Ciência da Computação História

O Curso de Ciência da Computação na UFPel foi criado em 1992, com o nome de Bacharelado em Informática e teve seu primeiro ingresso em 1994, sob coordenação do Prof. Gil Carlos Rodrigues Medeiros, com 30 vagas. O curso foi bem recebido pela comunidade, apresentando mais de 13 candidatos por vaga no seu primeiro vestibular.

Já em 1994, foi instituído o Diretório Acadêmico Blaise Pascal, entidade responsável por representar os docentes do curso. Em 1995, a primeira Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Informática foi executada e os alunos marcaram presença no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em Canela-RS.  No mesmo ano, o curso foi contemplado com seu primeiro laboratório de ensino e pesquisa, financiado pelo CNPq. No ano de 1998, ocorreu a formatura da primeira turma do curso.

A mudança para o nome atual, Bacharelado em Ciência da Computação, ocorreu em 2001 e em 2004 a criação do Departamento de Informática, junto ao Instituto de Física e Matemática, trouxe maior representatividade da área de Computação à Universidade, reforçando o curso e permitindo a contratação de novos docentes.

Um crescimento mais expressivo ocorreu em 2008, com a adesão da área ao Programa de Reestrututuração e Expansão das Universidades das Universidades Federais (REUNI). O curso passou a oferecer 45 vagas a cada semestre, efetivamente triplicando a oferta de vagas em relação ao início do curso.

Em 2010, o curso foi transferido do Instituto de Física e Matemática para o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, extinguindo-se o Departamento de Informática. O mesmo ano viu o início do curso irmão de Engenharia de Computação e a criação do Programa de Pós-Graduação em Computação, ambos vindo a contribuir para a qualificação e expansão da área na Universidade.

Coordenadores de curso

• Prof. Gil Carlos Rodrigues Medeiros (1994-2001)
  • Profa. Flávia Braga de Azambuja (2001-2006)
  • Prof. Carlos Antônio Pereira Campani (2006-2008)