Nota de Repúdio

O fórum de diretores da Universidade Federal de Pelotas – FORDIR/UFPEL
manifesta seu apoio as notas de repúdio do COCEPE e CONDIR relacionadas ao nefasto
bloqueio de recursos financeiros realizado pelo Governo Federal, no dia 01/12 que
inviabilizou a Instituição de honrar seus compromissos financeiros empenhados e por
empenhar. Esse recorte visivelmente alinhado com o desmonte das Instituições Federais
de Ensino Superior atingiu de forma brutal nossos acadêmicos, no período final de
exames na Instituição, comprometendo seu desempenho através da opressão pela falta
de recursos para custear suas necessidades básicas, em especial no que tange aos
auxílios permanência para aqueles estudantes com maior vulnerabilidade atendidos
pelos programas da UFPEL. Não obstante, também deixam em dúvida o cumprimento
de pagamento dos servidores terceirizados que atuam na Universidade garantindo
funções de apoio na manutenção predial, limpeza, portarias e vigilância. Além dos
prejuízos dos alunos e dos servidores terceirizados, esse recorte compromete a
continuidade de ações no ensino, na pesquisa e na extensão. É mister recordar que as
IFES têm sido as Instituições de vanguarda em atenção as necessidades da sociedade
brasileira, como cabe registrar a atuação da UFPEL no cenário local, regional e nacional
no combate a pandemia através da prestação de informações cruciais para a tomada de
decisões pelos nossos governantes.
Qualquer justificativa que se apresente, por si só, não tem sustentação, pois
os recortes na Educação terão reflexos imediatos no desenvolvimento do Brasil, isto
pode ser comprovado com exemplo de outros países onde tais investimentos levaram
ao avanço social, tecnológico e científico colocando essas nações na vanguarda do
desenvolvimento. Se não fosse bastante essa justificativa, deve ressaltar que não basta
dar acesso ao ensino superior, há que se manter esses estudantes garantindo a sua
permanência e conclusão de seus cursos e é desumano, ao final do ano, colocar os
bolsistas e alunos que necessitam desses auxílios na dúvida se irão ou não ter
capacidade de honrar seus compromissos assumidos em função de suas bolsas.
Ressalta-se que as contas seguirão em vigor e as bolsas atrasadas não terão ajustes para
cobrir os custos de multas e juros decorrentes do atraso de pagamentos. Isso não
somente é desumano como também um ato de pura crueldade para com essa
comunidade que sai dos mais diversos recantos desse Brasil com a expectativa de
construir seus sonhos contando com o mínimo que a UFPEL pode lhes oferecer em sua
acolhida.

Roda de Conversa

Vaga de Estágio- Administração de Empresas e Tecnologia em Processos Gerenciais

Informamos que a Delegacia da Receita Estadual em Pelotas está selecionando estudantes dos cursos de Administração de
Empresas e de Tecnologia em Processos Gerenciais para uma vaga de estágio.

Previsão de valores Bolsa Auxílio Estágio Horário do Estágio: 10h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30  – 30 horas semanais (de segunda à sexta-feira).

 A previsão dos valores da Bolsa Auxílio Estágio estão em anexo.

 Os candidatos interessados podem encaminhar currículo para dre.pelotas@sefaz.rs.gov.br .

Professores Alisson e Ana Paula eleitos para a coordenação do curso 2022-2024

Os professores Alisson Eduardo Maehler, atual coordenador do Curso de Processos Gerenciais, e a professora Ana Paula Centeno, docente do curso, foram eleitos pelo colegiado para assumirem, respectivamente, com coordenador e coordenadora adjunta do colegiado pelos próximos 2 anos. Todos os docentes que ministram aulas no curso de Processos Gerenciais puderam se candidatar.

O Prof. Alisson ficou muito feliz com a eleição. A ideia dos dois professores é continuar a revisão e atualização do Projeto Pedagógico; incentivar a oferta de novos projetos de ensino e extensão, a busca de espaços qualificados para os estudantes e a realização de eventos e atividades extraclasses, como fóruns, palestras, semanas acadêmicas etc. Estimular a reativação do diretório acadêmico do curso, buscar mais estágios e relação com empresas da região também está nos planos.

Por fim, o Prof. Alisson agradece a todos os docentes, técnicos administrativos, direção do CCSO e estudantes pelo trabalho nos últimos dois anos.

