PPGC FAQ DInter

  1. Tenho que pagar algo para fazer minha inscrição?
    • Não. A inscrição neste edital não tem custo.
  2. A nota do POSCOMP solicitada no ato da inscrição é obrigatória?
    • A nota do POSCOMP não é obrigatória.
  3. É obrigatório informar artigos para avaliação? E se não tenho artigos publicados?
    • Não é obrigatório, os campos podem ser deixados em branco no formulário. O candidato apenas não receberá os pontos neste quesito no processo de avaliação.
  4. Após submeter o formulário de inscrição, observei um engano. Posso corrigir?
    • Sim. No email de confirmação de recebimento do formulário preenchido há um link para alteração das respostas. No entanto, toda correção, se houver, deverá ser realizada antes do prazo final das inscrições.
  5. Posso me inscrever no doutorado sem ter o título de mestre?
    • Sim, o título de mestre não é obrigatório. No entanto, o candidato deve possuir currículo que ateste sua habilitação para requerer o ingresso direto no doutorado. Notadamente, o candidato deve ter publicações (artigos científicos) em número e qualidades suficientes para ser considerado apto ao ingresso ao doutorado sem o título de mestre.
  6. Não terminei o mestrado ainda, mas defenderei antes da matrícula. Como devo fazer a inscrição?
    • No lugar do diploma de mestrado, encaminhe carta do seu PPG indicando a data provável de defesa e que todos os demais requisitos para concluir o curso de mestrado foram concluídos. A ata de defesa deverá ser entregue no momento da matrícula, no caso de aprovação no processo seletivo.
  7. Posso pedir aproveitamento de disciplinas que já cursei no mestrado?
    • Sim, embora todo o pedido de aproveitamento deva ser avaliado para ser aceito. Considere, no entanto, que somente disciplinas cursadas até 5 anos no ingresso do curso poderão ser aproveitadas, no limite de 40% do total de créditos a serem obtidos.
  8. Devo contatar algum potencial orientador antes de me candidatar?
    • Não é obrigatório. No entanto, encoraja-se que o candidato conheça os trabalhos sendo feitos no Programa, de forma a verificar se há orientadores habilitados a orientar no tema desejado. A candidatura com projeto ou perfil que não tenham afinidade com orientadores e linhas no Programa pode impedir a seleção do candidato.
  9. Qualquer docente do Programa estará apto a orientar alunos do DInter IFFar?
    • Não, apenas os habilitados a tal, pois os encargos dos docentes não permitem que todos os docentes atuem em todas as frentes de trabalho.
  10. Quero atuar na Linha de Pesquisa em Fundamentos da Computação, mas não há nenhum orientador desta área atuando no DInter IFFar. O que devo fazer?
    • As Linhas de Pesquisa informadas para cada docente são aquelas em que estes possuem suas principais atividades. Existem diversas colaborações entre as Linhas de Pesquisa e o ideal é buscar, em acordo com o orientador, adequar o trabalho de forma a atender as necessidades do aluno.
  11. O que deve constar no Projeto de Pesquisa e Memorial?
  12. No que consiste a defesa do projeto e memorial?
    • No dia e horário alocados ao candidato ao curso de Doutorado, este se reunirá com uma banca de avaliação e brevemente fará a exposição do seu projeto e do memorial, sendo questionado pelos membros da banca de forma a permitir a avaliação de aspectos como conhecimento e experiência do candidato no tema do projeto, possibilidade de dedicação ao curso pretendido e motivação. O encontro tem duração entre 20 e 30 minutos tipicamente.
  13. É possível fazer a defesa do projeto e memorial a distância?
    • Sim, em função das características deste Processo Seletivo, as defesas serão realizadas por meio de aplicativos de videoconferência (e.g. Whereby). Caso prefira, o candidato pode indicar preferir comparecer presencialmente a sede do curso para realizar a defesa.
  14. Deverei executar como trabalho de doutoramento o Projeto de Pesquisa submetido no ato da inscrição?
    • Não. O Projeto de Pesquisa submetido no ato da inscrição é um item do processo seletivo não havendo nenhuma obrigação do aluno em executá-lo. Da mesma forma, o Programa não está obrigado a orientar o aluno no projeto apresentado.
  15. Onde encontro a lista de disciplinas do Curso?
  16. Existe alguma disciplina obrigatória?
    • Não. No entanto, três disciplinas desenvolvem conhecimentos de formação básica: Algoritmos e Estrutura de Dados, Arquitetura de Computadores e Teoria da Computação. A Resolução 03/2018 trata o assunto. De forma geral, se o aluno de doutorado for egresso de um curso de mestrado em Computação a menos de 5 anos ou de um curso de graduação em Computação também a menos de 5 anos, os créditos obtidos nestas disciplinas não serão contabilizados entre os 40 créditos mínimos necessários para conclusão do curso.
  17. Posso cursar uma disciplina de um professor que não é orientador junto ao DInter IFFar?
    • Sim. O aluno DInter IFFar pode cursar qualquer disciplina oferecida pelo Programa.