Rede de Museus da UFPel no Dia do Patrimônio
A Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) torna pública sua programação para a 9ª edição do Dia do Patrimônio. O evento, promovido anualmente pela Prefeitura de Pelotas na semana do dia 17 de agosto, terá como tema neste ano de 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”.
Integrado à celebração estadual, que neste ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também compõe as atividades do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e primeiro presidente diretor da instituição.
Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, as atividades promovidas pela Rede de Museus serão majoritariamente realizadas on-line.
Confira a programação:
Campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”, da Rede de Museus
Data/horário: de 13 a 23 de agosto
Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus; Rádio Federal FM 107.9
Publicação de depoimentos de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel sobre suas memórias e momentos que tenham sido importantes na sua história com a Universidade e a cidade.
Homenagem ao 100 anos de Carlos dos Santos Nogueira (Seu Nogueira)
Data/horário: 14 de agosto, às 11h
Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus
Dentro da campanha “Você na UFPel” será realizada uma homenagem ao músico e compositor de marchinhas e sambas Carlos dos Santos Nogueira, o Seu Nogueira, que completaria 100 anos em 2021.
Projeções no MALG: “Guabiroba em mim: cartografias de uma artista caminhante” de Adriane Rodrigues Corrêa
Data/horário: 13 de agosto, às 18h30
Onde: Jardim do MALG (esquina da rua Lobo da Costa com a rua Andrade Neves)
Projeção de vídeos na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) de autoria da artista e pesquisadora Adriane Rodrigues Corrêa (PPGAVI/UFPel).
Atividade “Patrimônio cultural em quadrinhos”, do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC)
Data/horário: 13, 17 e 20 de agosto
Onde: Instagram do LACRBC
Serão publicadas três tirinhas (uma por dia) nas quais os personagens conversam sobre conceitos de patrimônio.
As obras que fazem parte desta atividade de educação patrimonial são: O chá (Senhoras tomando chá da Pinacoteca Matteo Tonietti), Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha e Fuga de Anita a Cavalo (ambas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini).
A atividade é realizada em parceria com projeto de extensão “Extroversão do Projeto Documentação, Restauração e Exposição da Obra Senhoras tomando Chá”.
Lançamento do repositório digital do Acervo Octávio Dutra e da Revista do Choro de Pelotas
Data/horário: 15 de agosto, às 19h
Onde: repositório – site do Acervo do Choro de Pelotas; revista – site do Clube do Choro
Lançamento do Repositório Digital do Acervo Octávio Dutra (1884-1937), constituído em sua grande maioria por partituras instrumentais, versos e revistas musicais autorais. Junto ao Acervo será também lançada a Revista do Choro de Pelotas. Com a proposta de dar visibilidade a memória e ao legado deste gênero fundamental da cultura musical brasileira, a Revista surge, como bem recomenda o momento, em formato híbrido impresso e digital, possibilitando a interação entre as diferentes seções desta revista – artigos, entrevistas, partituras, podcasts e resenhas – com os conteúdos eletrônicos disponíveis nas plataformas do projeto.
Edição especial do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”
Data/horário: 17 de agosto, às 17h
Onde: transmissão simultânea pelo serviço de webconferência da UFPel e pelo Facebook da Rede de Museus.
Realização da palestra “O Patrimônio antes de Rodrigo” (referência a Rodrigo Melo Franco de Andrade), do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB), que vai explorar um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.
Roda de conversa “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares das cientistas na pandemia”, do MuDI
Data/horário: 17 de agosto, às 17h
Onde: transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook do MuDI.
Bate-papo com cientistas que integraram a exposição “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares da mulher na pandemia”, realizada pelo Museu Diários do Isolamento (MuDI), sobre os desafios e impactos da pandemia nos projetos, perspectivas e atuação cotidiana de mulheres na ciência.
Discoteca L. C. Vinholes no Dia do Patrimônio
Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)
Onde: Rádio Federal FM 107.9 e no canal da Discoteca no YouTube
A Discoteca L.C. Vinholes apresentará uma série de conteúdos audiovisuais produzidos especialmente para as celebrações do Dia do Patrimônio 2021.
Pela Rádio Federal FM 107.9MHz, será possível acompanhar programas que destacam aspectos de obras musicais gravadas em discos de 78 rotações que compõem o acervo de fonogramas da Discoteca. Além de escutar obras raras, descubra curiosidades e fatos relevantes sobre a vida e obra de compositores e intérpretes, entre outras informações da época das gravações.
No canal da Discoteca no YouTube, o público poderá assistir VTs da campanha durante a semana de comemoração do Dia do Patrimônio 2021, que apresentarão algumas obras musicais selecionadas pelos pesquisadores que atuam no Laboratório de Etnomusicologia e na Discoteca L.C. Vinholes entre as coleções de seu acervo.
Museu das Telecomunicações da UFPel no Dia do Patrimônio
Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)
Onde: Instagram do Museu das Telecomunicações
Divulgação do Museu das Telecomunicações/UFPEL no Instagram, a partir de 9 de agosto, com a exposição virtual “Vozes Femininas na CTMR”.
Atividade “PONTAL DA BARRA DO LARANJAL: preservando história, culturas e biodiversidade”, do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)
Onde: Facebook e Instagram do Museu Carlos Ritter
A atividade consiste na publicação de depoimentos de alunos e professores que participam de projetos relacionados à região do Pontal da Barra, localizada no bairro Laranjal, Pelotas. O objetivo é evidenciar a importância da região, bem como, destacar a necessidade de preservá-la.
Lançamento do vídeo “Visita ao Memorial do Anglo: espaço inclusivo de memória histórica e patrimonial”
Data/horário: 23 de agosto
Onde: Facebook e Instagram (@memorialdoanglo) do Memorial do Anglo
O vídeo trata-se de uma visita virtual à exposição física do Memorial do Anglo, localizado no atual Campus Porto da UFPel. Como projeto de extensão, o Memorial busca desenvolver, por meio de diversas ações, a exposição acessível e a divulgação de conteúdos que retomam a trajetória e significados do complexo industrial e tecnológico que constitui a cultura patrimonial, social, técnica, arquitetônica e estética do extinto Frigorífico Anglo.
Você precisa fazer login para comentar.