Participação no 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro.
Entre os dias 24 e 27 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro. O evento contou com cerca de 300 conservadores/restauradores, acadêmicos e profissionais do patrimônio, de toda a América Latina. A UFPel esteve representada pelos professores dos cursos de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Participaram os professores Roberto Heiden, Andréa Lacerda de Bachettini, Mariana Wertheimer, Maria Letícia Mazzucchi, Francisca Ferreira Michelon e Carlos Alberto Ávila. Também participaram KarenVelleda e Angela Macalossi, egressas do Curso de Conservação e Restauro e estudantes do mestrado em Memória e Patrimônio.
O evento apresentou um excelente nível acadêmico. Os chilenos discutem o campo da Conservação e do Restauro a partir de temáticas amplas e transversais, tais como, patrimônio material e imaterial, cidadania, memória, direitos humanos e outros. O evento contou também com diversos conferencistas internacionais e atividades paralelas. As atividades foram desenvolvidas junto ao Campus Oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Um espaço belíssimo e muito interessante. O campus fica em um antigo mosteiro, que concentra os cursos das áreas de artes e ciências humanas. Um exemplo da forma inteligente como o monumento é aproveitado se dá com a igreja do mosteiro: faz às vezes também de auditório. Foi lá que ocorreram as conferências de Salvador Munõz Vinas, Isabel Medina e John Carman.
O Professor Roberto Heiden, Coordenador do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, em conjunto com a Professora Magali Sehn, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da UFMG, foram coordenadores do Simpósio Temático “La formación del conservador restaurador y el papel de las universidades em Iberoamérica”, que teve o comentário final realizado pela professora Andréa Bacchettini. Esse simpósio reuniu representantes dos cursos de Conservação e Restauro do Brasil e de Portugal, tais como a professora Dra Maria Luisa, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Professora Dra Eduarda Moreira da Silva, do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto. O simpósio teve um bom resultado, na medida em que promoveu a aproximação entre os cursos desses países, e a proposição de diversos projetos conjuntos.
A participação dos representantes da UFPel gerou um número expressivo de trabalhos e publicações, ao todo dez, todos publicados nos anais do evento e listados abaixo. Esses trabalhos permitiram diversos contatos e tratativas para o desenvolvimento de projetos futuros com outras instituições.
Trabalhos apresentados no evento por representantes da UFPel.
El programa de educación tutorial en la formación del conservador/restaurador en el curso de UFPEL: análisis de las posibilidades y los resultados. Francisca Ferreira, Brasil.
Esculturas en cerámica de Portugal existente en las casas del Centro Histórico de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil. Keli Scolari, Margarete Gonçalves y Ângela Macalossi, Brasil.
Estudio del patrimonio de vidrieras producidas por talleres de Genta y Veit en Porto Alegre e Pelotas del siglo XX. Mariana G. Wertheimer, Raquel Alberti, Cristiane Krause y Margarete R. F. Gonçalves, Brasil.
La conservación del Arte Contemporáneo efímero y la memoria. Roberto Heiden y Andréa Bachettini, Brasil.
La fotografía y el trabajo en Rio Grande Do Sul: políticas y conservación de colecciones fotográficas . Francisca Ferreira Michelon y Luzia Costa Rodeghiero, Brasil.
Licenciatura en Conservación y Restauración de Bienes Culturales Muebles. La construcción curricular del curso de conservación y restauración de bienes culturales muebles del ICH/UFPEL. Roberto Heiden, Brasil.
Memoria y patrimonio en la Universidad Federal de Pelotas – UFPEL: de la graduación a la pos-graduación. Maria Mazzucchi, Brasil.
Patrimonio arquitectónico de Pelotas: preservación, conservación, restauración. Carlos Santos, Brasil.
Proyecto de recuperación de las pinturas murales del Theatro Guarany: un laboratorio práctico de restauración. Andréa Bachettini, Brasil.
Retratabilidad: renombrando y reconceptualizando un criterio. Karen Velleda, Verónica Coffy y María Leticia Mazzucchi, Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.