Primeira Matrícula no DINTER / IFFar

Ao ingressar no Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel, o novo aluno é alocado a um Professor Orientador e a uma Linha de Pesquisa. Ambos, Orientador e Linha, são selecionados em função dos interesses manifestos pelos alunos enquanto candidatos pelas Linhas e então pela disponibilidade de orientação de cada docente do Programa. Prioridade na alocação dos alunos às Linhas de Pesquisa se dá conforme a pontuação obtida no Processo Seletivo. Coorientações são possíveis, e isso depende da evolução do trabalho de pesquisa do aluno. É importante observar que a parceira aluno/orientador é determinante para traçar o plano de trabalho a ser realizado, bem como especificar o efetivo projeto de doutorado a ser realizado. O aluno ingressante deve, portanto, estar ciente que o projeto apresentado no ato de sua inscrição ao Processo Seletivo consistiu, unicamente, em uma peça de avaliação durante esta etapa e projetar a atividade definitiva junto ao seu Orientador.

Ressalta-se que não há nenhuma distinção entre alunos ingressos no edital DINTER ou nos editais regulares do Programa. Assim, todos o Regramento do Programa deverá ser igualmente atendido.

Efetivação da Primeira Matrícula

O aluno, em acordo com seu orientador, deve preencher o Formulário de Matrícula. Após preenchido, o formulário deve ser encaminhado por email para secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o assunto: Matrícula DINTER.

Toda a oferta para 2020/1 estará disponível aos alunos da turma DInter (lista das disciplinas do PPGC). No entanto, salienta-se que as disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados e Arquitetura de Computadores serão executadas em Santa Maria, junto a sede da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha. A execução destas disciplinas implicará em 10 encontros, distribuídos ao longo do semestre 2020/1, sendo 12 horas de aula por final de semana, 6 horas cada disciplina. Endereço, horários completos e calendário de encontros a ser divulgado oportunamente.

Notas importantes:

1. Não são aceitos formulários de matrícula sem o acordo do orientador. Este acordo pode ser documentado por assinatura no formulário ou por email, enviado pelo próprio orientador à secretaria ratificando a matrícula.
  2. Cópias de todos os documentos apresentados para o Processo Seletivo devem ser entregues junto à Coordenadoria de Pós Graduação do IFFar (endereço abaixo), devendo ser apresentado original para conferência. A lista de documentos é a seguinte:
    • Diploma de Graduação;
    • Diploma de Mestrado;
    • Histórico(s) Escolar(es) do(s) curso(s) de Mestrado;
    • Carteira de Identidade;
    • CPF, se não disponível na Carteira de Identidade;
    • Título de Eleitor;
    • Certificado de quitação com serviço militar, ou equivalente, se aplicável;
    • Certidão de Casamento, no caso de mudança do nome;
    • Comprovante de vínculo como servidor do IFFar.
  3. Em função das características da turma, os alunos tem até a data do primeiro encontro para apresentar a documentação acima listada.

Plano de Trabalho

Todo aluno do PPGC deve ter um Plano de Trabalho aprovado pelo Colegiado. Este plano reflete a perspectiva de desenvolvimento do projeto de doutorado do aluno. Ele deverá ser entregue passados 60 dias do início das aulas. Além de apresentar o direcionamento das pesquisas a serem realizadas, este plano também permite que o aluno, e seu orientador, definam como os créditos necessários à conclusão do curso podem ser obtidos.

Contato com o Orientador

Considerando o período de festas e as iminentes férias que os docentes do PPGC poderão tirar a partir do final do semestre 2019/2, recomenda-se que os candidatos selecionados iniciem o contato com os orientadores o quanto antes. Os endereços de email podem ser obtidos nas suas páginas pessoais e, havendo dificuldades em efetivar o contato, busquem auxílio com dinter-coord@inf.ufpel.edu.br

Endereço para entrega da documentação

Os documentos comprobatórios deverão ser entregue, até o primeiro dia do primeiro encontro presencial, no seguinte endereço:

Coordenação Geral de Pós-graduação
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação