Curtas-metragens da UFPel brilham no Festival de Cinema de Gramado: Conexões que moldam o futuro do cinema nacional

A criatividade e o talento dos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ganharam os holofotes no prestigiado Festival de Cinema de Gramado. Quatro cativantes curtas-metragens não apenas cativaram a audiência, mas também ilustraram a dedicação dos alunos em explorar estilos variados e temáticas sociais relevantes.

Os alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel marcaram presença no Festival de Cinema de Gramado, apresentando quatro emocionantes curtas-metragens que capturaram a atenção e a imaginação dos espectadores. Alexandre Massotti, coordenador adjunto dos cursos, compartilhou insights sobre essa jornada cinematográfica e como ela impacta a formação desses cineastas em ascensão.

Os cursos de cinema da UFPel têm uma abordagem prática, estimulando a experimentação estética e a exploração de temáticas sociais significativas. Segundo Massotti, “os curtas são oriundos tanto da vontade de experimentação estética presente entre discentes, quanto da escolha de temáticas de relevância social as quais são incentivadas pelo corpo docente.” A cada semestre, equipes de produção colaboram em torno de projetos audiovisuais que passam por análises e consultorias docentes, resultando em produtos de qualidade estética e narrativa excepcionais.

Os quatro curtas-metragens exibidos no Festival de Gramado, “Carcinização”, dirigido por Denis Souza; “Aurora”, dirigido por Bruna Ueno; “Combustão Espontânea”, dirigido por João Werlang e Pedro Bournoukian; e “Tremendo Trovão”, dirigido por Rubens Anzolin, ressoaram profundamente com o público. Essas obras, que variam entre animação e ficção, são o fruto de um processo criativo estruturado. Massotti enfatiza que “um bom roteiro é a matéria prima essencial para o começo de um bom produto audiovisual, que será interpretado pelas diferentes equipes criativas.” Essa ênfase na narrativa é vital para iniciar a criação de produtos audiovisuais de qualidade.

O Festival de Cinema de Gramado, considerado o maior evento cinematográfico do Brasil, destaca-se por seu enfoque tanto no valor artístico quanto no potencial de mercado das produções. A participação dos curtas dos alunos da UFPel representa mais do que simples exibição; é uma oportunidade de conectar-se com colegas cineastas e profissionais da indústria em um ambiente dinâmico e inspirador. Segundo Massotti, “passar pela experiência de ver seu filme na tela de Gramado abre portas para que futuros trabalhos sejam aceitos em outros festivais e proporciona prestígio que impacta profundamente a futura carreira profissional.”

A presença da UFPel no Festival de Gramado não apenas amplia horizontes, mas também fortalece a cadeia exibidora qualificada. Durante o festival, o ambiente de camaradagem e respeito promove encontros informais com nomes notáveis da indústria, permitindo que os alunos se conectem diretamente com pessoas-chave. Massotti destaca que “o ambiente é extremamente propício para contatos interpessoais, de maneira informal. Uma sessão em você se senta ao lado de uma personalidade, uma conversa desinteressada em alguma exibição ou intervalo e os contatos acabam se tornando laços mais estreitos.”

Essa participação no Festival de Cinema de Gramado não apenas celebra a criatividade dos alunos da UFPel, mas também solidifica a reputação dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação como fontes de inovação e talento. Os curtas-metragens não são apenas exibições; eles são uma prova do comprometimento da UFPel em nutrir futuros cineastas e moldar o futuro do cinema nacional. Como Massotti conclui, “alunas e alunos de variados cursos se aglutinam em torno destas produções, criando laços colaborativos que irão perdurar para além da vida acadêmica, proporcionando oportunidades de trabalho e renda futuras.”

Publicado em Cinema.