Professor da UFSM irá ministrar curso de métodos quantitativos no PPGDTSA

Nos dias 17 e 18 de outubro o Prof. titular da UFSM, Adriano Mendonça Souza, irá ministrar aos alunos, docentes, técnicos do PPGDTSA e demais interessados o curso “Técnicas Multivariadas Exploratórias: Teorias e Aplicações“, com duração de 12 horas aula e certificado pelo programa. O curso será realizado na sala da Pós 2 da FAT e terá vagas limitadas.

Inscrições pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com, com assunto “Curso Técnicas multivariadas exploratórias”

Objetivos do curso: Proporcionar aos alunos a possibilidade de efetuarem estudos e pesquisas utilizando as técnicas de análise multivariada, tanto no controle de estatístico do processo, na segmentação de mercado, em pesquisas, análises e validação de questionários. Busca-se que o pesquisador tenha a possibilidade de compreender e aplicar os diferentes métodos nas áreas de concentração da engenharia de produção, administração e afins.

Sobre o ministrante:

Foto

Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC Faculdade Imaculada Conceição Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX – USA), realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa – ISCTE – Business School – Lisbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e no Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) assim como nos demais cursos de graduação da instituição. A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC, além de ser referre de várias revistas científicas. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura e membro do comitê editorial da Editora-UFSM. As área de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência de produção e avaliações de políticas públicas por meios de modelos econométricos.

Cronograma: 

dia 17 de outubro: 13 h – 14 h: credenciamento e abertura;

14 h – 18 h: curso;

dia 18 de outubro: 08 h – 17 h: curso, com intervalo para almoço de 1 hora

17:15 h : encerramento do curso

Projeto Unificado da FAT avalia qualidade da telefonia no Rio Grande do Sul

O Barômetro da Qualidade dos Serviços Contínuos, da UFPel, já está recolhendo avaliações sobre a qualidade da telefonia no Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto unificado, que contém ações de pesquisa e de extensão, e que divulgará periodicamente índices de satisfação dos consumidores com os serviços contínuos.

Na primeira rodada estão sendo levantados dados relativos aos serviços de telefonia (fixa e móvel) no Estado do Rio Grande do Sul; outros serviços, como água, esgotos, energia, transporte coletivo, educação, etc. serão avaliados em breve.

O Projeto é coordenado pelo Prof. EDAR DA SILVA AÑAÑA e conta com o apoio dos seguintes estudantes do Curso de Administração: Daniela Barbosa Sousa (Bolsista), Patrícia Krause do Amaral (Bolsista); Andrei dos Santos da Costa (Colaborador).

O formulário de coleta e as demais informações referentes ao projeto encontram-se disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/barometro/

Noite de Banquete no curso de Turismo da UFPEL

A disciplina de Gastronomia do curso de Turismo rememorou a cena dos  Grandes Banquetes gastronômicos no período da Idade Antiga (de 4000 a C. ao séc. V) até o início da Idade Média (do sec. V d. C. ao séc. XV). Os alunos da professora Caroline Ceretta organizaram um banquete com direito a lavagem de mãos, narrativas da época e serviços de mesa. Foi uma noite de cenário às escuras e com muita aprendizagem.

Para o grupo de alunos que foi desafiado, esta foi uma atividade fundamental para a aprendizagem, principalmente porque trouxe a forma lúdica e  prazerosa como ferramenta facilitadora,  onde pode-se encenar na prática as recepções glamorosas da Antiguidade. Para o aluno Igor, do segundo semestre, esta foi uma oportunidade ímpar de simular as curiosidades deste período e contar com a ajuda dos colegas para executar os serviços e recepcionar os convidados. Para o grupo que preparou o banquete, a Universidade está de parabéns por oportunizar esta atividade aos alunos, pois foi uma experiência que trouxe grandes ensinamentos através de um trabalho de sala de aula. Mesmo sem recursos e em curto prazo de tempo, os alunos venceram o desafio com dedicação, mostrando um pouco sobre a gastronomia da época, ampliando e relacionando conhecimentos, numa visão prática e de base teórica fundamentada.

