Início do conteúdo
    Notícias
  • Simpósio Constituição e Liberdade Acadêmica no Brasil

    É com grande alegria que comunicamos a realização do simpósio Constituição e Liberdade Acadêmica no Brasil, a ser realizado no dia 11 de novembro de 2021, das 17h às 19h, no Canal do CCSO-UFPel no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=PmT85unD7hg).

    O evento é promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Curso de Gestão Pública da UFPel, no âmbito do projeto Gestão Pública em Foco. Contará com as seguintes palestras:

    Constituição democrática e denuncismo extremista
    Airton Lisle Cerqueira Leite Seelaender (UnB) – Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. Graduado pela Universidade de São Paulo, é Mestre e Doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt .

    A liberdade acadêmica e as concepções autoritárias de autonomia universitária
    Gustavo Castagna Machado (UFPel) – Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte. Doutorando em Ciência Política pela  Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt.

    Mediação: Prof. Dr. Fernando Nagib Marcos Coelho (UFBA)

    O evento é gratuito, com emissão de certificados para ouvintes. As inscrições são realizadas no site www.even3.com.br/liberdadeacademica.
  • Conexão CCSO realizará live em homenagem ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo

    No dia 27 de setembro, para marcar o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo, a ação Conexão CCSO vinculada ao Projeto Unificado de Ensino Acolhida CCSO, realizará a live “Formei! E agora? Conquistas e Desafios do Turismólogo”, no formato de relatos de experiência.

    O evento será transmitido pelo canal do CCSO-UFPEL no YouTube, a partir das 19h, acesso direto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MrAvxbw0J_Q

    Todas as convidadas da mesa virtual são egressas do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPEL e abordarão assuntos de diferentes áreas de atuação do turismólogo: Francieli Côrrea, Supervisora de Vendas na CI Intercâmbio e Viagem (Pelotas/RS); Lara Blessmann, Fundadora da filial Afora- Viagens Pelo Mundo (Porto Alegre/RS); Mariana Lopes Veiga, Chefe do Departamento de Eventos e Apoio a Atividades Turísticas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas;  e Samara Camilotto, Pesquisadora, doutoranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A mediação será realizada pela Profa. Dra. Natália de Sousa Aldrigue, professora do CCSO.

    O evento tem duração prevista de 2h. Durante a transmissão, será disponibilizada lista de presença para posterior certificação dos participantes.

  • Projeto Café com Turismo aborda Afroempreendedorismo no Turismo

    O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta, 22/09) a quinta edição de 2021 do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

    A edição do mês de setembro terá como tema “Afroempreendedorismo no Turismo: o caso da Brafrika agência de viagens”, com a empreendedora Bia Moremi, ocorrendo no dia 22/09 às 17h na plataforma WebConf-UFPel.

    As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link:  https://forms.gle/XYW7hP6M6zPEqtZD6

    Para mais informações acesse:

    Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

    Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

  • Abertas as Inscrições para O Café com a Direção Virtual – Edição de setembro

    O projeto unificado de ensino Acolhida CCSO realizará no dia 17/09 (sexta-feira), às 16h, a terceira edição de 2021 do Café com a Direção Virtual, com o tema “Conversando sobre Acessibilidade e Inclusão no Centro de Ciências Socio-Organizacionais”.

    Os convidados desta edição são: a equipe do Programa de Apoio à Inclusão Qualificada de Acadêmicos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo e com Altas Habilidades ou Superdotação, Susane Barreto Anadon (coordenadora) e a tutora Daniele Guerreiro da Rosa (aluna do curso de Bacharelado em Turismo); Flavia Braga de Azambuja, Professora do CCSO, coordenadora do projeto de pesquisa “A Influência do uso de recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas no acesso, permanência de PCD no ensino Superior”, realizado entre os anos de 2019 a 2021; Gustavo Borschardt Klug (aluno do Curso de Bacharelado em Administração); Joabe Pereira Costa (aluno do Curso de Bacharelado em Administração); Joel Souza de Souza (egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e aluno da Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional); e Leonardo Karini Leitzke (aluno do Curso de Bacharelado em Administração).

    A mediação será realizada pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do Centro de Ciências Socio-Organizacionais.

    As inscrições para o evento estão abertas até 15/09 (quarta-feira), pelo link: https://forms.gle/YcZv8FLe41pNiohS6

    O Café com a Direção virtual é aberto para alunos de graduação e pós-graduação do CCSO e servidores docentes e técnico-administrativos da unidade.

    O evento será realizado na plataforma WebConf-UFPel, tem duração prevista de 2 horas e será acessível em Libras. Participe!!!

