Início do conteúdo
    Notícias
  • EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

    EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

     

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para provimento de vagas e formação de Cadastro de Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Confira o Edital:

    Edital Tutor Presencial 03-2022-CLHD

    QUADRO 1 – TUTORIA PRESENCIAL – CLHD

    Número de Vagas

    Polo de Apoio Presencial

     (Localização)

    01 Gramado
    01 Herval
    01 Hulha Negra
    01 Mostardas
    01 Panambi
    01 Picada Café
    01 Jacuizinho
    01 Pinhal
    01 Sapucaia do Sul
    01 Sapiranga
    01 Três Passos

     

    Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas para o e-mail: historia.uab.ufpel@gmail.com.

     

    Coordenação de Curso:

    Prof. Dr. MARCOS CESAR BORGES DA SILVEIRA

    Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em História (EaD)

  • Escolas de samba: associativismo negro no pós abolição

     

     

    Oficinas IPN 2022

    O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.

    O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.

    21/07 – Escolas de samba: associativismo negro no pós abolição

    Professor – Mauro Cordeiro

    Sinopse- Internacionalmente reconhecidas pelos seus desfiles espetaculares, as escolas de samba do carnaval carioca são produtos d associação de negros e negras nos territórios periféricos da cidade. No contexto do pós- abolição, comunidades negras constroem espaços de sociabilidade alicerçados em valores ancestrais e nos festejos de Momo irão afirmar sua presença na cidade.

    Disposição das aulas:

    As oficinas são ministradas de forma (on-line), através do aplicativo zoom na plataforma sympla;

    Para ter acesso a aula, baixar o aplicativo zoom, link: https://zoom.us/download;

    Horário para entrar na sala (zoom) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;

    Duração de 2 horas cada oficina;

    Não serão disponibilizadas as gravações;

    No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado.

    https://www.sympla.com.br/escolas-de-samba-associativismo-negro-no-pos-abolicao-prof-mauro-cordeiro__1609474

    INSCRIÇÕES: https://t.co/pHVT3KS9Vl

  • CLHD:processo seletivo simplificado para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio- Históricos e Filosóficos da Educação

    Edital nº 01/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio- Históricos e Filosóficos da Educação – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº 8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Confira o edital:

    edital_formador 2

    Edital Retificado:

    edital_formador retificado

    Quadro II – Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos) Retificado:

    quadro pontos candidatos

  • CLHD: processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea

    Edital nº 01/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Confira o edital:

    edital_formador_2022

    Quadro II – Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos) Retificado:

    quadro pontos candidatos

  • VI Seminário Integrador do PPGE/UFSM – “Trilhas, tramas e rumos da pesquisa em educação: transversalizando temas emergentes na pós-graduação”

     

     

    VI Seminário Integrador do PPGE/UFSM – “Trilhas, tramas e rumos da pesquisa em educação: transversalizando temas emergentes na pós-graduação”

    Evento, que será totalmente online e gratuito, entre os dias 06 e 09 de junho de 2022, via YouTube https://www.youtube.com/channel/UCohjtG155o876JTh0pPAdqw das 19h30mim às 21h.

    Inscrições pelo link: https://forms.gle/ZdEtxt9vSB8z9fj18 

  • FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (ESTUDOS INTEGRADORES)

            As atividades complementares deverão ser realizadas ao longo de todo o curso e incluem estudos e práticas independentes e presenciais e/ou à distância, inclusive disciplinas cursadas opcionalmente e que excedam a carga horária exigida para conteúdos curriculares optativos. Serão reconhecidos: monitorias, programas de iniciação à docência, programas de iniciação científica, programas de extensão, programas de tutoria, estudos complementares, cursos realizados em áreas afins, participação em eventos de caráter acadêmico-científicosculturais (congressos, simpósios, jornadas, etc.), participação em grupos de pesquisa e grupos de estudo, publicações, etc. Preferencialmente, a carga horária destas atividades deverá ser distribuída entre ensino, pesquisa e extensão de forma equitativa (respeitando-se 1/3 da carga horária para cada uma delas). São atividades complementares, ainda, viagens e visitas de estudos, de forma coletiva, a sítios históricos e instituições de interesse para o ensino e a pesquisa, como museus, arquivos, centros de documentação e instituições de ensino, etc. Atividades desenvolvidas e disciplinas cursadas em outras instituições, quando não computadas em outro componente curricular, também serão consideradas como atividades complementares.