FAT E(em) Debate!

ATENÇÃO! FAT E(em) Debate!

No próximo dia 25 de setembro, quarta-feira, a Faculdade de Administração e Turismo da UFPel terá a satisfação de receber Filipe Pereira dos Santos para a palestra “Conhecendo o Mercado de Títulos Públicos”. Filipe Santos atua como consultor financeiro, tendo sido um dos fundadores da Liga de Investimentos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A palestra ocorrerá às 17 horas no Auditório Acadêmico do Campus Anglo.

A partir de agora, o projeto FAT e(m) Debate adotará a Plataforma Even3 para a organização de suas atividades, o que facilitará o sistema de inscrições, credenciamento e emissão de certificados (que passarão a ser emitidos om código de autenticação e acesso diretamente pelo site do evento).

As inscrições são realizadas em duas etapas. Primeiramente, os participantes deverão se cadastrar como OUVINTES no site do projeto: www.even3.com.br/fatemdebate2019, informando nome completo, CPF, e-mail e instituição de origem. É importante ter muita atenção nesta etapa, pois o sistema gerará automaticamente os certificados com base nas informações inseridas.

Realizado o cadastro com sucesso, os ouvintes terão acesso ao calendário de eventos, sendo necessário realizar inscrição individual em cada uma das atividades escolhidas. O sistema gerará certificados para cada uma palestra assistida.

ATENÇÃO! FAT E(em) Debate!

No próximo dia 25 de setembro, quarta-feira, a Faculdade de Administração e Turismo da UFPel terá a satisfação de receber Filipe Pereira dos Santos para a palestra “Conhecendo o Mercado de Títulos Públicos”. Filipe Santos atua como consultor financeiro, tendo sido um dos fundadores da Liga de Investimentos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A palestra ocorrerá às 17 horas no Auditório Acadêmico do Campus Anglo.

A partir de agora, o projeto FAT e(m) Debate adotará a Plataforma Even3 para a organização de suas atividades, o que facilitará o sistema de inscrições, credenciamento e emissão de certificados (que passarão a ser emitidos om código de autenticação e acesso diretamente pelo site do evento).

As inscrições são realizadas em duas etapas. Primeiramente, os participantes deverão se cadastrar como OUVINTES no site do projeto: www.even3.com.br/fatemdebate2019, informando nome completo, CPF, e-mail e instituição de origem. É importante ter muita atenção nesta etapa, pois o sistema gerará automaticamente os certificados com base nas informações inseridas.

Realizado o cadastro com sucesso, os ouvintes terão acesso ao calendário de eventos, sendo necessário realizar inscrição individual em cada uma das atividades escolhidas. O sistema gerará certificados para cada uma palestra assistida.

Alteração na Oficina “Gestão do Tempo” Turma 2 (II Semana Acadêmica Integrada da FAT)

Aos inscritos na Oficina “Gestão do Tempo”, turma 2, dentro da programação da 2 Semana Acadêmica Integrada da FAT:
A oficina inicialmente agendada para hoje, dia 11/09, foi transferida para sexta-feira 13/09, das 19h as 22h.
Os alunos interessados em participar da atividade podem se inscrever na hora.
Resumo da atividade:
Oficina Gestão do Tempo
data: 13/09
Inicio as 19h
Sala: 434
Duração: 3h

Observação: Essa atividade ocorrerá em horário concomitante a Palestra de encerramento “Empreendedorismo em um mundo digital”. Portanto o aluno precisa escolher qual atividade irá participar.

Att

Comissão Organizadora da 2 Semana Acadêmica Integrada da FAT

A Diretora da FAT Isabel Rasia foi premiada no dia do administrador

A Diretora da FAT Isabel Rasia foi premiada no segmento ensino na audiência pública na Câmara dos vereadores de Pelotas em homenagem ao dia do Administrador. A Entrega dos Prêmios destaque em administração em Pelotas ocorreu no dia 9 de setembro. Segmentos privado, de ensino, público e Prêmio Luis Simões Lopes.

