Início do conteúdo
    Notícias
  • Edital para a Representação Docente e Técnico-Administrativa em Educação da Câmara de Ensino e Extensão (CEE) do CCSO

    A Diretora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO), no uso de suas atribuições, RESOLVE ad referendum colocar em vigor o Edital que trata da Representação Docente e Técnico-Administrativa em Educação da Câmara de Ensino e Extensão (CEE) do CCSO. Duas (02) vagas para membro do Quadro Docente; e uma (01) vaga para membro do Quadro Técnico-Administrativo em Educação.

    Inscrições de candidaturas: das 08h do dia 15 de março de 2023 até as 12h do dia 16 de março de 2023 para o endereço eletrônico danielmarchiorineto@gmail.com.

    Ver edital: Edital CEE 2023

  • Projeto APP Seguro fará nova entrega de Kits no dia 17 de setembro

    O Projeto APP Seguro irá realizar a entrega de 250 kits “APP Seguro” contendo um frasco de 500 ml de álcool gel 70% INPM e máscara para motoristas e entregadores de aplicativo de Pelotas no sábado do dia 17 de setembro. A entrega ocorrerá em frente ao Salão de Beleza Scissors 701 Art, na esquina entre as ruas Três de Maio e Almirante Barroso, durante a manhã e a tarde. O Salão localiza-se em frente ao Campus 2 do ICH da UFPel.

    Segundo o coordenador do projeto, professor Fabiano Fritzen, cada motorista/entregador deverá, no ato da entrega, mostrar a tela do seu celular demonstrando que está ativo na plataforma em que trabalha. Na ocasião, os trabalhadores serão convidados a participar de uma rápida pesquisa de identificação socioeconômica, de saúde e laboral.

    O projeto “Trabalhadores de Empresas-aplicativo em tempos de COVID-19: alternativas e enfrentamentos possíveis” é uma iniciativa do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel e conta com parcerias dentro e fora da Universidade. Tem por objetivo oferecer ações de comunicação e de suporte aos trabalhadores de empresas-aplicativo de Pelotas em região voltadas ao enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da COVID-19.

  • Projeto APP Seguro lança segunda edição do ‘Guia para Trabalhadores de Aplicativo’

    O Projeto APP Seguro, do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel, lançou no mês de julho desse ano a segunda edição do Guia Trabalhadores de Aplicativo em Tempos de COVID-19.

    O Guia foi elaborado a partir de uma parceria entre o projeto “O Direito de Olho no Social”, da Faculdade de Direito da UFPel, coordenado pelas professoras Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Márcia Rodrigues Bertoldi, e o projeto de pesquisa “Organização dos trabalhadores de empresas-aplicativo no contexto de fetichização da liberdade”, coordenado pelo professor Fabiano Fritzen, que desenvolve ações específicas destinadas a esse público por meio do projeto de extensão APP Seguro (Trabalhadores de empresas-aplicativo em tempos de COVID-19: alternativas e enfrentamentos possíveis). A arte foi desenvolvida pela mestranda Ana Carolina Julio, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD UFPel) e contou com colaboração de edição pela bolsista do projeto, Israel Porto, graduanda em Direito, (UFPel).

    A segunda edição do Guia objetiva atualizar os benefícios ofertados a motoristas e entregadores de aplicativo dois anos após o início da pandemia, bem como propicia o comparativo entre aquilo que as plataformas estavam ofertando aos trabalhadores em 2020, e o que se mantém desde então. Neste sentido, a segunda edição do Guia demonstra que, mesmo antes dos efeitos mais graves da pandemia terem começado a arrefecer, as principais plataformas do país já estavam retirando os benefícios ofertados inicialmente. O material está sendo distribuído entre associações e sindicatos do Rio Grande do Sul e do país, bem como por intermédio dos grupos de WhatsApp de motoristas e entregadores.

    As duas edições podem ser acessadas nos links a seguir:

  • Projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO promove ação no mês de junho

    O projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO convida toda comunidade acadêmica para a ação do mês de junho, que será realizada no dia 15 (quarta-feira), às 17 horas.  Nesta edição, o convidado é Daniel Amaro, coreógrafo e professor de dança. Daniel fomenta a cultura de matriz africana a afro-brasileira pelo Brasil e América Latina.

    No dia 15, o evento on-line será transmitido pela sala:

  • Gestão Democrática do Meio Ambiente é o tema da última palestra do Simpósio de Gestão Ambiental do curso de Gestão Pública

    Neste primeiro semestre letivo, o Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no âmbito do projeto Gestão Pública em Foco, o Simpósio de Gestão Ambiental, evento que busca discutir conceitos, instrumentos e modelos aplicáveis à gestão pública, oferecendo subsídios a uma reflexão crítica acerca da variável ambiental e da atuação profissional responsável na busca pela sustentabilidade.

