Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Departamento de Filosofia

Processo seletivo complementar oferta 84 vagas para graduação em Filosofia

Começam hoje (20/03/23) as inscrições para o Processo Seletivo Complementar 2023/1. Ao todo, são 36 vagas para o Bacharelado em Filosofia, e 48 vagas para a Licenciatura em Filosofia, totalizando 84 vagas. As aulas do semestre 2023/1 começarão em 12 de junho de 2023.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição e enviar a documentação solicitada. Leia na íntegra o Edital e acesse a ficha de inscrição: Clique aqui para ir para o site da CRA, em seguida clique em Edital nº 09/2023.

Modalidades de ingresso

Reopção: é a forma de trocar de curso na UFPel, mediante a qual o discente, regularmente matriculado ou com matrícula trancada em curso de graduação da UFPel, pode transferir-se para outro curso de graduação desta Universidade.

Reingresso: consiste em ingressar no mesmo curso da Universidade Federal de Pelotas ao qual o discente já esteve vinculado. O reingresso será concedido exclusivamente para o discente que esteja em situação acadêmica de abandono ou que tenha cancelado sua matrícula.

Transferência: É destinada aos discentes regulares de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam solicitar ingresso na UFPel. Está condicionada à comprovação do candidato ser aluno regular (matriculado ou com trancamento geral de matrícula) na IES de origem, no ato da inscrição neste processo seletivo.

Retomada de estudos: é destinada a candidatos que tenham iniciado um curso de graduação em outra Instituição de Ensino Superior (IES) e estejam em situação acadêmica de abandono ou que tenham cancelado sua matrícula; ou candidatos que tenham iniciado um curso na UFPel, que estejam na situação de abandono ou cancelamento, e que desejam mudar de curso.

Portador de diploma de ensino superior: é destinada a candidatos que tenham concluído curso superior de graduação.