Exposição na Escola Estadual de Pelotas Revela o Olhar das Crianças sobre o Mundo Atual

No próximo dia 28 de setembro de 2023, quarta-feira, às 14h30, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Simões, localizada no coração de Pelotas, abrirá suas portas para uma exposição única e inspiradora. Intitulada “O que as crianças querem contar ao futuro sobre o mundo de hoje?”, essa exposição é o resultado de uma ação extensionista realizada pela disciplina “Artes Visuais na Educação I” e foi organizada pelo Professor Daniel Momoli, responsável pela disciplina do curso de Artes Visuais Licenciatura da UFPel.

A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está prestes a testemunhar uma exposição extraordinária que revela a visão e os pensamentos das crianças sobre o mundo contemporâneo. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Simões, localizada na Rua Quinze de Novembro, 263, no Centro de Pelotas, abrirá suas portas na quarta-feira, 28 de setembro de 2023, às 14h30, para receber o público em uma exposição única e inspiradora.

A exposição, intitulada “O que as crianças querem contar ao futuro sobre o mundo de hoje?”, é parte integrante das atividades de integralização da disciplina “Artes Visuais na Educação I”, pertencente ao curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento é o resultado de uma ação extensionista que envolveu alunos e alunas do curso em encontros com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A iniciativa teve como objetivo central explorar o conhecimento das crianças e os saberes que fazem parte de suas vidas cotidianas. Durante esses encontros, os participantes se questionaram sobre o que as crianças realmente sabem sobre o mundo em que vivem e o que desejam transmitir ao futuro.

A ação extensionista não se limitou ao ambiente escolar, mas também buscou estabelecer conexões entre arte e educação. Essa pedagogia do campo expandido no ensino das artes visuais para o ensino fundamental se concretizou por meio da parceria entre a universidade e a escola, envolvendo estudantes da licenciatura e crianças em um processo de criação de imagens e reflexões sobre o amanhã.

A equipe da disciplina “Artes Visuais na Educação I” e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Simões convidam a comunidade a participar dessa exposição única, que estará aberta para visitação na escola até sexta-feira, 29 de setembro de 2023. É uma oportunidade imperdível para conhecer as perspectivas das crianças sobre o mundo contemporâneo e o que desejam compartilhar com as gerações futuras. Não perca essa chance de se inspirar com o olhar autêntico das crianças de Pelotas.

Por Régis Dutra. | Matéria gerada em colaboração com IA

Publicado em Artes Visuais.