Início do conteúdo
    Notícias
  • EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE MONITORIA

    A Professora Caroline Casali, do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de uma vaga para Bolsista de Monitoria, do Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE nº 05/2014, a Resolução COCEPE nº 32/18 e o Edital PRE/CEC/NUPROP nº 14/2022.  Clique aqui para visualizar o edital.

  • Processo Seletivo aberto para alunos do CCSO

    A Emad Jr, empresa júnior da administração UFPel, está com Processo Seletivo aberto para alunos do CCSO, e viemos por meio deste e-mail solicitar a divulgação para os alunos. Segue abaixo o texto descritivo + imagem para divulgação geral (em anexo):

    “Se você é aluno dos cursos de Administração, Turismo, Processos Gerenciais, Gestão Pública ou Economia e deseja dar os primeiros passos em busca do seu desenvolvimento profissional, chegou a sua chance de fazer parte da Emad Jr. – Empresa Júnior do Curso de Administração da UFPel. Aqui você terá a possibilidade de desenvolver suas habilidades, aprender muito mais sobre o mundo empreendedor, conhecer o movimento empresa júnior, trabalhar com consultorias empresariais e adquirir experiências capazes de aprimorar muito mais o seu caminho profissional e pessoal.”

    As inscrições estão abertas até 14/08 através do link: https://forms.gle/jx1NjbBdGDQpK58D7

    Para mais informações, entre em contato com rh@emadjr.com.br ou por meio das nossas redes sociais: @emadjr.ufpel (Instagram e Facebook)
    Aguardamos ansiosamente pela sua inscrição!”
  • FINANCIAMENTO DA PESQUISA NO BRASIL

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação convida a todos (as) para a Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFPel, que será realizada no dia 10 de agosto, às 14h, no Auditório da FAEM.

  • Projeto Arte, cultura e Informação no CCSO – Agosto

    Em agosto nossas ações serão presenciais e, nesta primeira ação iremos receber um carinho de voz e violão com Asafe Rodrigues (violonista) e Guilherme Casali (acadêmico de Música Popular/UFPel).
    Dia 05/08/22, às 17 horas, no hall do CCSO.
  • Curso de Gestão Pública promove palestra sobre ENADE 2022

    O Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do projeto Gestão Pública em Foco, convida a todos para a palestra ENADE 2022: orientações gerais no dia 10 de agosto de 2022, quarta-feira, a partir das 16:00, com transmissão ao vivo pelo Canal do CCSO no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=0siLtu04SAA). A conferência será ministrada pela Procuradora Educacional Institucional da UFPel Paula de Oliveira Moitinho Rippel, tendo por objetivo informar a comunidade acadêmica, especialmente alunos ingressantes e concluintes, sobre os procedimentos burocráticos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que será aplicado este ano em diversos cursos da universidade.
    O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte do Projeto Unificado Gestão Pública em Foco no endereço www.even3.com.br/gpf e, posteriormente, assinar a Ata de Presença que será disponibilizada durante as transmissões. Ao final do evento, serão emitidos certificados para todos os participantes, com carga horária de 02 horas por atividade.
  • IV Semana Integrada de Acolhida do CCSO

    Vem aí a IV Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO. O evento será realizado de 01 a 08 de agosto de 2022, presencialmente, no Campus Anglo. Nesta edição, serão recebidos alunos de 4 cursos de graduação do CCSO: Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo.

     Recepção aos calouros no dia 1 de agosto de 2022 (segunda-feira)

    A primeira atividade é a palestra de Boas-Vindas com a Direção do CCSO no Auditório da Reitoria no Campus Anglo (4º Andar). A atividade será realizada às 13h30min para as turmas de Administração e Gestão Pública e às 19h para as turmas de Processos Gerenciais e Turismo.

    Em seguida, os calouros dos cursos de Gestão Pública, Administração e Turismo participarão da recepção com os Coordenadores de curso, conforme horários e salas abaixo:

    15h10min – Administração – Sala: 437 (4º Andar)

    15h10min – Gestão Pública – Sala: 434 (4º Andar)

    20h30min – Turismo – Sala: 247 (2º Andar)

    Obs.: Os calouros do curso de Processos Gerenciais terão aula normal, após as Boas-vindas da Direção do CCSO. A palestra com a coordenação de curso será realizada no dia 08 de agosto, às 19h, no Auditório da Reitoria (Campus Anglo, 4º Andar).

     

    Atividades abertas com inscrição

    O restante da programação da IV Semana Integrada de Acolhida ocorrerá por inscrição e é aberta para alunos calouros e veteranos do CCSO. Ainda que o público prioritário sejam os alunos calouros, a coordenação do Projeto Acolhida CCSO entende que o momento de retorno as atividades presenciais se configura uma nova etapa para muitos dos alunos que ingressaram durante o período de aulas remotas e que sequer chegaram a conhecer o campus Anglo. Por isso, os veteranos que desejarem participar das atividades poderão se inscrever.

    As palestras serão realizadas no horário das 17h às 19h, conforme a grade de programação a seguir: Programação aberta para inscrições

    As inscrições para as atividades estão abertas até domingo, 31 de agosto, pelo link: https://forms.gle/4ix7qJGnE6bWdxhy5

    Durante a IV Semana Integrada de Acolhida também contaremos uma ação solidária de doação de alimentos para a Rede Emancipa – Movimento Popular de Educação Popular, em Pelotas/RS. Pedimos para aqueles que quiserem e puderem a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações serão recebidas até sexta-feira, dia 05 de agosto.

