o Grupo GEEMAI agradece a Luana Leal Alves pela criação do tão esperado logo, que desde a proposta do grupo era tão aguardado!
OBRIGADO LUANA!!!!!
nov 08
nov 01
Esta obra organiza relatos de experiência de professoras que atuaram como orientadoras de estudo no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (PNAIC-UFPEL). Trata-se de uma coletânea de textos elaborados por um grupo de orientadoras de estudo responsável pela formação de professoras alfabetizadoras. São registros que explicitam trajetórias de docentes que investem na sua própria formação e, com igual energia, atuam como formadoras de seus pares, nas escolas, junto às suas colegas alfabetizadoras, partilhando e multiplicando conhecimentos pedagógicos.
FERREIRA, Carmen R; NÖRNBERG, Marta; ALVES, Antônio Maurício M. (Org.) Práticas de formação e de ensino no ciclo de alfabetização: Relatos de experiências de orientadoras de estudo do PNAIC-UFPEL. Porto Alegre: Evangraf, vol. 3, 2017. 215 p.
maio 11
fev 11
Material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Para acessar os cadernos de Matemática do PNAIC, clique aqui.
fev 11
fev 11
*** Apresentação ***
Atualmente, o ensino de Matemática tem sido objeto de muitas pesquisas de Pós-Graduação devido à complexidade do trabalho docente na área de Educação Matemática. Essas pesquisas têm versado sobre temas múltiplos como história da matemática, usos de materiais concretos e/ou manipulativos, inserção de novas tecnologias, Etnomatemática, políticas curriculares para a educação básica, alfabetização matemática, entre outros. São inúmeras as possibilidades que nos provocam a experienciar maneiras diferenciadas de tratar a matemática e, por que não dizer, de pensar matemáticas para a escola, de forma mais atenta e mais próxima às singularidades produzidas na experiência educativa. Pensar para falar das e sobre as matemáticas e, nesse curso, escutar e conversar com outras pessoas, num diálogo verdadeiramente humano, tem sido nossa proposta. O presente livro se propõe a realizar tal diálogo, pois foi produzido coletivamente e cooperativamente pelos estudantes do curso de Especialização em Estudos Matemáticos, orientados pelos professores do curso, coautores dos artigos apresentados. O intuito deste trabalho é falar sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da formação continuada para professores de matemática e estudiosos da matéria. O título da obra faz referência a “Matemáticas”, no plural, e não à Matemática no singular, pois entendemos que não há apenas uma matemática. Além das áreas clássicas, nas quais a academia divide essa matéria, como a área de ensino de Matemática, a pura e a aplicada, acreditamos haver outras matemáticas que são objeto de estudo quando tratadas em diferentes perspectivas culturais.
Organizadores:
Márcia Souza da Fonseca
André Luis Andrejew Ferreira
Antônio Maurício Medeiros Alves
Denise Nascimento Silveira
Aline Brum Loreto