Início do conteúdo
    Notícias
  • Quanto custa fechar o Canal de Suez?

    Em 05/06/1967, o Oriente Médio presenciou o início de uma guerra conhecida como a Guerra dos Seis Dias. Durante a guerra:

    On 5 June 1967, at the beginning of the Six Day War, Egypt closed the Suez Canal. The closure was sudden and unexpected – fifteen cargo ships known as “The Yellow Fleet”‘ were trapped inside during the closure. At the end of the war, the Egyptian and Israeli armies were stationed on either side of the canal and the prospects for reopening were very uncertain. The canal remained closed until the end of a second conflict – the Yom Kippur War – and subsequent peace negotiations, eight years later.

    A pergunta de qualquer economista, claro, é: quanto isto custou? O autor do texto do qual retirei o trecho acima, James Feyrer, fez exatamente esta mesma pergunta. A resposta?

    This column presents new evidence from a natural experiment – the 1967-1975 closure of the Suez Canal. Results suggest that a 10% decrease in ocean distance results in a 5% increase in trade. Also, it estimates that every dollar of increased trade raises income by about 25 cents.

    Acha isso pouco ou muito? Bem, veja o que ele encontrou para alguns países importantes no que diz respeito ao transporte de produtos pelo Canal de Suez, na época.

    Um aumento de, digamos, 10%, na distância percorrida na época, em que provavelmente a oferta de meios de transporte era menos elástica do que hoje (porque haviam menos meios alternativos de transporte), não deve ter sido um aumento “insignificante”, não?

    p.s. A propósito, é importante, paga quem gotsta do tema, ler um pouco sobre os conteiners.

  • Oportunidade de estágio remunerado – Edital COER 022/2016

    A coordenadoria executiva do IFSUL lança edital para seleção de  dois estagiários nas áreas de: Administração, Direito, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Economia, referente ao Edital COER 022/2016. Clique aqui para mais informações.

  • Oportunidade de Estágio IFSUL

    O IFSul Câmpus Pelotas está disponibilizando 01 vaga de estágio não obrigatório para alunos dos Cursos Superiores de
    ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ECONOMIA E GESTÃO PÚBLICA. Para mais informações clique aqui.

  • Horários de Atendimento Colegiado Ciências Econômicas

    Informamos que para o período de correção de matrícula e matrícula referente ao ingresso de alunos de processo de Transferência, Reopção, Reingresso e Portador de Título a coordenação funcionará nos seguintes horários:

    Dos dias 02/08 a 09/08:

    Manhã 09:00-12:00 Prof. Rodrigo

    Tarde 14:00-18:30 Bárbara

    Noite 18:00-20:00 Prof. Rodrigo

    Se houver necessidade de realização de alteração ou correção de matrícula (exceto para alunos ingressantes) a mesma pode ser solicitada por contato telefônico (3921-1429) ou pelo endereço de e-mail: coordeco@ufpel.edu.br.

  • Qual a relação entre crescimento econômico e arrecadação tributária?

    dianiferEsta relação é um uma questão baseada na intuição de que a política fiscal pode ter impactos no crescimento econômico dos países e foi alvo do trabalho de conclusão de curso (TCC, ou, como é mais conhecida, a “monografia de final de curso”) da aluna do DECON/UFPel, Dianifer L. Borges. Após algumas revisões, a mesma transformou-se em artigo e a boa notícia é que Impactos da Arrecadação Tributária no Crescimento Econômico:Uma análise empírica para países do G20 deve ser publicado, em breve, no periódico venezuelano Espacios (volume 37, n.29 de 2016).

    Sua monografia também pode se transformar em um artigo. É preciso empenho, esforço e atenção às sugestões e críticas do professor orientador. A curiosidade intelectual, o esforço em aprender técnicas econométricas, modelos econômicos e o trabalho árduo são insumos complementares para a confecção de um TCC de sucesso.

    Ah sim, quanto à pergunta do título, bem, você poderá ler mais sobre ela em breve. ^_^

    p.s. Eis uma dica bacana para quem está fazendo seu projeto de TCC (ou já está trabalhando no mesmo).