Início do conteúdo
O É’LÉÉKO

Bem-vindes ao site do

Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO!

 

Essa página tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelo Núcleo É’LÉÉKO, vinculado ao curso de Psicologia da UFPel e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO objetiva conhecer, discutir e problematizar diferentes perspectivas teóricas e políticas em torno do antirracismo; estimular reflexões sobre usos e interpretações de matrizes do pensamento negro; provocar novos aquilombamentos intelectuais na produção do conhecimento; integrar estudantes de graduação e pós gradação da UFPel e da UFRGS, bem como comunidade em geral a partir do tema antirracismo.

Se você quer participar de nossos encontros de estudos, se tens interesse em elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese a partir de nossas discussões, ou gostaria de mais informações que não estejam na página, basta comunicar-se pelo e-mail grupoeleeko@gmail.com.

Nossos encontros de estudos acontecem semanalmente, todas as terças feiras, em ambiente virtual, das 18h30 às 20h00.

 

Nossa História

Criado em 2017, nas dependências do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO passou a integrar o Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2019. Atua em parceria com o Projeto de Pesquisa Teseu abrigado pelo NEABI Ifaradá, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem discutido, problematizado, teorizado, produzido intervenções sobre epistemologias, metodologias e subjetividades negras no campo das ciências humanas e da saúde, a partir do que vem chamado de Pensamento Negro Descolonial. Objetiva promover um espaço de discussão e reflexão que reúna diferentes perspectivas teóricas e políticas em torno do antirracismo, cujos deslocamentos, desdobramentos e agenciamentos epistêmicos têm o intuito de estimular reflexões sobre nossos usos e interpretações de matrizes do pensamento negro, assim como sobre a necessidade de formação de novas redes intelectuais na produção do conhecimento. O Núcleo É’LÉÉKO tem como pressuposto a ideia de que o lugar importa, considerando, por exemplo, o pensamento de Édouard Glissant, Hill Collins, bell rooks, Lélia Gonzalez e Silvia Cusicanqui. Ou seja, o lugar desde o qual produzimos e difundimos conhecimento, o lugar desde o qual compreendemos e enunciamos o mundo, assim como o lugar desde o qual escutamos e apre(e)ndemos os diferentes lugares deste mesmo mundo.

Acompanhe nossa página no facebook.

Acompanhe nossa canal no YouTube.