CCSO realizará live sobre a organização curricular da unidade na pandemia

Sexta-feira, dia 29 de outubro, às 17h, conversaremos um pouquinho sobre a organização curricular do CCSO durante a pandemia, apresentando as ações desenvolvidas por cada curso de graduação e a organização curricular planejada para 2022.

O evento contará com a mediação da Diretora do Centro de Ciências Socio-Organizacionais, professora Isabel Rasia. Os convidados são: a Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração, professora Flavia Braga de Azambuja, o Coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo, professor Fabio Orlando Eichenberg, o Coordenador do Curso de Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, professor Alisson Eduardo Maehler e o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, professor Daniel Lena Marchiori Neto.

A live será transmitida pelo canal CCSO-UFPEL no YouTube, acesso direito pelo link: https://youtu.be/lnp6u91-YC4
Esperamos vocês!!!

CCSO tem nova identidade visual

Em mais uma etapa do seu processo de transformação em Centro, o CCSO elegeu, esta semana, sua nova identidade visual. Em novembro de 2020, a antiga Faculdade de Administração e de Turismo (FAT) passou a ser oficialmente Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO). Para consolidar essa mudança, em abril de 2021, foi formada a comissão responsável por conduzir o concurso para escolha da nova logomarca, composta pelos professores Caroline Casali (presidente da comissão), Isabel Cristina Rosa Barros Rasia (diretora do CCSO), Andyara Lima Barbosa (diretora adjunta do CCSO), Fabiano Milano Fritzen e Natália de Sousa Aldrigue.

Os trabalhos da comissão encerraram-se nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, com a entrega da premiação a Hamilton Oliveira Bittencourt Júnior, criador da logomarca que venceu a consulta virtual realizada entre os dias 11 e 15 de outubro de 2021. A sessão de premiação aconteceu no Centro de Ciências Socio-Organizacionais, no quarto andar do Campus Anglo.

Resultado final do concurso da logomarca do CCSO

A terceira etapa do concurso da logomarca do Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) foi realizada entre os dias 11 e 15 de outubro de 2021, via consulta virtual a docentes, discentes e técnico-administrativos da Unidade.

Dentre as três propostas levadas à avaliação na consulta, a comunidade do CCSO escolheu a PROPOSTA A como logomarca do Centro. A arte, produzida pelo servidor técnico-administrativo do Instituto de Ciências Humanas, Hamilton Oliveira Bittencourt Júnior, venceu com 56% dos votos válidos. A entrega da premiação, um Tablet Samsung Galaxy, será realizada nos próximos dias e divulgada neste site.

A Comissão Organizadora do concurso parabeniza, desde já, a proposta vencedora e agradece a todas e todos que participaram da seleção, enviando propostas ou votando em sua arte preferida.

Confira, abaixo, a logomarca escolhida e seu Manual de Aplicação.

 

Projeto Arte, Cultura e Informação no CCSO promove live dedicada às mulheres em homenagem ao Outubro Rosa

O projeto unificado de ensino “Arte, Cultura e Informação no CCSO” realizará na próxima segunda-feira, dia 25/10, o primeiro evento virtual no ano de 2021.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria da Graça Saraiva Nogueira, o projeto vem ao encontro da necessidade de se estabelecer um contato mais próximo com toda a comunidade do centro, proporcionando um pouco de transformação do nosso pensar e sentir através da música, da dança, da literatura, do cinema e teatro, de quaisquer manifestações artística e cultural, envolvendo artistas locais, mas, também, incentivando nossa comunidade a participar com suas diferentes manifestações.

A edição do mês de outubro será dedicada às mulheres, com os relatos de três convidadas que falarão de suas experiências nos seus respectivos campos de conhecimento e trabalho. As convidadas são: Julia Nogueira, Mãe da Alice e da Marcela, Bacharel em Serviço Social/UCPel, Especialista em Direito da Criança, Facilitadora e Instrutora em Círculos de Construção da Paz/Ajuris e Assistente Social do CASEMI; Kelly Schmidt, Mãe da Isabela, Bacharel em Turismo/UFPel, Fotógrafa, Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, Autora do Livro Laços da Mama; e Lilian Velleda, Mãe do Matheus e do Gabriel, Bacharel em Direito/UFPel, Advogada, Mestra em Filosofia, Graduanda em Filosofia-Licenciatura/UFPel. A mediação será realizada pelas professoras do CCSO Dalila Rosa Hallal e Maria da Graça Saraiva Nogueira.

