Seminário ARTE EM TRÂNSITO: viagens, derivas e deslocamentos.

Seminário ARTE EM TRÂNSITO: viagens, derivas e deslocamentos.
Local: Auditório 2 / UFPEL – Pelotas

*TRANSMISSÃO AO VIVo PELO CANAL DE YOUTUBE ConexãoArteUfpel*
https://www.youtube.com/@ConexaoArteUFPEL

MESA 1: das 14h às 15h
Arte e deslocamento: transversalidades no espaço e no tempo – Eduardo Veras
Comunicação revisa a construção do conceito de anacronismo histórico de Didi-Huberman, a partir de Aby Warburg e Carl Einstein, e discute sua aplicabilidade operacional.

A visita: anotações a partir do encontro com uma araucária centenária – Marco Antonio Filho
Ensaio que tem como base fotografias e anotações realizadas durante a ação de observação de uma araucária multi-centenária abordando, entre outros temas, a oposição entre o tempo cíclico das árvores e o tempo linear da História.

MESA 2: das 15h às 16h15
Travessias por terra, água e ar – Lilian Maus
Partindo do território de Osório, antiga Paragem das Conchas, uso o deslocamento na paisagem para navegar também no tempo, recuperando histórias que transitam entre documento e ficção.

Apreensão da natureza para além da ilustração científica – Diego Hasse
A partir de um viés historiográfico anacrônico (DIDI-HUBERMAN, 2015), a comunicação sugere conexões entre a obra da artista-viajante inglesa Maria Graham (1785-1842) – que esteve no Brasil nas primeiras décadas do século XIX – e as práticas de artistas contemporâneos que também incluem a apreensão da natureza em suas formulações poéticas: Atelier de Observação Orgânica, de Ana Flávia Baldisserotto (1972) e Cerrado infinito, de Daniel Caballero (1972). A linha que conduz a tessitura desse diálogo é a dimensão crítico-ambiental suscitada pelos trabalhos em questão.

Após faremos visita comentada à exposição QUANDO A CASA ESTREMECE, live no Instagram @liianmaus

Publicado em Artes Visuais.