 Sobre os docentes:

Alisson Eduardo Maehler:

Professor Associado do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2003), Mestre em Administração, área de concentração em Competitividade e Estratégia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005) e Doutor em Administração, área de concentração em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2011). Realizou estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente é líder do NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação, grupo cadastrado no CNPq. Coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Ana Paula Centeno:

Doutora em Administração pela UNISINOS, com período sanduiche na Universitat Ramon Llull, Barcelona Espanha. Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS. Especialista em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atua na docência superior desde 1996 e atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas atuando na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão no Centro de Ciências Socio Organizacionais. Pesquisadora CNPQ no grupo NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Administração, Empreendedorismo e Inovação. Membro suplente integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no segmento docente da UFPEL. Inscrita no Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) sob o número 14026. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) sob o número 49475 (momentaneamente suspenso) Integrante do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSENDI) da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Aberta as inscrições para o Café com a Direção – Edição de Novembro/2022

O projeto Acolhida CCSO realizará dia 30/11 (quarta-feira), às 17h, a quarta edição do Café com Direção em 2022. O tema desta edição é a “Apresentação do novo Projeto Pedagógico do curso de Administração”.

As inscrições para o evento estão abertas até o dia 29/11 (terça-feira), pelo link: https://forms.gle/ZWkMJL58c7yP7g8Q9

O evento contará com a presença do coordenador do curso de graduação: Fabiano Milano Fritzen (Coordenador do curso de Bacharelado em Administração). A mediação será realizada pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do CCSO.

O Café com a Direção Virtual é aberto a alunos e servidores do CCSO. O evento será realizado na plataforma WebConf-UFPel e tem duração prevista de 1h30min. A atividade será acessível em Libras.

Participe!!!

Projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO entre professores e alunos.

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado o dia da Consciência Negra. Esse dia foi instituído pela lei 12.519, em 10 de novembro de 2011, após reivindicações do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida, fazendo referência à morte de Zumbi do Palmares, grande líder do Quilombo dos Palmares, capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695. Posteriormente, foi reconhecido como um símbolo da luta e da resistência dos negros escravizados.
É interessante pontuar, que foi no dia 13 de maio de 1888 que ocorreu a abolição da escravidão no Brasil. Entretanto, a celebração não ocorre nessa data, pois ela representa uma falsa liberdade instituída por parte dos escravocratas, visto que os negros foram deixados a sua própria sorte, isto é, não houveram políticas públicas que trouxessem estratégias para incorporar a população recém “liberta” à sociedade brasileira.
É nesse sentido, que o Movimento Negro Unificado pautou o dia 20 de novembro como uma data simbólica para pensar as resistências criadas pelo povo negro ao longo da história brasileira.
Trazer para reflexão o dia da Consciência Negra é um convite para que nós conheçamos um pouco mais sobre a história brasileira; para que possamos refletir sobre a necessidade de ações afirmativas no presente e no futuro; para que questionemos os privilégios de parte da população e o quanto isso segue refletindo em desigualdades sociais, econômicas, culturais e políticas na nossa contemporaneidade.
Refletir sobre o dia 20 de novembro, é reconhecer os processos de luta do povo negro ao longo da formação social brasileira e nos questionarmos sobre as alianças possíveis para construir uma sociedade com maior equidade e que respeite as diversidades.
Obrigada às professoras Francine e Mari pelo texto.
Fonte para o texto: ALVES, Felipe Silva. 20 de novembro: três motivos para o dia da consciência negra. Disponível em: https://www.geledes.org.br/20-de-novembro-tres-motivos-para-o-dia-da-consciencia-negra/. Acesso em: novembro de 2022.

Fonte Poema: Oliveira Silveira. Poema Sobre Palmares. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/11-textos-dos-autores/351-oliveira-silveira-textos-selecionados. Acesso em: novembro de 2022.

Projeto Café com Turismo aborda Turismo de Natureza em Pelotas: novos caminhos, grandes oportunidades

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 23/11), no formato presencial, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Turismo de Natureza em Pelotas: novos caminhos, grandes oportunidades”, com a proprietária do Parque Stone Land, Nivea Saraiva. O evento ocorre no dia 23/11 às 17h no Auditório da Reitoria – 4º andar do Campus Anglo.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/CxugSVF28P3LMWrn8

Para mais informações acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Estágio em Administração ( Home Office) – OE 210169

Curso de Processos Gerencias recebe 5 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade/Estadão

O Curso de Processos Gerencias recebeu 5 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade/Estadão (Jornal O Estado de São Paulo), em uma escala de 1 a 5. São avaliados vários itens como corpo docente, disciplinas, projetos e publicações. A avaliação é feita por questionário respondido pelo coordenador do curso e outras informações.
Para o prof. Alisson Maehler, coordenador do Curso, o selo de 5 estrelas um excelente resultado, que mostra o esforço e dedicação de professores, técnicos e estudantes.