II Encontro de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (II ENCONTREGSC)

            Estão abertas as inscrições para o II ENCONTREGSC, evento do Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC) que será realizado na próxima quinta-feira (10/10), das 15h às 19h no  auditório do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Nesta segunda edição, o evento fará parte da programação da V Semana Acadêmica do Jornalismo, organizada pelo Centro Acadêmico Pagu também da UFPel.

         A abertura do II ENCONTREGSC contará com a participação da Marielda Barcellos Medeiros, professora aposentada, mestra em educação e atualmente doutoranda no Curso de Antropologia da UFPel, ex-conselheira e ex-vice presidente do  Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (CODENE|RS); Coordenadora de Projetos da Ocupação Canto de Conexão e do Núcleo de Educadoras e Educadores Negros de Pelotas (NEENPEL).

                Ainda sobre o evento, vocês  poderão se inscrever tanto na modalidade ouvinte quanto apresentador de trabalho nos seguintes Grupos de Trabalho:  GT1: Gênero, Estudos Culturais e Questão de Raças no Brasil;  GT2: Gênero, Sexualidade, Estudos Culturais e Telejornalismo e; GT3: Gênero, Cinema, Violência contra a Mulher e Repercussão na Mídia. Lembrando que as inscrições estarão abertas para todos alunos tanto da UFPel quanto das demais instituições de Pelotas e região. No entanto, a data limite para envio dos trabalhos no formato de resumo simples é até domingo (06/10) e deverá ser enviado para o e-mail do EGSC (egscufpel@gmail.com).

                 Para se inscrever no evento como ouvinte acesse: http://abre.ai/ajQL.

            Para mais orientações sobre a apresentação de trabalhos e também baixar o modelo de resumo do evento acesse:

                 Orientações Para Apresentação de Trabalhos;

                 Modelo de Resumo Simples.

Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC) recomeçou suas atividades

   

      O EGSC reiniciou suas atividades na última quinta-feira (29/08), das 17h30 às 18h25 na sala da Chefia das Câmaras, 101, do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A novidade neste semestre ficam por conta do tema escolhido para falar sobre as produções científicas: o mundo dos games.

       Usando e abusando da linguagem conhecida entre os gameplayers, ainda propõe a todos a imersão a partir do  “press start” para iniciar uma nova trajetória fase por fase e melhor, sem “game over”.  As publicações ainda trazem um ar nostálgico inspirado em sucessos como Super Mário World, Sonic, Mega Man, Street Fighter dentre outros.

        Para não perder nenhuma novidade, fiquem atentos às mídias sociais do EGSC, abaixo:

       ? Facebook: https://bit.ly/2WclAD9

       ? Instagram: https://bit.ly/2FccOOn

       ? WhatsApp: https://bit.ly/2Fj0VaN

Agenda EGSC 2019/2

         Enquanto as inscrições para participar do EGSC não abrem (é amanhã gente), divulgamos a agenda prévia do núcleo que contém alguns eventos onde nossos players (pesquisadores) irão se apresentar. Confira abaixo:

        ? Link para se inscrever na 18ª MPU como ouvinte: http://abre.ai/af9j;

       ? Link para se inscrever no Salão Universitário como apresentador ou ouvinte: http://abre.ai/af9l;

       ? Link para se inscrever na 5ª SIIEPE como apresentador e ouvinte: http://abre.ai/af9o;

       ? Link para se inscrever no 5ª EHM como apresentador e ouvinte: http://abre.ai/af9j;

     

I Encontro de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (I ENCONTREGSC)

        O I ENCONTREGSC, evento do Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC) foi responsável por reunir alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas com suas pesquisas na última quinta-feira (13/06), no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

       Os pesquisadores Chay, William, Anarelli, Gislaine, Marina e Luíza, que apresentou o trabalho eleito pela banca como destaque, tiveram que apresentar suas pesquisas em até 15 minutos sendo que 5 minutos foram reservados para a banca examinadora fazer suas considerações além de indicar possíveis rumos visto que muitas pesquisas estavam em andamento.

         Confiram a seguir algumas fotos feitas pelo camaleão Micael:

Início das atividades do Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC)

      Quando se avança na vida acadêmica, a necessidade de compreender e aplicar a metodologia científica irrevogavelmente aparece. A metodologia bem como o método, segundo Vianna (2001), podem ser definidos como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência com o intuito de produzir um novo conhecimento, assim como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.  Estas regras acabam propiciando ao pesquisador a sensação de segurança da subjetividade, direcionando sua pesquisa à elaboração de conhecimentos válidos, ou seja, científicos.

   Visando desmistificar a área das produções científicas e, consequentemente, atrair cada vez mais estudantes, o Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nesse semestre, muda sua tática: falará de pesquisas científicas de maneira clara, simples e objetiva. Para isso, irá imergir na cultura geek e realizará uma série de publicações em suas mídias sociais, que começarão suas atividades nesta segunda-feira (18), com a temática “Star Wars”.

       Baseadas na saga de livros e produtos midiáticos criados pelo cineasta George Lucas, em 1977, as mídias do EGSC trarão personagens icônicos como Anakin Skywalker (Darth Vader), Yoda, Rainha Padmé Amidala, Princesa Leia Organa, dentre outros, explicando o que é o Núcleo de Pesquisa em si e respondendo as dúvidas que qualquer jovem pesquisador possui ao iniciar sua trajetória na área da pesquisa.