboradores podem se concentrar e realizar suas tarefas da melhor maneira possível.

Existem algumas maneiras de garantir que a motivação seja uma realidade dentro das organizações e que a relação com os funcionários seja estruturada. Como elencaram Milkovich e Boudreau:

    1. Comunicações: a organização deve comunicar e explicitar a sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho. As comunicações devem ser de mão dupla.
    2. Cooperações: a organização deve compartilhar o processo decisório e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação e comprometimento.
    3. Proteção: o local de trabalho deve afetar o bem-estar dos funcionários sob o ponto de vista físico e proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições do ponto de vista psicológico. As pessoas devem sentir que seu local de trabalho é agradável e seguro.
    4. Assistência: a organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes suporte e apoio para tanto. As pessoas devem sentir apoio e suporte da organização em suas necessidades e expectativas.
    5. Disciplina e conflito: a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos.

É interessante observar que os funcionários são motivados a produzir quando seu trabalho é reconhecido. Uma boa maneira de reconhecer os esforços individuais ou coletivos na empresa é eleger o “funcionário do mês”, por exemplo, o que garante a ele algum tipo de prêmio, ou dar um feedback positivo a frente de seus colegas. Destaca-se que feedbacks negativos jamais podem ser dados publicamente ou na frente de qualquer outro colega.

Beatriz Gruppelli

Diretora de Gestão de Pessoas