    A programação da IV Semana Integrada de Acolhida do CCSO conta com a participação das coordenações de curso de graduação, secretaria acadêmica, alunos veteranos, Emad Jr., Atlética Máfia, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Coordenação de Registros Acadêmicos, Coordenação de Diversidade e Inclusão, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade, Núcleo de Gênero e Diversidade e Coordenação de Bibliotecas.

    Como resultados, o projeto espera com essa ação auxiliar os ingressantes no processo de adaptação à rotina acadêmica da UFPel e promover momentos de integração entre estudantes, docentes e TAES da Universidade.

    Os alunos que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelo e-mail: acolhida.fat@gmail.com

    Siga as redes sociais do CCSO e acompanhe as informações sobre o evento:

    Facebook: https://www.facebook.com/CCSO.UFPEL
    Instagram: https://www.instagram.com/ccso.ufpel/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYQU2jyiXMcUCBzsODQV4XQ

  • Professor da UFSM ministra curso no CCSO

    Nos dias 03 e 04 de outubro de 2022 o professor Adriano Mendonça Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Departamento de Estatística da UFSM irá ministrar o curso “Técnicas Multivariadas Exploratórias”, no período da manhã e da tarde, totalizando 12 horas. O curso é gratuito e destinado a alunos de pós-graduação do CCSO, servidores docentes e técnicos administrativos. Serão 25 vagas ofertadas.

    Link para inscrição: https://forms.gle/5Eg5Kr6oHpvYcWL68

    O curso tem por objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de efetuarem estudos e pesquisas utilizando as técnicas de análise multivariada, tanto no controle de estatístico do processo, na segmentação de mercado, em pesquisas, análises e validação de questionários. Busca- se que o pesquisador tenha a possibilidade de compreender e aplicar os diferentes métodos nas áreas de concentração da engenharia de produção.

    Ementa

    UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO

    Motivação

    Estudo de Matrizes de Correlação e Covariância Relação entre estatística univariada e multivariada

     

    UNIDADE 2 – ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS

    Introdução

    Agrupamentos hierárquicos e não hierárquicos Representação Pictorial e análise de Dendograma Aplicação prática

     

    UNIDADE 3 – ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS

    Introdução

    Determinação das Componentes Principais Gráficos de Componentes Principais Estudo das combinações lineares

    Grau de explicação das CP;

     

    UNIDADE 4 – ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA

    Introdução

    Modelo Fatorial e métodos de estimação Fatores rotacionais e escores

     

    UNIDADE 5 – ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA

    Introdução

    Análise de correspondência simples Análise de correspondência múltipla Interpretação dos resultados

     

    UNIDADE 6 – ANÁLISE DISCRIMINANTE

    Introdução

    Separação e classificação de populações multivariadas Avaliação das funções de classificações

    Função discriminante de Fisher

     

    Sobre o Professor: Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC – Faculdade Imaculada Conceição  Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX, USA), em 2010 realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa – ISCTE – Business School – Lisbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos cursos de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM), no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (UFSM), no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública. A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura e membro do comitê editorial da Editora-UFSM, assim como avaliador de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. As áreas de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência de produção, controladoria e avaliações de políticas públicas por meios de modelos econométricos.

  • Curso de Gestão Pública lança concurso para seleção de sua identidade visual

    O Curso de Gestão Pública lançou no dia 27 de junho um concurso que visa selecionar sua identidade visual. Estão aptos a inscrever propostas os discentes regularmente matriculados e egressos de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, além de docentes e técnico administrativos da Universidade Federal de Pelotas. As inscrições estarão abertas entre 01 de julho e 01 de setembro de 2022. Mais informações estão disponíveis no edital.

  • Resultado Final do Processo Seletivo de Bolsas de Desenvolvimento da Unidade no CCSO

    A Comissão responsável pela seleção das Bolsas de Desenvolvimento da Unidade (BDU) no Centro de Ciências Socio-Organizacionais, nomeada pela portaria interna 12/2022, divulga o resultado final do processo seletivo, conforme abaixo:

     

    Direção do Centro de Ciências Socio-Organizacionais – 01 vaga (Ampla Concorrência)

    1. Maria Luiza Kleinicke Moraes Hernandes

     Suplentes

    1. Amanda Camily Candido de Godoi
    2. Lara Messias Oliveira
    3. Laura Manssour de Azeredo Link
    4. Gabriela Schmalfuss Martins
    5. Andréia Skupien Bianchini
    6. João Pedro Laude dos Santos
    7. Maykol Gauterio Pires da Rosa

     

    Secretaria Acadêmica do Centro de Ciências Socio-Organizacionais – 01 vaga (Vulnerabilidade Econômica)

    1. Samuel Anunciação de Macedo

     

    Os candidatos selecionados iniciarão as atividades amanhã, dia 01 de julho de 2022.

     

    Atenciosamente,

     

    Priscilla Teixeira da Silva (TAE)

    Isabel Cristina Rosa Barros Rasia (Docente)

    Lavínia Pereira Euzébio (Discente)