    A quarta e última atividade é a palestra Gestão Democrática do Meio Ambiente, que será ministrada pela Profa. Dra. Luiza Landerdahl Christmann (Centro Universitário – Católica de Santa Catarina). A transmissão ocorrerá ao vivo no dia 09/06/2022, quinta-feira, às 16 horas, no Canal do CCSO no YouTube:

    INSCRIÇÕES: O evento é gratuito. Os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte do Projeto Unificado Gestão Pública em Foco no endereço www.even3.com.br/gpf e, posteriormente, assinar a Ata de Presença que será disponibilizada durante as transmissões. Ao final do evento, serão emitidos certificados para todos os participantes, com carga horária de 02 horas por atividade.

    SOBRE A PALESTRANTE: Luiza Landerdahl Christmann é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando temas relacionados com a gestão democrática do meio ambiente. Possui experiência de destaque na realização de pesquisas empírica e de campo na área do Direito. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina e como professora conteudista para Especialização em Direito Ambiental – UNISULVirtual. É docente em tempo integral no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, sendo a professora responsável por Projeto de TCC e TCC. É autora de inúmeros artigos em revista e capítulos de livro, destacando-se a obra “Licenciamento ambiental no Estado Democrático de Direito: a participação popular no caso do OSX Estaleiro/SC.

  • FENADOCE – Inscrições para Apresentação de Projetos Unificados

    A Pró-reitoria de Extensão e Cultura está organizando a participação da UFPel na Feira Nacional do Doce – FENADOCE, a ocorrer de 03 a 19 junho. Para isso, está convidando as coordenações dos projetos unificados (ensino, pesquisa e extensão) desenvolvidos na nossa universidade para integrarem a programação do estande.

     

    Cada projeto interessado terá 2h de apresentação no Estande da UFPel no turno que lhe for designado e poderá levar materiais para exposição, interação e imagens/audiovisual, com transporte sob sua responsabilidade, feito no dia da apresentação. A PREC avisa, ainda, que não há como armazenar materiais no Estande da UFPel por longos períodos. Os turnos reservados para participação dos projetos são MANHÃ e NOITE.

    Para obter maiores informações e inscrever seu projeto, acesse o link:

     

  • Projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO promove ação no mês de maio

    O projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO convida toda comunidade acadêmica para a ação do mês de maio, que será realizada no dia 27 (sexta-feira), às 17 horas.  Nesta edição, o convidado é o Rapper e ativista social Guido CNR.

    Guido CNR iniciou a carreira como músico no ano de 1997, dando início ao Grupo Banca CNR (Consciência Negra Rappers). Em seus 23 anos no Rap, Guido CNR lançou 10 discos. Suas letras relatam um pouco da sua história, do cotidiano e do seu ponto de vista, com revoltas e reivindicações com o descaso do governo, com a violência extrema nas periferias, entre outros temas.

    O evento é aberto a toda comunidade. Não é necessária inscrição. Para participar, basta acessar o link para a sala no dia e horário do evento: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dal-h2k-wnq

    Será fornecido certificados aos participantes.

  • Projeto Café com Turismo aborda Turismo no Espaço Rural

    O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta, 25/05) a segunda edição de 2022 do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

    A próxima edição terá como tema “Turismo no Espaço Rural”, com as Turismólogas Valéria dos Santos e Camila Porto, ocorrendo no dia 25/05 às 17h na plataforma WebConf-UFPel.

    As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/1jimapHvn3w57Xnt9

    Para mais informações acesse:

  • Inscrições abertas para participação no projeto de extensão “Contribuições para Formação do Ecossistema Colaborativo no Extremo Sul”

    O projeto tem como objetivo fomentar o ecossistema colaborativo em nossa região, por meio de projetos com base nos desafios (problemas/oportunidades) das organizações locais.
    Para isto, os alunos terão o apoio técnico de mentores internos –professores de outras disciplinas; e mentores externos –especialistas nas áreas de aplicação dos projetos.
    Em seu terceiro ciclo está previsto um dia de interação, a ser realizado no primeiro semestre de 2023. Neste dia os participantes poderão experienciar uma jornada completa para a solução de desafios organizacionais!

    Então alunos, empresas, mentores e professores podem fazer sua inscrição, pelo link:

    O processo de inscrições é permanente!

  • Aberto Edital de seleção de bolsista para o Projeto Gestão Pública em Foco

    Estão abertas as inscrições, de 04 a 08 de maio, de um processo seletivo para o preenchimento de 01 vaga do Programa de Bolsas Acadêmicas – Bolsas de Iniciação ao Ensino (Modalidade Ação Afirmativa) no Projeto unificado de Ensino Gestão Pública em Foco, sob coordenação do Prof. Dr. Daniel Lena Marchiori Neto.

    A vaga está aberta para alunos dos quatro cursos de graduação do CCSO (Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo).

    O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais e a vigência prevista é de 10 de maio a 10 de dezembro de 2022.

    Para mais informações, acesse o Edital.