Universidade Federal de Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas, UFPel, foi criada em 8 de agosto de 1969 e compõe o quadro das Instituições de Ensino Superior do país, tendo por ambiente de atuação o educacional. Por se tratar de Instituição de Ensino Público, vinculada diretamente ao Ministério da Educação, constitui-se como unidade de caráter não competitivo, tendo suas atividades pautadas pela qualidade acadêmica e pelo compromisso social.

Os compromissos assumidos pela Universidade estão pautados pela qualidade na formação de profissionais, na produção de conhecimento e nas relações com a comunidade, visando a contribuir para o desenvolvimento cultural, científico e socioeconômico da região e país.  Atualmente, conta com cerca de 22 unidades acadêmicas, desenvolvendo atividades de ensino, extensão e pesquisa em cinco áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Missão

Promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida com a construção e o progresso da sociedade.

Visão

A UFPel será reconhecida como universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade.

Mais informações: http://portal.ufpel.edu.br/

Bacharelado em Jornalismo

O Curso de Jornalismo da UFPel caracteriza-se por promover uma formação capaz de dotar o profissional jornalista de competências teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente e criativamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento em consonância com as exigências contemporâneas e na perspectiva de ampliar a atuação profissional a novos campos, reconhecendo as especificidades do contexto regional de integração dos países do Mercosul. Para isso, busca desenvolver a autonomia, a criatividade e o espírito de iniciativa, articulando teoria e prática por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web. Caracteriza-se, ainda, pela exigência de domínio da língua portuguesa e pelo desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação dos fatos presentes, reconhecendo a hierarquia dos acontecimentos e suas relações com o passado e o futuro.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva. Como produtor intelectual e agente da cidadania, o jornalista formado pela UFPel terá desenvolvido competências para atuar em quaisquer áreas do jornalismo, ciente de que sua formação é um processo contínuo e constante. Terá aprendido a articular as técnicas do ofício com a reflexão crítica sobre sua prática, dando conta da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, sendo também capaz de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da sua profissão. É elementar que tenha domínio do uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais.

Área de atuação profissional

O bacharel em Jornalismo poderá atuar em redações de veículos impressos (jornais, revistas, editoras, etc.), em emissoras de rádio e de televisão, em webjornalismo e em atividades de assessoria de imprensa a empresas públicas ou privadas, a organizações governamentais e não-governamentais, bem como em associações, sindicatos e entidades afins.

Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/jornalismo/