Vagas abertas para o projeto ‘O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social’

O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social

O Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO – está com vagas abertas para o projeto ‘O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social’. Quatro vagas são destinadas a estudantes dos cursos de graduação do Centro de Artes (CA), e duas a quem está cursando mestrado em artes visuais. Os encontros serão presenciais e irão ocorrer sempre as terças-feiras das 15h às 18h. Para se inscrever basta encaminhar um e-mail ao seguinte endereço: lapso.pesquisas@gmail.com

As inscrições serão aceitas até o meio-dia (12h) do dia 25 de março de 2022.

A etapa final da seleção será realizada (presencialmente) no dia 29 de março das 15h às 18h.

Sobre o Projeto O Grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social

O projeto busca constituir uma prática integrada entre o curso de Psicologia, o Centro de Artes e o Mestrado em Artes Visuais da UFPel. Partindo de uma articulação entre diversas linguagens artísticas (Artes Visuais; Música; Teatro; Cinema) e a Psicologia Social o projeto busca abrir condições de possibilidade para elaboração, desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias sociais. Trata-se de constituir oficinas, ateliers, espaços de criação onde possamos nos colocar (encharcados por uma prática) diante a relação que envolve processos de criação e processos de subjetivação. No primeiro semestre iremos oferecer uma breve formação aos alunos que serão selecionados, trata-se de um estudo prático sobre aplicações das linguagens cênicas no contexto dos processos grupais (Psicodrama, Sociodrama, Esquizodrama, etc). A partir de agosto – segundo semestre – abriremos o projeto às instituições parceiras e a comunidade em geral. A partir desse momento os doze estudantes selecionados – seis da psicologia e seis das artes – trabalharão de modo integrado, elaborando e oferecendo a comunidade um espaço de acolhimento, criação e produção de sentido. Tal espaço será constituído por tecnologias hibridas, dispositivos agenciados pelos contextos das artes e das psicologias. Por conta da pandemia do coronavírus todos os participantes do projeto deverão apresentar comprovante vacinal, utilizar máscara PFF2 e seguir os protocolos sanitários adotados pela universidade.

Para maiores informações entre em contato com o Laboratório de Arte e Psicologia Social através do seguinte e-mail: lapso.pesquisas@gmail.com

Publicado em 17/03/2022, na categoria Notícias.