Melhorias no serviço de email (envio autenticado)
Para garantir mais segurança na troca de mensagens e adequar às necessidades atuais, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) disponibiliza o novo método de envio de e-mails de forma autenticada, aprimorando a integridade e confidencialidade. Este serviço visa desabilitar gradualmente o método antigo e atender as recomendações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para saber mais, acessar http://www.antispam.br/admin/porta25/
Quem precisa aderir ao serviço?
Precisam aderir ao serviço todos os usuários que utilizam algum tipo de cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, …), bem como serviços web de terceiros (GMail, HotMail, YahooMail, …).
O que precisa ser feito?
Ao configurar os mecanismos de envio de e-mail, deverá ser preenchida a seção referente ao SMTP com os seguintes dados:
Servidor de saída (SMTP): smtps.ufpel.edu.br
Porta: 587
Usar TLS ou STARTTLS
Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)
ATENÇÃO!
As credenciais de acesso ao e-mail (usuário e senha), são pessoais e intransferíveis, logo, não devem ser repassadas para ninguém, incluindo aos funcionários da CTI.
Em caso de dúvidas, abrir um chamado pelo https://suporte.ufpel.edu.br.