Termos de utilização SisBi-UFPel

 

CADASTRO

Alunos e servidores com vínculo ativo, podem realizar o cadastro em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFPel, precisando apenas estar portando um documento oficial com foto. O cadastro em uma biblioteca é válido para a utilização de todas as outras bibliotecas do Sisbi-UFPel.

A solicitação de senha de acesso (cadastro) também pode ser feita por e-mail, mediante o envio do nome completo, n.º de matrícula e e-mail, para o seguinte endereço: bibli_direito@ufpel.edu.br

 

EMPRÉSTIMO

O empréstimo é realizado mediante apresentação de documento oficial com foto e senha cadastrada.

Prazo:

  • livros, trabalhos acadêmicos, periódicos – 7 dias
  • CD/DVD e folhetos – 3 dias

Limites:

Você pode ter até 3 exemplares de um mesmo tipo por biblioteca (periódico, livro, trabalho acadêmico etc.), não podendo ultrapassar 8 exemplares simultâneos em uma mesma matrícula.

 

Mantenha atualizado o e-mail cadastrado junto ao Sistema de Bibliotecas, pois todos os comprovantes (empréstimo, devolução e quitação de débitos) e avisos (empréstimo vencido ou prestes a vencer, reserva e renovação efetuadas com sucesso) serão enviados para o endereço eletrônico que consta no sistema de gestão de acervos (Pergamum). Caso necessite, solicite a atualização pelo e-mail bibli_direito@ufpel.edu.br.

 

DEVOLUÇÃO

Os itens emprestados (livros, periódicos etc.) devem ser devolvidos ao atendente, no balcão de atendimento da biblioteca de origem da obra (ou seja, onde foi efetuado o empréstimo), por qualquer pessoa, sem a necessidade de identificação.

 

MULTAS

São contabilizados para cobrança de multa todos os dias (incluindo finais de semana e feriados). Sobre os procedimentos para regularização de débitos com as bibliotecas, consulte as orientações disponíveis aqui.

 

OBRAS DE CONSULTA LOCAL

São identificadas através de uma tarja vermelha na lombada e podem ser emprestado somente na sexta-feira, após as 20h, para serem entregues no primeiro dia útil após a retirada, até as 8h30min. O limite é de apenas 2 obras de consulta local por usuário.

 

ALTERAÇÃO / DESBLOQUEIO DE SENHA PELO MEU PERGAMUM /E-MAIL

Veja como desbloquear a senha de acesso ao Sistema de Bibliotecas via Meu Pergamum – Como alterar senha via Meu Pergamum_email .

Após realizar a alteração da senha é necessário fazer login novamente para poder visualizar os empréstimos.

 

RESERVA DE MATERIAIS

A reserva é feita exclusivamente pelo Sistema Pergamum, somente se não houver exemplar da obra disponível na biblioteca. Cada usuário pode reservar até 3 obras, que estarão a sua disposição por 24h a partir da entrega.

 

RENOVAÇÃO

Feita exclusivamente pelo Sistema Pergamum, e pode ser realizada até três vezes por empréstimo, caso não haja reserva da obra. Após as três renovações o usuário deverá se dirigir à Biblioteca (portando a obra) e fazer novo empréstimo.

 

MANUAL DE NORMAS UFPEL PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

O Manual de Normalização de Teses, Dissertações e Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas é uma compilação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referentes à elaboração/apresentação de trabalhos acadêmicos, revisada por bibliotecárias do SisBi-UFPel, que tem o objetivo de elucidar, exemplificar e esclarecer dúvidas referente a estrutura de apresentação de teses (doutorado), dissertações (mestrado) e trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização), buscando a padronização da produção científica da UFPel.

 

PORTARIA Nº 2228/2019

Alterar a Portaria que dispõe sobre as formas de entrega de trabalhos acadêmicos nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFPel.

 

RESOLUÇÃO Nº 45/2017

Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UFPel

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