Banca de TCC – Braz Araujo da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2017/2)
A Última Árvore, Utilizando Gramática de Grafos em um Jogo Educacional para Explorar o Pensamento Computacional
por
Braz Araujo da Silva Junior
Curso:
Engenharia de Computação
Banca:
Profa. Simone André da Costa Cavalheiro (orientador(a))
Profa. Luciana Foss (coorientador(a))
Profa. Renata Hax Sander Reiser
Prof. André Rauber Du Bois
Data: 28 de Fevereiro de 2018
Hora: 17:00h
Local: Sala 440 (Campus Anglo)
Resumo do Trabalho: Este trabalho disponibiliza uma ferramenta que explora as características de Gramática de Grafos (GG) e dá suporte a um ensino gradativo e consistente para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) sem a dependência do acesso a laboratórios de informática. Esta ferramenta é consequência da conclusão, validação e expansão de “A Última Árvore”, um jogo educacional baseado em GG onde os alunos interpretam animais que auxiliam no processo natural de expansão de uma floresta recém desmatada. Este processo é simulado por uma GG que descreve eventos como o ciclo de crescimento das árvores e a disseminação das sementes por agentes externos (os animais). Jogar “A Última Árvore”, desde seus níveis mais básicos, estimula o desenvolvimento de habilidades do PC através do contato com os métodos formais. A análise, coleta e representação de dados, são competências do PC estimuladas ao longo de toda a execução do jogo devido à exibição e manipulação das informações em formato de grafos. Os grafos também permitem elevar o nível de abstração por possibilitarem uma linguagem visual. As regras da GG exercitam a decomposição de problemas e reforçam a análise de dados ao exigirem matches para suas aplicações. O acesso simultâneo a todo o conjunto de regras do sistema trabalha os conceitos de paralelismo e concorrência. Nos níveis mais avançados são explorados mais elementos de GG, como a condição negativa de aplicação (Negative Application Condition, NAC) e os atributos em uma GG com Atributos (Attributed Graph Gramar, AGG). Com a incorporação destes elementos, eleva-se a abstração e a exigência das competências do PC, o que possibilita o desenvolvimento gradativo delas.
Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_2/