Publicado edital para formatura institucional 2019/2

Publicado o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-2.

As cerimônias ocorrerão entre os dias 25 e 27/01, 31/01 e 01/02/2020, conforme o número de formandos, no Auditório da FAEM, Campus Capão do Leão.

O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/09/SEI_UFPel-0697379-Edital_Formatura-Institucional-2019-2.pdf

Os estudantes terão o período de 10/09 a 24/10 para enviarem suas inscrições.

Importante destacar que, no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-2 emitido pela Coordenação do Curso. O formulário está disponível em:

https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROV%C3%81VEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx

2 Semana Acadêmica Integrada da FAT

Prezados alunos,

Informamos que aqueles que não se inscreveram na 2 Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Administração e de Turismo dentro do prazo estipulado pela comissão organizadora do evento, mas desejam participar das palestras e mesas redondas, podem se encaminhar diretamente ao auditório em que a atividade esteja sendo realizada com 1kg de alimento não perecível. Havendo cadeiras disponíveis o aluno poderá participar da atividade.

Att

Comissão Organizadora

 

II Semana Acadêmica Integrada da FAT tem inicio hoje

Prezados alunos,

nós da Comissão Organizadora do evento damos as boas-vindas a todos e desejamos uma semana proveitosa de reflexões, discussões e integração entre os alunos, pesquisadores, profissionais e comunidade. Esperamos uma semana que seja integrada muito mais que em seu nome, uma semana a altura de seu tema “Fusão FAT: uma semana para o seu futuro”.

Alguns avisos importantes:

  1. Não esqueça de trazer 1kg de alimento não perecível para credenciamento. Os alimentos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos de Pelotas.
  2. Teremos Coffee Breaks 3 dias a tarde (terça-feira, quinta-feira e sexta-feira) e 2 dias a noite (quarta-feira e sexta-feira). Não se esqueça de trazer a sua caneca.
  3. Os crachás do evento serão entregues no credenciamento. Para participar dos Coffee Breaks vocês serão identificados pelo crachá. Portanto, não esqueça de trazer ele.
  4. Aos inscritos na atividade “Café com Turismo” pedimos que, além da Caneca, cada participante traga um lanche para ser compartilhado entre todos ao final da atividade no dia 11/09.
  5. Os computadores dos laboratórios da UFPel tem o LibreOffice instalado. Então, oficinas como “Planilhas, Gráficos e Tabelas”, utilizarão o CALC e “Currículo e Portfólio Profissional” o Writer.

Tivemos 313 inscrições ao longo de 9 dias. A maior parte das oficinas, palestras e minicursos estão lotados.

A Semana Acadêmica é uma atividade complementar e os alunos estão liberados das aulas para participar. Em cada atividade haverá um membro da comissão organizadora com a lista de presença para assinatura (no início e no fim de cada atividade). É a partir dessa lista que os certificados serão gerados. Lembramos que para a certificação está sendo solicitada uma participação mínima em 6h de atividades.

Segue em anexo a programação atualizada das atividades com carga horária e informações sobre os participantes (PROGRAMACAO-II-SEMANA-ACADEMICA-INTEGRADA-FAT 09_09) e um segundo arquivo com a lista de oficinas e minicursos (PROGRAMACAO-Oficinas e minicursos 08_09 (1)).

Esperamos vocês!!!

Comissão Organizadora

Informação Urgente – Semana Acadêmica Integrada da FAT

Na madrugada de hoje, 04/09/2019, tivemos a lotação inicialmente prevista para as atividades da Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Administração e de Turismo, não sendo mais viável ao inscrito totalizar o mínimo de 6h para a certificação. Por essa razão, o formulário de inscrições foi desativado.
Aqueles que não conseguiram fazer a sua inscrição, ou que queiram realizar algum ajuste na inscrição já realizada, pedimos que procure a Comissão Organizadora da Semana Acadêmica, amanhã, dia 05/09/2019, no saguão do 4º Andar, em frente a Emad Jr. no horário das 13h30min as 17h ou das 18h as 20h30min .