O evento será transmitido pelo canal do CCSO-UFPEL no YouTube, a partir das 17h, acesso direto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=c0JgqF7Q12w

Projeto Café com Turismo aborda Turismo em Unidades de Conservação

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta, 27/10) a última edição de 2021 do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

A edição do mês de setembro terá como tema “Turismo em Unidades de Conservação”, com o biólogo e analista ambiental Sandro Pereira, ocorrendo no dia 27/10 às 17h na plataforma WebConf-UFPel.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/Ld5fWapiwRXWrZND8

Para mais informações acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Professor do CCSO publica trabalho sobre Empresarização

Márcio Silva Rodrigues, professor do CCSO, publicou recentemente o artigo “O Novo Ministério da Verdade: o discurso de Veja sobre o ensino superior e a consolidação da ideia de empresa no Brasil (1968-2020)”, na revista Discurso & Sociedad. O trabalho utilizou a metodologia da Análise Crítica do Discurso para compreender como o discurso produzido e disseminado pela revista Veja sobre o ensino superior contribui para construir e sustentar a empresa como instituição no Brasil. A análise do corpus (composto por 37 reportagens de capa) revelou o esforço da revista Veja para construir um padrão textual cujo objetivo consiste em explicar sem abrir espaço para diferenças. Além de impactar nas representações da empresa e na exaltação de cada uma das maneiras de agir e de pensar que a sustentam, uma das principais implicações dessa orientação assenta-se na maneira como o ensino superior foi retratado em suas páginas: às vezes como meio ao desenvolvimento, às vezes como instrumento de satisfação das necessidades individuais, mas sempre sujeito às demandas econômicas.

O artigo na integra está disponível aqui

Pesquisas na área do Turismo da UFPel são destaques em premiações do XVIII Seminário Anptur

No dia 24 de setembro, durante o XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – Anptur, o trabalho “Gênero, Trabalho e Turismo: uma revisão integrativa da literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil” recebeu o Prêmio Melhores trabalhos XVIII Anptur – Divisão Científica Destinos Turísticos.

O artigo é de autoria das pesquisadoras Natália Araújo de Oliveira, professora da UFSM, Priscilla Teixeira da Silva, Tecnóloga/Área Turismo da UFPel, Helena Jesus Almeida, aluna do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel e Ketrin Cristina Gabriel, aluna egressa do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel.

O trabalho é uma das etapas do projeto de pesquisa “Mulheres que viajam sozinhas: um estudo de gênero, raça e sexualidade no turismo”, coordenado pela Tecnóloga/Área – Turismo Priscilla Teixeira da Silva, e teve como objetivo realizar um mapeamento da produção científica brasileira sobre gênero, trabalho e turismo em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) com área básica em turismo no Brasil, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Como conclusão, a pesquisa revelou que gênero e trabalho é pouco investigado nos PPGs em Turismo, que não há um campo de estudos formado e que, embora algumas pesquisas careçam de criticidade, já há uma problematização sobre como as mulheres trabalhadoras são tratadas na atividade.

Na mesma noite, a aluna egressa do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, Sarah Marroni Minasi, conquistou o 1 lugar no prêmio Doutor Destaque – Anptur, com a tese “Categorias da urbanização turística: uma análise a partir da morfologia urbana e práticas espaciais”, defendida em 2020, pelo PPG em Turismo e Hotelaria da Univali.

A pesquisa teve por objetivo analisar a morfologia urbana e as práticas espaciais de turistas e residentes associados ao processo de organização turística, partindo de quatro casos para estudo: Gramado (RS), Canela (RS), São Joaquim (SC) e Urubici (SC). A pesquisa permitiu identificar que a urbanização turística se materializa favorecendo a concentração do turismo dentro do território urbano, características observadas por meio do reconhecimento da morfologia urbana. Da mesma maneira, as repercussões da urbanização turística se atravessam nas práticas espaciais de residentes e turistas.

Para conferir os trabalhos, acesse:

Gênero, Trabalho e Turismo: uma revisão integrativa da literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil

Categorias da urbanização turística: uma análise a partir da morfologia urbana e práticas espaciais

Abertas as Inscrições para O Café com a Direção Virtual – Edição de outubro

O projeto unificado de ensino Acolhida CCSO realizará no dia 15/10 (sexta-feira), às 16h, a quarta edição de 2021 do Café com a Direção Virtual, com o tema “O Sucesso das organizações estudantis – Conversa com a Emad Jr e a Atlética Máfia”.