  • Professores do CCSO participam de Formação para Gestores da UFPel

    Cerca de 50 gestores/as de unidades administrativas da UFPel, detentores de cargos de direção, participam de formação on line na área de gerenciamento até dezembro desse ano. Serão 120 horas distribuídas em módulos, utilizando a plataforma e-projeto, semelhante ao e-aula, usado no ensino de graduação/pós-graduação para atividades síncronas e assíncronas. Segundo a professora Profa. Simone Mello, a experiência de integrar a Comissão Especial com a finalidade de planejar e executar Curso de Formação para Gestores da UFPel tem sido gratificante, pois é possível ver a execução do que foi planejado desde o início do ano. A professora complementa: “Integro uma equipe com mais 4 servidores e tem sido ótimo, pois cada um/uma tem sempre o que contribuir para a formação”.
    O Professor  Márcio Barcelos participa da capacitação como ministrante do primeiro módulo “Gestão de Políticas Públicas/Institucionais”. Este módulo abordou temas relacionados à análise de políticas públicas, processos de construção de temas e questões públicas, bem como sua implementação. O foco central foi nas abordagens sobre processos de políticas públicas e a possibilidade de utilizar estas ferramentas no âmbito organizacional, a partir de uma perspectiva tecnopolítica. Márcio destaca que foi bastante desafiador trabalhar com gestores que estão à frente de complexos processos de formulação e implementação de políticas institucionais na UFPel, além do fato, conforme aponta o professor, “dos gestores e gestoras da universidade atuarem em dois níveis extremamente complexos e que se cruzam: um na implementação das políticas públicas nacionais para Educação Superior, e outro na formulação e implementação de políticas, ações e programas dentro da Universidade Federal de Pelotas, considerando seu tamanho, a multiplicidade de agentes envolvidos e seu papel no desenvolvimento de Pelotas e da região.”
  • Conexão CCSO Realizará live em homenagem ao Dia do Administrador

    A ação Conexão CCSO realizará no dia 09 de setembro (quinta-feira), às 19h, a terceira edição de 2021, com o tema: O Administrador e Suas Possibilidades de Carreira. O evento será transmitido pelo canal CCSO-UFPEL, acesso direto pelo link: www.youtube.com/watch?v=eD0MV5kl07c

    A live é uma homenagem ao Dia do Administrador e pretende discutir as possibilidades de carreira e as diversas áreas de atuação dos Administradores, por meio de quatro relatos de experiência. Os convidados são: João Alberto Gonçalves, Conselheiro Estadual Titular e Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul; Henrique Mantovani Baldasso, Analista Financeiro no Nubank; André Mariano, assessor do Governador do Rio Grande do Sul; Flavio Ferreira, Secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, em Pelotas. A mediação da mesa será realizada pela Profa. Dra. Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO.

    A live tem duração prevista de 2h e será acessível em Libras.

    Durante o evento será disponibilizada lista de presença para posterior certificação dos participantes.

  • Projeto Café com Turismo aborda trajetória e experiências do setor de agência de viagens

    O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta, 25/08) a primeira edição do segundo semestre de 2021 do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

    A edição do mês de agosto terá como tema “Trajetória e Experiências no setor de Agência de Viagens”, com a Turismóloga Lara Blessmann, ocorrendo no dia 25/08 às 17h na plataforma WebConf-UFPel.

    As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/JsPZRgPcyMKpvDqG7

    Para mais informações acesse:

    Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo
  • Abertas as inscrições para a Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes

    O Projeto Acolhida CCSO realizará na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto, a Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes. A oficina tem como objetivo proporcionar aos calouros um momento de aprendizagem em relação as plataformas virtuais da UFPel: Cobalto Portal Institucional e E-Aula. Essas ferramentas são utilizadas pelos acadêmicos durante o seu período de graduação, e ensino remoto, evidenciando a importância de uma orientação básica sobre a correta utilização dessas plataformas. A oficina será ministrada pelas alunas veteranas do curso de Bacharelado em Turismo, Marciele Antunes Caetano e Kessiley Beatriz Weber Hartwing.

    A atividade acontecerá dia 18/08 às 16:00 na plataforma WebConf-UFPel e é voltada aos calouros dos cursos de Bacharelado em Administração, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Bacharelado em Turismo.
    As inscrições ficam abertas até terça-feira, dia 17 de agosto, e são realizadas pelo link: https://forms.gle/hihq9RTUUDDKd6p19
  • Periódico da ANPAD publica artigo de professores do CCSO

    A revista BAR – Brazilian Administration Review, da ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, Qualis A2, publicou o artigo “Servitization as a strategy for remanufacturing: An experimental study”. O estudo foi desenvolvido durante estágio pós-doutoral na FGV/EAESP dos professores Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo e Rosana da Rosa Portella Tondolo em parceria com os professores Ely Laureano Paiva e Juliana Bonomi dos Santos. O artigo encontra-se disponível na íntegra em https://bar.anpad.org.br/index.php/bar/article/view/521.