Estudante de canto lírico do CA | UFPEL é selecionada para a semifinal do Concurso Maria Callas

Maria Clara, aluna do Centro de Artes é selecionada como semifinalista no Concurso Maria Callas, o mais importante e significativo concurso de canto lírico da América Latina. Das 131 inscrições, 52 candidatos foram selecionados para a etapa semifinal, que acontece em São Paulo e Jacareí nos dias 26 de março até 02 de abril. O concurso comemora o centenário do nascimento da grande cantora Maria Callas e além dos prêmios, oportuniza papéis em óperas e concertos importantes. A etapa eliminatória foi feita por vídeo, apresentando uma ária de ópera. A aluna do Centro de Artes concorre a uma vaga na final com outros talentos da música erudita. 

Em entrevista exclusiva, Maria Clara falou sobre a importância de estar participando deste concurso e o que isso significa para sua carreira em formação. “Poder estar entre cantores incríveis, aprendendo e crescendo, e ter contato com um grande centro da ópera no Brasil é algo único. Além disso, é muito bom para mim como artista poder levar um pouco do trabalho que tenho desenvolvido para outros lugares, e quem sabe, abrir portas para futuras oportunidades!”, disse a jovem cantora. 

Maria Clara também falou um pouco sobre sua carreira e o que a levou a ser cantora lírica. “Sempre tive interesse pela música, mas sempre via a profissão com olhos muito distantes. No ensino médio, passei a frequentar o Coral do Instituto Federal de Santa Catarina, e também outros corais. A partir desse momento e do incentivo dos professores, comecei a criar muito gosto pelo canto e não consegui mais me imaginar fazendo outra coisa! É muito emocionante ver até onde a música pode nos levar!”, contou a soprano. Em 2022, a cantora participou do Concurso Zola Amaro para Cantoras Líricas em Porto Alegre, onde recebeu o prêmio “Revelação Juvenil”. Além disso, a jovem soprano já teve a oportunidade de cantar em cinco montagens de óperas e concertos como solista, incluindo apresentações no Festival de Música de Santa Catarina, Cia. de Ópera do RS, Camerata Florianópolis e Orquestra da ULBRA 

Quando perguntada sobre os planos para o futuro em sua carreira, Maria Clara afirmou que continuará estudando e buscando novas experiências. “Muitas coisas ainda estão em definição, mas após me formar na UFPEL, pretendo seguir na área operística e buscar experiências em outros países, como Alemanha e Itália!”, revelou a jovem cantora. 

Por fim, Maria Clara destacou a importância da universidade em sua carreira. “Além da formação integral como musicista e contato com excelentes professores e colegas, existem alguns pontos chave: o trabalho com minha professora orientadora de canto Magali Richter, e juntamente o trabalho do pianista técnico da universidade, Daniel Benitz. Ambos têm me guiado com muita consistência e contribuído muito no desenvolvimento. Por último, mas não menos importante, a experiência adquirida como bolsista do projeto Ópera na Escola, o qual estou desde o início da universidade. O projeto tem me moldado para o ‘mundo lá fora’, como artista, performer, e como ser humano”, finalizou Maria Clara. 

Acompanhe Maria Clara nas redes:

Site: https://mklarav8.wixsite.com/mariaclarasoprano
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAXDB6suGckN7UmhBGnYRhg
Instagram: https://www.instagram.com/mariacla.ra/ 

Publicado em Música.