Licenciaturas a Distância da UFPel oferecem 245 vagas, em 16 municípios

Quem já teve ou tem vínculo com o Ensino Superior pode se candidatar aos cursos de História e Matemática a distância da UFPel

Os cursos de Licenciatura em História e Matemática, a distância, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão com oportunidades de ingresso para quem tem ou já teve algum vínculo com o Ensino Superior. A UFPel lançou o processo seltivo complementar, que objetiva a ocupação de vagas ociosas, para as modalidades de reopção, reingresso, transferência, retomada de estudos e portador de diploma de Ensino Superior.

As inscrições serão recebidas pela Internet, de 4  (a partir das 8h) a 10 de abril, pelo Sistema Cobalto. As candidatas e candidatos deverão selecionar o processo seletivo desejado, a forma de ingresso (“retomada de estudos”, por exemplo), preencher a ficha de inscrição e anexar os documentos exigidos no Edital, para cada modalidade. A seleção será baseada no histórico de graduação (média das notas).

O curso de Licenciatura em Matemática está com 154 vagas, em 12 municípios/polos no Rio Grande do Sul (RS): Agudo, Gramado, Gravataí, Mostardas, Picada Café, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista Vista, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Três Passos.

Já a Licenciatura em História oferece 91 vagas, distribuídas em onze municípios/polos do RS: Balneário Pinhal, Gramado, Herval, Hulha Negra, Jacuizinho, Mostardas, Panambi, Picada Café, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Três Passos. Os dois cursos, voltados à formação de professoras e professores, são ofertados pela UFPel via Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Ações Afirmativas

Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência. Também há destinação específica para quilombolas e indígenas, referente às vagas desocupadas decorrentes dos processos seletivos especiais para essas comunidades.

Modalidades disponíveis

Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;

Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula;

Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos.

Confira o Edital:

SEI_UFPel-2071912-Edital Complementação de Vagas Turma UAB8

Publicado em 30/03/2023, na categoria Notícias.