Início do conteúdo
Pensamento Negro Descolonial

Redes Intelectuais: Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas

O terceiro volume de nossa Série Pensamento Negro Descolonial, “Redes Intelectuais: epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas”, intensifica um princípio suleador às atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas E’léékò, assim como a ideia contemporânea de pensamento amefricano, em sua circulação: a ideia de rede ou, particularmente, a ideia de redes intelectuais. Dentro do que temos buscado em nossas construções de redes intelectuais amefricanas, publicações como a presente Série oferecem condições para compreender um pouco da potência dessas redes intelectuais produzidas entre Brasil e Améfrica Ladina, entre nosotros y nuestros Otros, considerando o que tem sido proposto como novos problemas modelares em nossa comunidade científica: Com que parcerias trabalhamos? Com quem aprendemos e construímos? Quem citamos e compartilhamos? Como intensificamos, melhoramos nossos modos de compartilhar conhecimentos amefricanos?

E, – pergunta rediviva, em nosso ofício – para que(m) servem? Cada capítulo deste volume, em perspectiva transdisciplinar, trata a esta pergunta, necessária, desde um lugar de enunciação onde somos sujeitas/os cognoscentes e onde percebemos a quens investigamos, com quens aprendemos, desde quens observamos o mundo e, nos mostramos agentes sobre ele; desde um lugar de enunciação no qual as/os concebemos, igualmente, como sujeitas/os cognoscentes. Nosso volume, ora em anunciação, diz respeito, o tempo todo, em cada capítulo, a um fazer-ciência desde sujeitas/os amefricanas/os, em uma construção contra-hegemônica sobre os modos de produzir conhecimento.

Organizadores: Míriam Cristiane Alves e Alcione Corrêa Alves

Acesse o site da Rede Unida e faça download da coletânea:

Redes Intelectuais: epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas

 

A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas

Este segundo volume da Série Pensamento Negro Descolonial, “A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descolonial e Antirracistas”, está carregado de questões-vida que emergiram e emergem em nossa caminhada, enquanto afroativistas, intelectuais, pesquisadores e pesquisadoras na e da diáspora africana no Brasil. Com foco na Matriz Africana, esse volume se reveste de incomensurável importância, de modo que para concretizá-lo necessitamos explicitar a dialógica com os demais conhecimentos civilizacionais edificadores da sociedade brasileira.

As questões-vida emergentes nessa obra, expressam-se na seguinte problematização: o que fomos e/ou éramos (África pré-colonial); o que fizeram de nós e/ou nos tornaram (colonialismo/imperialismo); ao que poderemos voltar a ser ou vir a Ser (pós-colonialismo/decolonial). Essa problematização suleadora remete-nos a pensar, por exemplo, sobre a afroancestralidade arrolada a uma afroepistemologia e afrometodologia.

A obra apresenta produções autorais de intelectuais e pesquisadoras/es negra/os e/ou das tradições de matriz africana na diáspora, comprometidas/os com o que anunciamos enquanto pensamento negro descolonial. Sua importância se fundamenta na necessidade de propor, estabelecer e difundir produções científicas que se anunciam desde o lugar afrodiaspórico. Assinalamos, portanto, o caráter ético-estético-político deste caminhar coletivo sobre epistemologias, com ênfase em epistemologias negras, descoloniais e antirracistas e nas metodologias delas decorrentes.

Organizadoras/es: Míriam Cristiane Alves e Olorode Ògìyàn Kálàfó Jayro Pereira de Jesus

Acesse o site da Rede Unida e faça download da coletânea:

A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas

 

Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas

A Série Pensamento Negro Descolonial se justifica, primeiramente, pelo ingresso (e deslocamentos teóricos daí decorrentes) de correntes de pensamento descolonial africano subsaariano no campo das investigações empreendidas por pesquisadoras/es negras/os em centros de pesquisa brasileiros, na última década; e, em segundo lugar, se destaca o ingresso de correntes de pensamento descolonial americano e, particularmente, de feminismo negro descolonial no campo das investigações empreendidas por pesquisadoras/as negras/os em centros de pesquisa brasileiros, nos últimos cinco anos, dos quais têm decorrido intercâmbios teóricos relevantes a um campo mais vasto das ciências humanas.

A partir de edições e traduções de autoras/es como Achille Mbembe e Oyèrónkẹ Oyěwùmí, além da difusão de edições de autoras e coletivos feministas americanos (muitas dos quais, sob a chancela de editoras acadêmicas, como da CLACSO), assim como sua incorporação em investigações recentes de ciências humanas e da saúde, convém ao Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO, em parceria com a Rede Unida compilar investigações conduzidas por pesquisadoras/es negras/os e suas redes, a fim de compreender a abrangência de tais aportes teóricos entre investigações mais recentes.

Nessa perspectiva, a série tem como objetivo disseminar produções autorais com narrativas de autoras/es e organizações, resultados de pesquisas teóricas ou empíricas, relatos de experiência, ensaios e/ou análises de projetos de intervenção, desenvolvidas por pesquisadoras/es negras/os em centros de pesquisa, programas de pós-graduação, organizações da sociedade civil, cujas discussões epistemológicas partem de matrizes teóricas de pensamento negro descolonial. Assim, a Série Pensamento Negro Descolonial tem a potencialidade de proporcionar avanços em nossos usos e interpretações de matrizes de pensamento negro descolonial em ciências humanas e da saúde (especialmente no campo da saúde coletiva), assim como o estímulo a práticas transdisciplinares e formação de novas redes intelectuais de pesquisa.

Organizadoras/es: Míriam Cristiane Alves e Alcione Corrêa Alves

Acesse o site da Rede Unida e faça download da coletânea:

Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas