Shadow

Nota Sobre Estágios Obrigatórios nas Férias e Colação de Grau Interna Virtual

Conforme deliberado em reuniões do Núcleo de Estágio com a Coordenação do Curso e com os professores que atuam nos estágios, o Colegiado do Curso de Nutrição envia abaixo as informações sobre os estágios:

 

  1. Calendário dos estágios obrigatórios em 2022 na Nutrição

A partir do próximo ano, os estágios voltarão a ocorrer em 3 períodos, independentemente do aluno ter conseguido seu estágio por conta própria ou pelo Curso (pelo ordenamento por média geral conforme explicado nas notas anteriores). E seguirão as orientações da PRE que estarão em vigência. Até o momento, as solicitações de estágios presenciais (em Pelotas ou fora) continuam seguindo as orientações do Memorando-Circular nº 35/2020/PRE/REITORIA.

O calendário para as 3 turmas de estágios, em 2022 será o seguinte, independentemente do calendário a ser aprovado pela UFPel:

  1. Turma 1: de 21 de fevereiro a 20 de maio de 2022
  2. Turma 2: de 30 maio a 26 de agosto de 2022
  3. Turma 3: de 05 de setembro a 25 de novembro de 2022

 

  1. Estágios obrigatórios no intervalo entre os calendários da UFPel (de novembro de 2021 a fevereiro de 2022)

Até o início das turmas de estágios de 2022 (conforme calendário acima) ocorrerão estágios nas 3 áreas da seguinte forma:

  1. Área de Administração de Serviços de Alimentação (ASA)

Será disponível pela área até 14 vagas para estágios em ASA, SOMENTE para alunos que conseguirem vaga de estágio por conta própria e que concluírem o estágio até 28 de janeiro de 2022. Esses alunos poderão iniciar seus estágios a partir do dia 25 de novembro de 2021.

O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de solicitação de estágio enviada para o e-mail do colegiado (colnutricao@gmail.com), com toda a documentação necessária segundo as orientações das notas anteriores (em observações ao final deste e-mail) e aprovação da solicitação.

Profa. responsável: Elizabete Helbig

Profas regentes e colaboradores: Graziele e Pathise

 

  1. Área de Coletividade Enferma

Foram disponibilizadas 8 vagas para estágio obrigatório em Coletividade Enferma no Hospital Escola e os alunos já foram convidados e alocados de acordo com o ordenamento por média geral conforme explicado nas notas anteriores. Essa turma realizará o estágio no Hospital Escola de 27 de dezembro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022.

Profa. responsável: Alessandra Pretto

Profa regente: Romina

 

  1. Nutrição e Saúde Pública

Foram disponibilizadas 10 vagas para o estágio obrigatório em Nutrição e Saúde Pública com início em outubro e novembro e término em janeiro, sendo estas já preenchidas (5 alunos convidados e alocados de acordo com o ordenamento de média geral em Pelotas e 5 alunos que conseguiram locais para estágio fora de Pelotas). Estes alunos já estão com seus processos em andamento e/ou aprovados pela UFPel. Os alunos acabarão seus estágios até 31 de janeiro de 2022.

Profa. responsável: Cristina Kaufmann até 31 de dezembro de 2021 e Romina até 31 de janeiro de 2022

Profs regentes e colaboradores: Gicele, Leonardo e Marjana até 31 de dezembro e Romina até 31 de janeiro de 2022

 

  1. Colação de grau virtual interna

Como as Colações de Grau presenciais continuam suspensas e, se assim continuarem até fevereiro de 2021, será marcada uma Colação de grau interna virtual no dia 24 de fevereiro de 2022, para os alunos aptos a se formarem até 7 dias antes da data da Colação, ou seja, com a Formação Específica completa, a qual compreende as disciplinas obrigatórias, os estágios curriculares obrigatórios, e TCC I e TCC II, e com a carga horária da Formação Complementar e da Formação Livre ou Opcional computadas, seguindo as orientações do e-mail “Novas orientações quanto aos estágios: Termos de compromisso, Colações de Grau e Vacinações contra Covid-19”, enviado pelo Cobalto dia 5 de agosto de 2021.

Aguardaremos a situação em 2022 em relação à possibilidade de ocorrerem Colações de grau presenciais, mas caso necessário, marcaremos outras Colações de grau virtuais em 2022, após o término de cada turma de estágio.

 

OBS: Orientações para solicitação de estágios em ASA no intervalo entre os calendários da UFPel (de novembro de 2021 a fevereiro de 2022)

Essas solicitações de estágio seguirão as orientações do Memorando-Circular nº 35/2020/PRE/REITORIA, onde o aluno apto que conseguir local para estágio cujo responsável direto expresse por escrito e assine as condições de segurança oferecidas aos estagiários (incluindo medidas de distanciamento, higienização, equipamentos, número de pessoas no ambiente, entre outras), pode solicitar o estágio enviando por e-mail ao colegiado (colnutricao@gmail.com) os documentos abaixo:

  1. Termo de Responsabilidade frente à COVID-19 (modelo disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino, PRE);
  2. Justificativa da solicitação de estágio;
  3. Declaração de que o aluno e as pessoas que moram com ele não são do grupo de risco para COVID-19;
  4. Declaração da concedente quanto às condições de segurança oferecidas aos estagiários, incluindo medidas de distanciamento, higienização, equipamentos, número de pessoas no ambiente, entre outras que julgar necessárias, assinada pelo responsável técnico direto do local, em que explicita e se responsabiliza pelas condições sanitárias do ambiente de estágio. Deve haver manifestação da concedente quanto à compra dos equipamentos de proteção individual que o aluno deverá utilizar durante o estágio;
  5. Informações do local de estágio e do nutricionista (responsável técnico) que fará a supervisão do estágio;
  6. Documento de Ciência e Responsabilidades em Estágio de ASA.

(Leia mais sobre os documentos em https://wp.ufpel.edu.br/colegiadonutricao/2021/02/09/770/)

Após o envio dos documentos, a solicitação é avaliada pelo Colegiado do Curso (se atende às normas estabelecidas pelo Memorando-Circular nº 35/2020/PRE/REITORIA) e pela área do estágio (do ponto de vista técnico), e se aprovada, é enviada à PRE para deliberação.

Nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos, caso achem necessário, e informamos que o Curso de Nutrição continuará fazendo todos os esforços para conduzir esse momento difícil da melhor forma possível.

Atenciosamente,

 

Coordenação e Núcleo de Estágios do Curso de Nutrição