Apresentação

     O Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (EGSC) tem como pressuposto a compreensão e a discussão sobre a teoria de gênero. Tal aspecto se fundamenta na dicotomia presente na sociedade, a partir da divisão biológica entre homens e mulheres. Ressalta-se que, ao aprofundar o conceito de gênero, é fundamental explorar a contribuição dos estudos feministas.

          A preocupação do núcleo é considerar os estudos de gênero, enquanto relações sociais fundadas sobre as diferenças entre homens e mulheres e o poder das estruturas na formação da ação individual. Com os estudos de gênero, mulher e homem constituem-se em categorias de análise que funcionam, desde que compreendidas de forma relacional, mediante uma perspectiva sociocultural. Conforme essa visão, estudar as relações de gênero e sexualidade na área da comunicação envolve não só considerar os aspectos relacionais, mas também investigar as relações de poder que se estabelecem por meio da difusão do conhecimento e dos sentidos produzidos socialmente sobre o que deve ser entendido como feminino ou masculino.

    Assim, as pesquisas desse grupo se centram nas questões feministas, raciais, políticas, culturais, identidades culturais, gênero e sexualidade, violência, representações e estereótipos. Também são discutidos temas e investigações que abarcam a teoria queer, estudos culturais, comunicação e cultura. Nesse sentido, as principais teorias que respaldam os estudos de gênero apresentam um caráter teórico-metodológico interdisciplinar, na medida em que propicia o desenvolvimento de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Por fim, dos muitos caminhos para percorrer, as publicações estão inseridas na perspectiva de incentivar, o campo da comunicação, em especial do jornalismo, para a produção de conhecimento, reflexão e desenvolvimento empírico da pesquisa na categoria gênero.