Exposição “Tarsila em Pedaços” reúne obras de estudantes da UFPel em homenagem à artista brasileira.

Tarsila em Pedaços é uma exposição que homenageia os 50 anos de saudade da artista brasileira Tarsila do Amaral. Os trabalhos expostos foram produzidos nas disciplinas de Desenho I e II do Centro de Artes da UFPel com o aproveitamento do material que seria descartado pela empresa Greenplac MDF (@greenplacmdf). A ação faz parte do projeto Design Circular da empresa Greenplac e do projeto unificado “Tarsila do Amaral: 50 anos de saudade” coordenado pela prof. Thaís Sehn. 

As placas de MDf foram utilizados como suporte de desenho alternativo para diferentes técnicas dentro das disciplinas de Fundamentos do Desenho dos cursos do Centro de Artes da UFPel de Design Gráfico, Design Digital, Artes Visuais Bacharelado e Artes Visuais Licenciatura. Nesse processo, os alunos foram apresentados à brasilidade das obras da Tarsila através de uma palestra com a Dra. Thays Tonin. Posteriormente, se reuniram em grupos e construíram um trabalho artístico que faria referência à artista. 

Nas turmas das professoras Thaís Sehn, Nádia Leschko e Alice Monsell cada integrante do grupo deveria pintar pelo menos um quadrado de MDF, que em conjunto com os demais formariam a obra; na turma da professora Lizângela Torres, os alunos foram convidados a pensar o desenho no espaço expositivo. Além dos trabalhos dos estudantes, a artista Nádia Senna foi convidada a participar, trazendo a presença da homenageada através de um retrato em aquarela.  

A abertura da exposição ocorre na sexta-feira, dia 5 de maio às 18h no espaço Casa de Vivências Culturais Rendez-Vous (rua Dona Mariana no 1), com música ao vivo de Lucas Alves (@lucasfa9).

A exposição fica aberta para visitação até o dia 18 de maio de 2023. Ao longo da semana os alunos irão se revezar em horários de monitoria para manter o espaço aberto em visitação para o público (a escala será divulgada no instagram do Centro de Artes e dos cursos de Artes Visuais @centrodeartesufpel e @artesvisuais.ufpel). A aluna Ester Moraes está organizando ações educativas com escolas locais, que podem ser agendadas através do e-mail esterfonseca543@gmail.com.

Por gentileza, quando visitar a exposição, faça fotos, poste nas redes e marque os perfis do  instagram @centrodeartesufpel e @greenplacmdf

 

Publicado em Artes Visuais.