    O limite de carga horária a ser creditada por cada tipo de atividade é o constante da seguinte tabela:

    Estudos Integradores: atividades e carga horária

     

    Atividades

    Carga

    horária

    por

    atividades

    Carga horária

    máxima

    Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
    Participação voluntária em Projetos de Pesquisa 40 horas
    Participação voluntária em Projetos de Extensão 90 horas
    Participação voluntária em Projetos de Ensino 40 horas
    Participação em Grupos de Estudo 20 horas

    Participação como ouvinte em eventos

    (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.)

    60 horas
    Participação na Semana Acadêmica do Curso 60 horas

    Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações,

    seminários, etc. (20 horas cada um)

    20 horas
    Resumos publicados em Anais 20 horas

    Publicação de trabalho completo, individual ou em

    co-autoria

    40 horas
    Disciplinas opcionais (optativas) 60 horas
    Participação no Centro Acadêmico 20 horas
    Cursos de língua estrangeira 40 horas
    Viagens e visitas de estudos 20 horas
    TOTAL:

    210 horas

    14 créditos

            Será criado um formulário no Google para que os comprovantes possam ser enviados (atividades complementares). Esse forms terá uma listagem das atividades e um espaço para anexar os documentos comprobatórios.

            À princípio será no final do ano e ficará disponível por 30 dias.

    Att

    Coordenação CLHD

  • Curso Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e os Impactos do Racismo

    Curso Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e os Impactos do Racismo

    Período de inscrição: 23/05 à 28/05

    CURSO de sessenta (60) horas em sete encontros quinzenais (Encontros Virtuais)

    Segundas-feiras
    das 17h30 às 19h00

    Cronograma:
    – 30/05 – Saúde da população negra no contexto nacional
    – 13/06 – Saúde da população negra nos diferentes ciclos da vida
    – 27/06 e 11/07 – Saúde Mental Antimanicolonial
    – 25/07 – Período pandêmico e as repercussões do racismo no Brasil
    – 01/08 – Vivências de duplo-estigma
    – 15/08 – Aquilombar-se: movimentos emancipatórios

    Painelista:

    Danielle Scholz – enfermeira (Unipampa Campus Uruguaiana), mestra em Educação (PPG Educação UFRGS) e doutoranda (PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS), trabalha no CAPS Infantojuvenil Arco-íris (Fundação Municipal de Saúde de Canoas, RS). Autora de “Alunos Negros e com Deficiência: uma produção social de duplo estigma”.

    A participação no Curso é gratuita

    Informações adicionais pelo e-mail:
    neabiunipampa@gmail.com

    A confirmação da vaga será enviada por e-mail.

    Cordialmente,
    Equipe executora

     

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjuWb–9uy0PbFls3SLtydP5uLHK_ciqeA918gvu4MMwsKLA/viewform

  • XVI Encontro Estadual de História: “Ensino de História e Cultura Digital: paradigmas e desafios na educação de base do século XXI”

       
    Ensino de História e Cultura Digital: paradigmas e desafios na educação de base do século XXI
       XVI Encontro Estadual de História, que ocorrerá de 02, 09, 16, 23 (sábado turno manhã/tarde), 26, 27, 28 e 29 de Julho de 2022 na modalidade online. O Encontro Estadual de História deste ano versará sobre o tema História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar.
        O Encontro Estadual de História é a principal das atividades científicas da ANPUH/RS, é realizado bienalmente e conta com um tema central escolhido por sua relevância historiográfica e social. Nesse espírito, o encontro de 2022 chama-se História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar, procurando assim reforçar a necessidade imperiosa do ensino e da pesquisa históricos não só como profissões ou carreiras, mas como instrumentos fundamentais para a transformação, por um Rio Grande do Sul e um Brasil tolerantes, inclusivos, diversificados, justos, equilibrados e equitativos quanto à distribuição dos resultados do trabalho, das oportunidades e dos investimentos coletivos de seus cidadãos e cidadãs. No momento em que a democracia é ameaçada, em que o meio ambiente é saqueado, em que as exclusões e os preconceitos, o racismo e o machismo, são incentivados e até mesmo celebrados, em que o conhecimento científico é espezinhado em nome da simples vontade ou do interesse de uns poucos, tudo isso agravado por uma pandemia que tem ceifado milhares de vidas de brasileiros e brasileiras, mais urgente se torna o conhecimento histórico como lastro para o protagonismo de lutas político-sociais que visem superar a atual conjuntura de violências, degradações e desagregações.
    Inscrições até 31/05/2022