Curso de Conservação e Restauro da UFPel formou sua primeira turma em fevereiro de 2012.

No dia 11 de fevereiro de 2012, no auditório Wilson de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL. O Curso de Conservação e Restauro do ICH é o primeiro curso criado em decorrência do REUNI, na UFPEL, a formar profissionais.

Concluíram os estudos Consuelo Vaz Robe, Eduardo Nobre Medeiros, Fábio Galli Alves, Fabiana Batista Alfonsín, Geanine Vargas Escobar, Isabel Halfen da Costa Torino, Janaína Huth Mesquita, João Eduardo Abduch Rodrigues, Karen Velleda Caldas, Luciane Pacífico dos Santos, Mara Lúcia Carret de Vasconcelos, Ricardo Jaekel dos Santos, Silvana Salazar Aranibar e Verônica Coffy Bilhalba dos Santos. Agora não mais estudantes e sim conservadores-restauradores de bens culturais!

A Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini foi homenageada com o título de Paraninfa da turma. Andréa realizou um discurso bonito e emocionado. Exaltou o esforço despendido pelo corpo docente no processo de consolidação do curso, falou sobre a importância e o engajamento decisivo da turma de alunos que passavam pela formatura, e ressaltou a importância da profissão de conservador-restaurador de bens culturais. A turma de formandos 2012 do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL chama-se turma Prof. Roberto Heiden, que foi homenageado com o título de Patrono. Também os Profs. Dr. Jaime Mujica Salles, Dr. Pedro Luis Sanches, Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Profa. Me Silvana Bojanoski participaram da composição da mesa, como professores homenageados. O técnico em restauro, Jeferson Sallaberry, foi o funcionário homenageado.

A Professora Dra. Lorena Almeida Gill, diretora em exercício do ICH/UFPEL,presidiu a Cerimônia, junto do secretário geral do ICH, Mário Ayres da Silveira. No discurso de encerramento, Lorena falou sobre a importância do curso no contexto do Instituto de Ciências Humanas, exaltou o trabalho dos professores, técnicos administrativos e dos estudantes, além de parabenizar a vitória dos estudantes com a obtenção do título. A professora Lorena representou a reitoria da UFPEL, que não enviou representação oficial.

Após a cerimônia, os estudantes e seus convidados se dirigiram para suas festas particulares. Toda a movimentação desta noite ficou na história dos envolvidos. A formatura desta primeira turma é o primeiro passo da consolidação do sonho de um grupo de trabalho esforçado, de alunos comprometidos, e de uma categoria que busca o seu devido e necessário reconhecimento. Todos estão de parabéns!

Publicado em 19/04/2012, na categoria Notícias.