Há empresas que atuam somente de forma operacional e possuem um péssimo ambiente de trabalho. Como mudar essa situação? É essencial que não apenas os gestores, mas também os diretores e os acionistas saibam da importância do clima para uma empresa.
Um ambiente de trabalho positivo faz com que os funcionários se sintam bem sobre a vinda para o trabalho, e isso proporciona a motivação para sustentá-los ao longo do dia. A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional ajuda a mensurar esses fatores que afetam o relacionamento que as pessoas têm entre si e a relação que possuem com a própria empresa. Pesquisas desse tipo são essenciais para a gestão da organização.
O clima da instituição também pode ser definido como a percepção coletiva que as pessoas têm da organização, por meio das experiências práticas, políticas e estruturais. Ele é uma esfera psicológica que abrange a ligação entre a empresa e seus funcionários, configurada por um conjunto de características do ambiente de trabalho que podem ser medidas por meio de uma pesquisa.
Como aplicar esta pesquisa?
Para aplicar a pesquisa de clima organizacional, o responsável pela área de Gestão de Pessoas deve observar as seguintes fases: elaboração do formulário, comunicação, aplicação da pesquisa, apuração dos dados, relatórios e plano de ação.
A primeira fase é a criação de um formulário e para isso não há um padrão definido, pois as perguntas poderão variar de acordo com a realidade e com a cultura da empresa. A etapa seguinte é a comunicação, em que os gestores serão informados e passarão para sua equipe os benefícios dessa ferramenta. A divulgação poderá ser feita em reuniões e através dos meios de comunicação interna, como a TV corporativa para disseminar a pesquisa, bem como mostrar o seu resultado posteriormente.
Com essas informações extraídas da pesquisa, é possível elaborar um relatório sugerindo um plano de ações para atacar os focos de problemas, com o intuito de melhorar o ambiente organizacional. A partir de pesquisa de clima aplicada, a organização poderá realizar uma avaliação sobre sua atuação, possibilitando um melhor planejamento de suas ações e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais.
Fonte: https://blog.teclogica.com.br/importancia-das-pesquisas-de-clima-organizacional/
Diretoria de Gestão de Pessoas