Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Departamento de Filosofia
Início do conteúdo
Docentes

Docentes do Departamento de Filosofia da UFPEL

Prof. Dndo. Carlos Alberto Miraglia

Contato: canmiraglia@gmail.com

Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1989) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1996). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Ciência, Epistemologia e Epistemologia das Virtudes.

 

Prof. Dr. Clademir Luis Araldi

Contato: clademir.araldi@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora de Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, História da Filosofia Moderna e Contemporânea e na Filosofia de Nietzsche, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, crítica da moral, genealogia e naturalismo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Técnica de Belim – Alemanha, em 2001-02, em 2007-08 e em 2014. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Prof. Dr. Cláudio Leivas

Contato: clleivas@gmail.com

Pesquisador científico do CNPq com Pós-doutorado (Bolsa Capes) na Université Paris-Descartes (Sorbonne, Paris V). Coordenador do GT-Hobbes/ANPOF. Professor Associado I, na Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Filosofia pela PUCRS (1989), mestrado em Filosofia pela UFRGS (1999) e doutorado em Filosofia pela UFRGS (2005) com estágio doutoral na Universidade da Sorbonne (Paris I). Atualmente ministra aulas na Graduação em Filosofia e em Programas de Pós-graduação da UFPel (Mestrado em Filosofia Moral e política e Mestrado em Ciência Política).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moral e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, filosofia natural, filosofia política das relações internacionais, história da óptica, metafísica e ética. Possui diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (Revista Manuscrito, Revista Disputatio, Revista Veritas, etc.), além de dois livros publicados. É membro fundador do GT Hobbes junto à ANPOF. Participou como conferencista em eventos nacionais e internacionais.

 

Prof. Dr. Eduardo Ferreira das Neves Filho

Contato: eduardofnfilho@yahoo.com.br

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1995), sob orientação do Prof. Dr. Abel Lassalle Casanave, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), sob orientação do Prof. Dr. Claudio de Almeida e Doutorado em Filosofia, Área de concentração Epistemologia, na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Darlei Dallagnol (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e tem pesquisado temas de interface entre filosofia da linguagem e epistemologia: Witttgenstein, Paradoxo de Moore.

 

Prof. Dr. Evandro Barbosa

Contato: evandrobarbosa2001@yahoo.com.br

Página: Evandro Barbosa(Webpage)

Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Rio Grande do Sul – Campus Erechim (2003), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Filosofia pela mesma instituição (2010). Também desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com bolsa CAPES/Fapergs na área de metaética. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia do Direito, Teorias da Justiça e Metaética, estudando autores como Immanuel Kant, Jürgen Habermas, John Rawls, Ronald Dworkin, Thomas Scanlon, Stephen Darwall e Michael Sandel. Atualmente, discute a relação entre ética normativa e metaética a partir da imbricação entre o método construtivista e a base contratualista no pensamento contemporâneo.

 

Profa. Dra. Flávia Carvalho Chagas

Contato: flaviafilosofiaufpel@gmail.com

Possui graduação (2001), mestrado (2004) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), sendo parte do doutoramento realizado com bolsa do Deutscher Akademischer Austauch Dienst/DAAD na Universidade de Marburg, Alemanha (2007/2008). Tem interesse nos seguintes temas e áreas de pesquisa na filosofia: Fundamentação da Ética, Motivação Moral, Sentimentos e Disposições Morais, Filosofia Transcendental, Ética Moderna e Contemporânea, Bioética e Teorias da Justiça Contemporânea. Coordena, juntamente com o Prof. Dr. Juliano do Carmo, o Projeto de Extensão “Buteco da Filosofia”; e o Projeto de Cooperação Internacional CAPES/AULP com a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique/África. Além disso, atualmente está envolvida em dois projetos de pesquisa: “Normatividade Moral e responsabilidade” e “Kant e Schiller: sobre a ligação entre ética e estética”, ambos projetos desenvolvidos com auxílio FAPERGS e CNPq. Atualmente é professora Adjunta Nivel II do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em nível da Especialização do Direito Ambiental/ UFPel.

 

Prof. Dr. João Francisco do Nascimento Hobuss (Diretor do IFISP)

Contato: joao.hobuss@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), tendo feito estágio doutoral no Centre détudes sur la pensée antique kairos kai logos do Institut de Histoire de la Philosophie da Université de Provence, Aix-Marseille I, França (2002-2003), fazendo também parte da equipe de pesquisa do Instituto. É membro da Asociación Latinoamericana de Filosofia Antigua. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Historia da Filosofia Antiga, tendo publicado vários artigos na área, atuando principalmente nos seguintes autores e temas: Aristóteles, estoicos, ética, política, a discussão contemporânea acerca da liberdade da vontade e responsabilidade moral. Foi o fundador e Editor da Revista Dissertatio de Filosofia (1995-2010), QUALIS B1 CAPES, e é Editor-Chefe da Série Dissertatio de Filosofia. Publicou, dentre outros, os livros “Eudaimonia e auto-suficiência em Aristóteles”;, 2.ed., revisada e ampliada (2009), “Virtude e mediedade em Aristóteles”; (2009), “Ética das Virtudes”; (Org., 2011), “Introdução à História da Filosofia Antiga” (2014), e “Sobre Responsabilidade”; (Org., 2014). Realizou Pós-Doutorado na Université de Paris 1, Panthéon – Sorbonne. Foi Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, área de concentração em Ética e Filosofia Política, de 2009 a 2013. Atualmente é Diretor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel. É membro do GT Aristóteles/ANPOF.

