A Música como Narrativa: Processos Criativos e Técnicas na Composição para Audiovisual

Nesta palestra, Márcio Echeverria apresentará um panorama de sua atuação como compositor para cinema, documentário, animação e séries. A partir de experiências práticas em diversos formatos audiovisuais, serão discutidos os processos criativos com foco em como a música/som constrói significados narrativos e amplia o impacto das imagens. Serão abordados métodos de composição, estratégias de colaboração com diretores e outras áreas criativas, além do uso de tecnologias para compor, gravar e mixar com realismo e expressividade. Também estarão em pauta as escolhas estéticas envolvidas na música para imagem, em que gêneros como jazz, música de concerto, rock e hip hop são adaptados à lógica narrativa audiovisual. A palestra propõe uma reflexão sobre a trilha sonora como linguagem híbrida e transversal na composição contemporânea.
Márcio Echeverria é compositor e produtor musical com bacharelado em Composição pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Composição para Meios Audiovisuais pela Escola Superior de Música da Catalunha (ESMUC). Desde 2011, atua como compositor para meios audiovisuais como cinema, documentários, animações, publicidade, vídeos institucionais e games. Com uma linguagem marcada pela versatilidade estilística, transita entre a música de concerto, jazz, rock, música brasileira e trilha sonora contemporânea. Na TV Campus da UFSM, é responsável pela pós-produção sonora de conteúdos audiovisuais e também orienta estudantes na área de som para imagem, contribuindo para a formação de novos profissionais. Durante sua estadia na Espanha (2020–2023), foi premiado no Festival de Sitges com o prêmio de Melhor Música Original pela trilha da animação The Sun Thief, gravada com a Bratislava Symphony Orchestra. Nesse período, colaborou com equipes de animação e desenvolvimento de games em Barcelona. De volta ao Brasil (2024–2025), segue compondo para o documentário Cartas de Felippe, financiado pela LIC-SM, e para o longa-metragem Quando a gente menina cresce, financiado pela FAC-RS. Atualmente, está trabalhando em uma série de 10 capítulos e em uma animação. Paralelamente à atuação no audiovisual, desenvolve trabalhos como intérprete, arranjador e produtor musical junto à cena autoral de Santa Maria (RS). Participou de álbuns como Ocupa e Acústico no Treze, com a banda Guantánamo Groove e a Orquestra Itaimbé, além de colaborações com Vespertinos, Rotações, Lorenzo Franco, Ricardo Borges e Venancio da Luz
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