VIII ENCONTRO DE VIOLONISTAS DA UFPEL – 2023

No ano de 2023, o VIII Encontro de Violonistas da UFPel comemora os 30 anos do Curso de Graduação em Violão na Instituição e homenageia o luthier Eduardo Cordeiro, natural de Pelotas, um profissional de referência na arte de construir violões no Brasil, que se dedica ao ofício da luteria há 32 anos. Seus instrumentos, de extrema beleza e sonoridade ímpar, fazem parte significativa da carreira de violonistas que estudaram e trabalharam como professores, ao longo da História do Curso de Violão na Universidade Federal de Pelotas.

O VIII Encontro de Violonistas ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2023 e promoverá palestras, masterclasses e concertos de violão, como também, o I Fórum de Docentes Universitários sobre Ensino de Violão.

Todas as atividades são gratuitas e abertas para o público geral e ocorrerão no Auditório 2 do Centro de Artes UFPel / Bloco 2. No entanto, para receber certificado de participação é necessário fazer a inscrição através de formulário online.

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/suLqVgxHtV72eVFPA

INFORMAÇÕES: https://www.instagram.com/violaoufpel/

CRONOGRAMA: https://docs.google.com/document/d/1ab_htq5UMe6RA_90mD5rwvbUwD_hfYlyC8XBTHBWd3E/edit?usp=sharing

Terça-feira, 07 de novembro

10h – Abertura e homenagem a Eduardo Cordeiro

– Mostra de Violões Antigos / História da luteria no Rio Grande do Sul. Organização e palestra: prof. Dr. Márcio de Souza (UFPel)

13h45- 15h30 – Palestra “Análise técnico-interpretativa dos 10 estudo simples de Leo Brouwer”, ministrada pelo prof. Dr. Orlando Fraga (EMBAP – UNESPAR).

16h-17h30 – Palestra/Video-conferência “Repertório de Mulheres Compositoras para Violão”, ministrada pela prof. Ms. Thaís Nascimento (UFRJ).

19h15 – Recital de Abertura 1

•     Camerata Cordata (quarteto de violões)

19h30 – 20h30  – Concerto de Violão 1

• Pablo Pulido (gêneros colombianos)
  • Mateus Porto (música instrumental brasileira e canções autorais)

Quarta-feira, 08 de novembro

Rua Álvaro Chaves, 65.

9h – 12h – Masterclass com prof. Dr. Orlando Fraga (EMBAP – UNESPAR)

13h45- 15h30 – Palestra sobre gêneros musicais platinos, ministrada pelo violonista Ms. Mateus Porto (UNICAMP)

16h-17h30 – Palestra sobre música popular colombiana aplicada ao violão, ministrada pelo violonista Ms. Pablo Pulido (UFRGS)

19h15 – Recital de Abertura 2

•     Estudantes de Música da UFPel

19h30 – 20h30  – Concerto de Violão 2

•  Eduardo Medeiros (violão flamenco)
  • Thiago Colombo (comemoração – 20 anos do álbum “Sonata”)

Quinta-feira, 09 de novembro

Rua Álvaro Chaves, 65.

10h – Palestra sobre o violão na música contemporânea e técnicas estendidas/expandidas ao violão ministrada pelos professores Dr. James Correa (UFPel) e Dr. Aluísio Coelho (UFPel)

13h45- 15h30 – Workshop do violonista e prof. Eduardo Medeiros (UFRR) sobre Violão Flamenco

16h-17h30 – I FÓRUM DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE ENSINO DE VIOLÃO

18h-18h30 – Encerramento do Fórum: apresentação grupo de violões de alunos de Extensão do Conservatório de Música da UFPel (coordenação: acadêmico Pedro Alves).

19h15 – Recital de Abertura 3

•     Estudantes de Música da UFPel

19h30 – 21h – Concerto de Música de Câmara

• Orlando Fraga e Raul D’Ávila (flauta transversal e violão)
  • Trio de Violões GRUVI: Rafael Borges, Aluísio Coelho e Luciana Lozada.
  • Duo de Violões: Thiago Colombo e Márcio de Souza
  • Projeto SUL TASTO: James Correa, Aluísio Coelho e Thiago Colombo (violões)
  • Encerramento: Orquestra de Violões do Evento
Publicado em Música.