 

Prof. Dr. Juliano Santos do Carmo (Chefe do Departamento)

Contato: juliano.ufpel@gmail.com

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado (2009) e doutorado (2012) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas sob a supervisão do Prof. João Hobuss (2013). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (EaD) da Universidade Federal de Pelotas, coordenador adjunto do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea da UFPel (Programa de Pós-Graduação em Filosofia), editor-chefe da Série Dissertatio-Studia de livros eletrônicos e editor da Revista Dissertatio de Filosofia (B1). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e Epistemologia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Normatividade Semântica, Naturalismo Semântico e Epistêmico, Expressivismo e Descritivismo; cujos autores de referência são Ludwig Wittgenstein, William James, Georg H. von Wright e Saul Kripke.

 

Prof. Dr. Keberson Bresolin

Contato: keberson.bresolin@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006/I – 2007/II). Doutorado sandwich na PUCRS e na Eberhard Karls Universität Tübingen. Pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen junto ao Prof. Otfried Höffe. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e do Direito, especialmente no filósofo Immanuel Kant.

 

Profa. Dra. Kelin Valeirão (Coordenadora do Curso de Filosofia EAD)

Contato: kpaliosa@hotmail.com

Licenciada em Filosofia, especialista em Filosofia Moral e Política, mestre e doutora em Educação (linha de pesquisa – Filosofia e História da Educação), pela Universidade Federal de Pelotas – estágio de doutoramento no Departamento de Filosofia da Universidade Clássica de Lisboa/ Portugal sob a coorientação do prof. Dr. Nuno Nabais. Atualmente é professora do Departamento de Filosofia, IFISP/UFPel. Participa do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) e do Grupo de Estudos Foucault (GEF), buscando a vinculação entre a Filosofia e a Educação. Dentre os temas em estudo evidenciam-se: sujeito, poder, ideologia, governamentalidade e biopolítica. É autora dos livros “Foucault na Educação” (2010, 2012); “Fundamentos da Educação”(2014).

 

Prof. Dr. Luis Eduardo Rubira

Contato: luiseduardorubira@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne/França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne (2014-2015). É Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), do GT-Nietzsche da ANPOF, do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e Editor Associado da Revista Dissertatio. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Suas linhas de Pesquisa são Nietzsche e Filosofia Política Contemporânea. Tem como foco os seguintes temas: moral, tempo, valores, transvaloração, eterno retorno.

 

Prof. Dr. Manoel Vasconcellos

Contato: vasconcellos.manoel@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1983), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), tendo realizado estágio doutoral na Università delgi Studi di Padova, Itália (2002). Realizou estágio pós-doutoral na área de Filosofia Medieval, na Universidade do Porto, Portugal (2012). É professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval. É membro do GT da Anpof Filosofia na Idade Média e da Société Internationale pour lÉtude de la Philosophie Médiévale.

 

Prof. Dr. Pedro Gilberto Leite Júnior (Coordenador dos Cursos de Filosofia Presenciais da UFPEL)

Contato: pedroleite.pro@gmail.com

Licenciado (1994) e Bacharel (1996) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Filosofia Medieval (2000) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Filosofia Medieval (2005) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou Missão de Estudo no Exterior na Universidade Eduardo Mondlane Moçambique, com Bolsa de Pós-Doutorado pelo Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES AULP, 2014. Atualmente é Professor Adjunto – DE do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel – RS). Coordenador do PIBID Filosofia UFPel (2011 2014). Coordenador do Curso de Especialização em Filosofia da UFPel (2014). Publicações: O Problema dos Universais: A perspectiva de Boécio, Abelardo e Ockham (2001 – EDIPUCRS); A teoria da conotação de Ockham: uma proposta de interpretação (2007 – EST). Atua nas áreas de Filosofia Medieval, Ética e Ensino de Filosofia.

 

Prof. Dr. Robinson dos Santos (Coordenador do PPGFIL)

Contato: dossantosrobinson@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001), com bolsa concedida pela CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel – Alemanha (2007), com bolsa concedida pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austausch Dienst – DAAD). Professor no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Realizou o Estágio Pós-doutoral no Zentrum für Kommentarische Interpretationen zu Kant (ZetKIK), na Universität Siegen – Alemanha, com bolsa concedida pela CAPES, sob a supervisão do Prof. Dr. Dieter Schönecker. Professor Visitante na Universität Siegen em 2013 e 2014.

 

Prof. Dr. Sérgio Ricardo Strefling

Contato: srstrefling@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1987), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Aperfeiçoamento e pesquisa com bolsa do CNPq na Universidade de Pádova-Itália (2000). Pesquisa na Universidade de Pádova com bolsa da FAPERGS (2003). Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Luterana do Brasil (1992-2005). Cursou Teologia na Instituto Teológico São João Vianney e na PUCRS. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto em Portugal (2012-2013). Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Univeridade Católica do Rio Grande do Sul (2000-2008). Assessor científico do Fundo Mackenzie de pesquisa. Membro da Societé Internationale pour lEtude de la Philosophie Médievale (SIEPM). Membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais. Membro da Comissão Brasileira de Filosofia Medieval. Integrante do Grupo de Trabalho na Filosofia Medieval da ANPOF. Líder do grupo de pesquisa “Política Medieval”; cadastrado no CNPq. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. Area de pesquisa: história da filosofia medieval. Temas principais: patrística, escolástica, argumento ontológico, metafísica, razão e fé, filosofia da religião, igreja e estado, papa, poder,política,soberania popular e totalitarismo. Autores mais estudados:Aristóteles, Agostinho, Anselmo, Tomás de Aquino e Marsílio de Pádua.

 

Profa. Dra. Sônia Maria Schio

Contato: soniaschio@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade de Caxias do Sul (1988), graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1992), especialização em Filosofia Prática (Ética) pela Universidade de Caxias do Sul (1993); mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas/RS. Tem experiência nas áreas de História e de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, em especial no pensamento de Kant e Arendt.

Publicado em 05/02/2014.