Equipe do projeto em 2019

Discentes monitores:  Karolina da Rosa Mendes e Rafael de Camargo Bueno (bolsistas), Brenda Seneme Gobbi, Eduarda Garcia Bento,  Maiara Silveira de Oliveira e Wesley Goulart Coitinho.

Coordenação: Profª Marina de Oliveira

Colaboradoras: Liz Helena Rodrigues (assistente social do Instituto Nossa Senhora da Conceição) e Elza Cristina Schuch Vieira e Cristiane de Azevedo Dias (professoras do Instituto Nossa Senhora da Conceição)

Exploração de ritmos, energias corporais e distintos mecanismos de improvisação

As oficinas seguiram sendo direcionadas para duas turmas do Instituo Nossa Senhora da Conceição. Os encontros aconteceram nas terças (turma 1) e nas quintas (turma 2), das 13h30 às 15h30. O diferencial desse ano foi o fato de o projeto ser contemplado com duas bolsas, o que permitiu uma ampliação do tempo das oficinas. Assim, cada turma foi dividida em dois grupos, de modo que as meninas passaram a vivenciar duas horas de oficina teatral por semana, ao invés de uma, como ocorria nos anos anteriores.

Com metade da turma 1, nas terças-feiras, Eduarda Bento e Rafael Bueno trabalharam o tema Descobrindo novos lugares a partir da improvisação”, tendo como referência o livro Felizmente, o leite, uma história de fantasia do escritor britânico Neil Gaiman. A partir de estímulos como “cidade”, “casa”, “padaria” e “escola”, as alunas tiveram liberdade para propor diferentes improvisações, que tinham como principal objetivo a materialização do “onde”, do espaço proposto. Com a outra metade, Brenda e Karolina exploraram o tema “Criação de pequenas cenas a partir de improvisações com personagens”, tendo como referência de preparação corporal os cinco ritmos de Gabrielle Roth, definidos como “fluente”, “staccato”, “caos”, “lírico” e “quietude”.

Já na turma 2, o grupo conduzido por Rafael Bueno trabalhou a apropriação da peça didática de Brecht, Aquele que diz sim e aquele que diz não, através do modelo de ação, em que o texto teatral do autor alemão foi ponto de partida para outras criações.

cena a partir de Aquele que diz sim e aquele que diz não

E a outra metade, composta por alunas conduzidas por Karolina e Wesley desenvolveu estratégias cênicas para a contação de histórias, manifestando preferência por narrativas fantásticas, com a presença de seres sobrenaturais.

improvisando em diferentes níveis

Destaca-se que a positivação de identidades negras seguiu sendo desenvolvida no “Brincando”, de modo explícito ou não, pois o projeto teve no ano de 2019 três monitores negros, Karolina, Rafael e Wesley. Dois deles foram bolsistas, através de editais direcionados para alunos em vulnerabilidade social ou por ações afirmativas. A presença deles no projeto foi salutar, pois se tornaram referências importantes para as crianças que, em sua maioria, são negras.