Cantora Rita Mauch, estudante do Centro de Artes – UFPEL, volta ao Galpão Crioulo com projeto ‘Nosotros’ em celebração ao mês da Mulher

A cantora e compositora Rita Mauch, aluna do curso de canto do Centro de Artes da UFPEL, foi convidada para se apresentar no programa Galpão Crioulo em homenagem ao mês da Mulher. O programa será exibido no sábado ás 06:50 e no domingo ás 06:00 nos dias 11 e 12 de março. Esta será a quarta vez que a artista participa do programa musical da televisão gaúcha, sendo que em duas ocasiões anteriores ela se apresentou virtualmente e em outra oportunidade, em outubro de 2022, cantou as músicas “Este Senhor” e “Rogatória” no palco do programa. 

Para esta apresentação especial, Rita levará o projeto “Nosotros”, que tem como proposta uma construção coletiva com liberdade nos arranjos e na mescla de vozes líricas e populares. O projeto valoriza a inovação e a diversidade musical, tocando músicas nativistas e latinas. A apresentação contará com a participação de colegas da UFPel, como Roger Nunes, Charlise Bandeira, Rodrigo Madrid, Elias Kuhn e Dryka Espinosa, proporcionando uma mescla de vozes marcante no estilo musical. A apresentação terá um formato descontraído e incluirá músicas como “Merceditas”, “Gracias a la Vida” e “Cordas de Espinho/Semeadura/Gaudêncio Sete Luas”, em homenagem aos gaúchos e à latinidade presente no projeto. 

Vamos conhecer um pouquinho mais da artista:  

Rita Mauch, advogada e cantora, encontrou na música uma forma de expressar suas verdades e lutas. Nascida em Uruguaiana e residente em Pelotas há 30 anos, Rita iniciou sua carreira na música por acaso em 2018, ao fazer aulas de canto. Desde então, não parou mais e em junho de 2018, venceu o Rodeio Internacional da Fenadoce, na categoria intérprete veterana. 

Rita começou a compor suas próprias músicas e decidiu gravar um CD em homenagem ao seu pai, que faleceu com a doença de Alzheimer. “Percebi que era muito natural para mim colocar em versos minhas lutas, dores, paixões, anseios… e fui compondo”, explica a cantora. Com a ajuda de Leonardo Pinho nos arranjos, violões e baixo, o CD “Este Senhor” foi lançado em setembro de 2021, durante a pandemia. 

Apesar de ser seu trabalho inicial, Rita se orgulha muito do CD e o considera um tributo ao amor e à superação. “Meu canto está cheio de bandeiras. Lutas que travo desde cedo, do movimento estudantil até movimentos sociais que participei por onde andei”, afirma. A cantora tem uma proposta de levar suas mensagens através da música e se afastará da advocacia para se dedicar exclusivamente à sua carreira musical. 

Rita está preparando shows autorais e acústicos para teatros, além do “Rita Libre”, que mescla MPB e nativismo, passando por repertórios latino e lírico. “Em breve, devo ter também um trabalho exclusivamente lírico (possivelmente um recital de canções brasileiras) e, como não, o Nosotros Espetáculo, recheado de clássicos gaúchos e latinoamericanos, com novos arranjos e vozes “populíricas””, conta a cantora. 

Suas influências:  

A cantora destacou que sua primeira influência musical foi seu pai, um músico autodidata que tocava vários instrumentos. Além disso, ela cresceu na terra da Califórnia da Canção Nativa, evento artistico musical considerado patrimonio cultural do estado, ouvindo de perto grandes nomes do nativismo e absorvendo muito chamamé trazido por los hermanos, tangos, valsas, e folclore argentino, deixando uma marca indelével em sua música. 

“Obviamente, mulheres fortes como Mercedes Sosa e Violeta Parra deixaram marcas profundas em mim, assim como o canto de Elis, Bethânia, Elza Soares e Adriana Calcanhoto fizeram casa por aqui. Há muitas mais! Nosso país é cheio de cantos lindos e poderosos, e é muito difícil resumir”, ressaltou a artista. 

Além disso, suas vivências na Espanha ampliaram sua atenção para as variações de voz e melodias típicas daquele país, bem como de outras partes da Europa. “Tudo isso acaba sedimentando-se numa escuta que hoje poderá estar (ou não) no que crio”, concluiu a artista. 

 

Planos na carreira para o futuro:  

Rita, revelou seus planos para o futuro de sua carreira musical. Ela pretende se profissionalizar como cantautora e intérprete, buscando espaço em festivais e apresentações nativistas no Estado. Além disso, pretende dar a conhecer seu trabalho autoral e ganhar mais palcos com ele. 

Rita também enfatizou a importância de estar preparada para novos formatos de trabalho e entendimento da música, investindo em variados estudos que dizem respeito ao desenvolvimento de carreira do artista independente. Segundo ela, “preciso estar preparada para novos formatos de trabalho e entendimento da Música”. 

A cantora enfatizou que não se preocupa com a idade em uma sociedade que valoriza muito a “embalagem”. Segundo ela, o importante é entregar seu trabalho autoral com qualidade e deixar para o público decidir se gosta ou não. “Foco no conteúdo, então quero entregá-lo com o máximo de qualidade possível”, afirmou. Além disso, ela investe seu tempo em variados estudos que dizem respeito ao desenvolvimento de carreira do artista independente, visando estar preparada para novos formatos de trabalho e entendimento da música. 

 

Sobre a Universidade em sua carreira:  

Segundo Rita, a Universidade teve uma influência fundamental em sua carreira musical. “Eu, certamente, já cantava antes, já estudava e buscava me aperfeiçoar. Mas o canto lírico me trouxe outros olhares, outros subsídios para meu canto”, afirmou. Ela também destacou que nunca havia imaginado cantar música lírica antes, mas que hoje seu universo se ampliou imensamente, possibilitando a criação do projeto Nosotros! 

Rita Mauch ressaltou ainda que a UFPel lhe proporcionou uma qualificação para melhorar suas composições e descortinou um novo horizonte em sua carreira. “O cantar sem fronteiras, atemporal, com técnica, mas com emoção também… Sem falar na convivência com tantos artistas qualificados (alunos e professores), num ambiente onde se respeita a Arte, e onde o Ensino é público, gratuito e de altíssima qualidade! Para mim, esta experiência é das mais ricas que vivenciei, além de inesperada”, afirmou. 

A cantora também destacou que não houve um plano prévio para a sua formação na Universidade, mas que tudo acabou vindo no tempo certo. “Se Rita Mauch é uma cantora crossover, é isso, sem dúvida, tem muito da UFPel na sua caminhada!”, finalizou. 

 

Um convite: 

A cantora Rita Mauch anunciou que seu mais novo trabalho, intitulado “Isso Não É Amor”, será lançado nas plataformas digitais no dia 24/03. Segundo a artista, a música tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e os feminicídios, utilizando a arte como ferramenta de transformação social. Em suas próprias palavras, “o papel da Arte, além de encantar, é ser agente de transformação social”. 

 

Redes sociais de Rita Mauch:

Facebook:  https://www.facebook.com/rmauch?mibextid=ZbWKwL

Youtube: https://youtube.com/@ritamauch 

Instagram: @ritamauchoficial 

 

Publicado em Música.