Os Convidados desta edição são: Beatriz de Oliveira Gruppelli, aluna do curso Bacharelado em Administração e integrante da equipe Emad Jr., Gabriel Fucolo Antunes, aluno do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e integrante da equipe Emad Jr. e Nicoly Batista Pereira, aluna do curso de Bacharelado em Administração e presidente da Associação Atlética Acadêmica Mafia. A mediação do evento será realizada pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do Centro de Ciências Socio-Organizacionais.

A Emad Jr. foi criada em 1999 e é uma empresa de consultoria empresarial formada por acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Os projetos são  são realizados pelos estudantes, supervisionados pelo professor coordenador da empresa. A Emad. Jr. realiza Pesquisa de Mercado, Organização de Eventos, Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de Clima, Controle de Caixa, Cliente Oculto, Plano de Marketing e Recrutamento e Seleção.

Já a Associação Acadêmica Atlética Máfia (CCSO e Economia) é uma organização estudantil  dividida em diversos setores, que integra alunos dos cursos de Administração, Turismo, Processos Gerenciais, Gestão pública e Economia. A Atlética Máfia desenvolve diversos projetos, contam com parcerias de instituições privadas, levam informação, conscientização e acolhimento para os alunos de uma maneira descontraída e informal.

Quer saber mais sobre a Emad Jr. e a Atlética Máfia? Se inscreva no Café com a Direção Virtual. As inscrições para o evento estão abertas até 13/10 (quarta-feira), pelo link: https://forms.gle/3fazoAVX3AtamcwdA

O Café com a Direção Virtual é aberto para alunos de graduação e pós-graduação do CCSO e servidores docentes e técnico-administrativos da unidade e, nesta edição, também está aberto para a participação de alunos do curso de Ciências Econômicas da UFPel.

O evento será realizado na plataforma WebConf-UFPel, tem duração prevista de 2 horas e será acessível em Libras. Participe!!!

Resultado Primeira Etapa Concurso Logomarca CCSO

A Comissão Julgadora, estabelecida pela portaria nº 46/2021, no uso de suas atribuições legais e na forma do Edital nº 02/2021, HOMOLOGA o resultado da primeira etapa do Concurso Logomarca CCSO divulgado no dia 04 de outubro de 2021. Os documentos abaixo, demonstram as 3 propostas finalistas do Concurso da unidade que foram escolhidas para serem votadas pela unidade acadêmica na 2ª etapa do Concurso:

MARCA PROPOSTA a

MARCA PROPOSTA b

MARCA PROPOSTA c

Pelotas/RS, 04 de outubro de 2021.

Natália de Sousa Aldrigue

Presidente da Comissão Julgadora

Aluna egressa e docente do CCSO publicam artigo sobre Machismo no Curso de Administração

A aluna egressa do curso de Bacharelado em Administração, Ana Paula Timm Krolow, e professor do CCSO, Marcio Rodrigues, publicaram recentemente o artigo “OS MICRO MACHISMOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPEL”, na Revista Revista Grifos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

O trabalho foi publicado no dossiê Gênero, Diversidade Sexual e Políticas Públicas e tem como objetivo principal analisar a presença destes micro machismos dentro do curso de Administração da UFPEL. Destrinchando este objetivo, pretende também definir esta ideia de micro machismo e o que representa, detalhar algumas práticas que constituem os micro machismos, analisar como são ocorridas as práticas no ambiente do curso e verificar a percepção dos alunos e alunas sobre o tema. Para fins de análise, as práticas foram agrupadas em quatro categorias: a idealização, a objetificação, a masculinização e a deslegitimação da mulher. A coleta de informações se deu através de questionários, aplicados em 206 dos 490 alunos, verificando a percepção destes sobre a ocorrência das práticas, e, posteriormente, a escuta de quatro relatos voluntários.

Segundo os autores, através da análise, foi possível constatar a ocorrência das quatro formas de micro machismos investigadas. A mais recorrente é a idealização da mulher, pois 67% dos respondentes afirmaram ter ouvido comentários envolvendo o estereótipo da mulher ideal, delimitando áreas de atuação. Por meio das respostas objetivas, a noção de objetificação da mulher e de seu corpo (62%), a ideia de que a figura caracterizadamente masculinizada representa responsabilidade, tanto na universidade quanto no mercado de trabalho, e o questionamento da credibilidade das mulheres (38%) também estão nas falas e ações do ambiente do curso.

O artigo completo pode ser acessado aqui.