Obra interpretada por professora da Música Licenciatura do Centro de Artes UFPel é indicada ao 21o Prêmio Rádio MEC. A obra vencedora será escolhida por votação popular.

Indicada ao 21o Prêmio Rádio MEC. A obra vencedora será escolhida por votação popular.
Trata-se da gravação do TRIO PARA VIOLINO, VIOLONCELO E PIANO de VIEIRA BRANDÃO. Intérpretes: Mauren Frey, Juan Rossi e Franklin Martins. Finalista da Categoria MÚSICA CLÁSSICA.

É possível votar inúmeras vezes, através deste link:
Link da votação da categoria Música Clássica:
//premioradiomec.ebc.com.br/index.php/158621?lang=pt-BR

O 21o Prêmio Rádio MEC recebeu mais de 470 composições de todo o Brasil, concorrendo a 9 categorias de prêmios em 2024. A votação popular está aberta até 28 de outubro para selecionar a obra vencedora!

Mauren Frey

Mauren Frey é uma pianista e professora do curso de música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Iniciou a sua carreira pianística em Santa Catarina, sendo premiada diversas vezes em concursos de piano e música de câmara. É bacharel em Piano e mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora em Música – Práticas Interpretativas: Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de pedagogia do piano, coordenando na UFPel o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino dos Instrumentos Musicais (GEPEIM).

Há 14 anos, pesquisa a obra do compositor José Vieira Brandão. Atualmente, mora em Florianópolis/SC e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC para o Pós-doutorado.

BRANDÃO INSTRUMENTAL
Trechos da crítica do PROF. DR. PAULO DE TARSO SALLES (ECA/USP)

O álbum Brandão Instrumental da pianista e pesquisadora Mauren Frey traz composições do compositor mineiro José Vieira Brandão, colaborador de Villa-Lobos, e injustamente pouco lembrado nas salas de concerto do país.

O Trio para piano e cordas tem 3 movimentos. É obra que dialoga magnificamente com o Trio Brasileiro de Lorenzo Fernandes e o Trio no3 de Villa-Lobos. Ecoam elementos
modernistas que apontam para influências stravinskianas, mas também para a apropriação da musicalidade popular. O segundo movimento, Lento – Quase Largo, oferece belas melodias aos 3 instrumentos, atingindo pleno equilíbrio formal, habilmente disfarçado pela surpreendente e delicada coda. O Allegro moderato (3o movimento), retoma a expansividade nordestina, começando à maneira de um desafio que explora diversas possibilidades rítmicas derivadas da clave do tresillo. Segue uma seção mais lírica [prox.. 2:30], onde melodias sinuosas se entrelaçam nas cordas, imitadas pelo piano, num fugato quase villalobiano. A peça retorna aos recortes rítmicos, com timbres entrecortados, tocados com muita perícia pelos músicos O disco BRANDÃO

INSTRUMENTAL pode ser acessado nos seguintes links:
www.maurenfrey.com.br


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