UFPEL presta homenagens a L. C. Vinholes

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) promove série de atividades em celebração à vida e obra de L. C. Vinholes em 2023

O ano de 2023 registra ao menos duas efemérides marcantes na vida de L. C. Vinholes. Em 10 de abril, o patrono da Discoteca do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas completou 90 anos de vida. No dia 17 de setembro de 2023, são celebrados os 60 anos da irmandade entre os municípios de Pelotas (RS-Brasil) e Suzu (Ishigawa-Japão), acordo celebrado em 1963 por iniciativa de Vinholes, que realizou também a articulação bilateral entre as prefeituras e câmaras municipais das duas cidades.

Como forma de prestar tributo ao poeta, compositor, tradutor e escritor que empresta seu nome à Discoteca do Centro de Artes, um coletivo de docentes e técnico-administrativo do Centro de Artes submeteu proposta ao Conselho Universitário (ConsUn) e ao Conselho Diretor da Fundação (ConDir) da Universidade Federal de Pelotas, que aprovaram por unanimidade a proposição de concessão do título de Doutor Honoris Causa da instituição a Luiz Carlos Lessa Vinholes, a ser entregue no dia 15 de setembro de 2023 em sessão solene conjunta dos Conselhos Superiores da universidade.

Em meio às celebrações pela concessão do título de Doutor Honoris Causa, pelos 90 anos do homenageado e pelo 60° aniversário da irmandade Pelotas-Suzu, o Centro de Artes promove diversas atividades com a participação de Vinholes, em colaboração estreita com a Prefeitura Municipal de Pelotas. Saiba mais sobre os eventos na agenda a seguir.

PROGRAMA-COLOR

Notícia atualizada em 13/09/2023, 17:00

Em função dos eventos climáticos extremos que indicam a ocorrência de grande volume de chuvas para a região de Pelotas, as atividades programadas para ocorrer terça e quarta-feira (12 e 13/09/2023) foram canceladas ou adiadas por determinação da administração superior da universidade (veja notícia sobre a suspensão das atividades na UFPEL). Também houve alteração de local da sessão solene dos conselhos superiores da UFPEL, que ocorreria na Bibliotheca Pública Pelotense na sexta-feira dia 15/09 às 17h e será realizada no mesmo dia e horário no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPEL – rua Álvaro Chaves, 65 – térreo. Com o retorno seguro às atividades nesta quinta-feira dia 14/09 e os ajustes possíveis na agenda de eventos, a programação foi reorganizada da seguinte forma:

SET, 14 — QUINTA 17h
Auditório 2 — Centro de Artes / UFPEL – Rua Álvaro Chaves, 65
Palestra L. C. Vinholes:
60 anos irmandade Pelotas— Suzu
Mediação profa. Silvana Schimanski (RI— IFISP/UFPEL)

SET, 15 — SEXTA 15h30
Sala Frederico Trebbi / Saguão do Paço Municipal
Praça Cel. Pedro Osório, 101
Ato de descerramento de placa em homenagem a L. C. Vinholes
Prefeitura Municipal de Pelotas

SET, 15 — SEXTA 17h
Auditório 2 Centro de Artes / UFPEL – Rua Álvaro Chaves, 65
Sessão Solene Conjunta dos Conselhos Superiores da UFPEL
Outorga de títulos Doutor Honoris Causa a Luiz Carlos Lessa Vinholes e Professora Emérita a Maria Letícia Mazzucchi Ferreira / UFPEL 2023

SET, 15 — SEXTA 18h
Auditório 2 Centro de Artes / UFPEL – Rua Álvaro Chaves, 65
Obras musicais de L. C. Vinholes
Apresentação de peças do compositor em celebração aos 90 anos de vida e título Doutor Honoris Causa da UFPEL 2023, com Daniel Benitz, Guilherme Tavares, Gustavo Cunha, Gustavo Silveira, João Alexandre Straub Gomes, Maria Falkembach, Mario Maia e Raul Costa D’Ávila

SET, 16 — SÁBADO 11h
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – Praça 7 de julho, 180
Abertura exposição:
Pelotas—Suzu: diálogo com Leopoldo Gotuzzo

SET, 17 — DOMINGO 11h
Praça Jardim de Suzu – Av. República do Líbano, 168
Inauguração da revitalização da praça Jardim de Suzu
Aberta ao público – Entrada franca

Publicado em Geral, Música.