Dia das Mulheres na Matemática

O dia 12 de maio é uma data de celebração da participação das Mulheres na Matemática. Essa data foi escolhida o dia do nascimento de Maryam Mirzakhani, única mulher a ganhar a Medalha Fields, a maior honraria da Matemática.

No Brasil, menos de 45% dos ingressantes em cursos de graduação em matemática são mulheres. Conforme os degraus da carreira científica vão ficando mais altos, o percentual vai diminuindo e se reduz a 15% quando a análise leva em conta os bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Departamento de Matemática e Estatística da UFPEL somos 35 professores: 7 da área de Estatística sendo 3 mulheres, o que representa 42,85% e 28 na área de Matemática sendo 11 mulheres, o que representa 39,28%.Com relação aos alunos:

– No curso de Licenciatura em Matemática diurno temos 115 alunos matriculados, sendo 63 mulheres, o que representa 54,78%;

-No curso de Licenciatura em Matemática noturno temos 163 alunos matriculados, sendo 84 mulheres, o que representa 51,53%

Para incentivar o aumento da participação das mulheres na Matemática, Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional em parceria com a Simons Foundation produziu o  documentário Journey of Women in Mathematics. Vale a pena assistir! A primeira parte conta a trajetória de três matemáticas: a brasileira Carolina Araújo e as matemáticas Neela Nataraj, da Índia, e Aminatou Pecha, de Camarões. Já a segunda etapa, filmada durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)², deu voz a outras seis matemáticas presentes no evento. Quem desejar se informar mais sobre a participação das mulheres na Matemática sugiro a leitura do livro “A História de Hipátia e de muitas outras Matemáticas” disponibilizada para download pela SBM no seguinte link.

Publicado em 13/05/2019, na categoria Notícias.