O Sistema Vascular Primo como um Novo Sistema Anatômico
A medicina oriental tradicional tem uma existência bem sucedida há muito tempo e forneceu caminhos funcionais para a cura da doença. No entanto, alguns cientistas não aceitam acupuntura, principalmente porque o sistema meridiano não tem uma base anatômica física. No início da década de 1960, apenas uma hipótese foi proposta para explicar a base anatômica dos meridianos.
Hipótese de Bong-Han Kim
Na década de 1960, o professor Bong-Han Kim descreveu um novo sistema anatômico que correspondia aos antigos meridianos de acupuntura. Ele apresentou cinco artigos descrevendo nós e dutos que correspondiam a pontos acupunctural e meridianos, e ele chamou os nós e dutos em homenagem ao seu próprio nome: corpuscles bonghan e dutos bonghan. Kim usou vários métodos experimentais, como métodos anatômicos, métodos histológicos, radioautografia, métodos histoquímicos, métodosde coloração azul “misteriosos” e dosimetria radioativa. Ele alegou ter encontrado o substrato físico de pontos de acupuntura e meridianos, incluindo alguns pontos novos que eram diferentes dos pontos clássicos de acupuntura. Aceitamos as descobertas de Kim apenas como uma hipótese devido à falta de descrições detalhadas dos métodos e dos protocolos científicos que ele usou para suas investigações. Por causa dessa deficiência nos relatórios de Kim, suas reivindicações servem apenas para apresentar a ideia principal sobre a existência de um novo sistema anatômico que corresponda ao sistema meridiano.
Apesar disso, as descobertas de Kim (até recentemente) não atraíram muita atenção e foram esquecidas por muitos anos. Suas alegações podem ser coletivamente conhecidas como a “hipótese de Bong-Han Kim”. Os principais pontos da hipótese são os seguintes: (1) o PVS é um sistema morfológico funcional independente; (2) os PVs superficiais e os PVs extravasculares estão conectados por nós superficiais; (3) os PVs profundos são conectados por PVs intravasculares, PNs profundos e nós de órgãos; (4) os PNs superficiais têm uma camada muscular e várias células dentro, e sua estrutura é diferente das PNs profundas; e (5) os PNs têm diferentes tipos de ácidos nucleicos, principalmente DNA.
Usando diferentes abordagens experimentais nos últimos 10 anos, o número de artigos científicos que relatam a descoberta de diferentes evidências anatômicas e fisiológicas confirmando a existência de uma base anatômica para o sistema meridiano aumentou. A ciência morfológica é muito desafiada a oferecer uma nova teoria biomédica que explique a possível existência de novos sistemas corporais, como o sistema vascular primo (PVS). O PVS é um sistema até então desconhecido que integra as características dos sistemascardiovascular, nervoso, imunológico ehormonal. Também fornece um substrato físico para os pontos de acupuntura e meridianos. Os anúncios da arquiteta morfológica e a função do PVS mudaram fundamentalmente a compreensão básica da biologia e da medicina porque o PVS está envolvido no desenvolvimento e nas funções dos organismos vivos. Propomos uma nova visão da base anatômica para o PVS e a energia vital – chamada “Qi” como uma onda eletromagnética que está envolvida muito de perto com o DNA no PVS. O DNA fornece informações genéticas e funciona como um armazenamento de informações que podem ser obtidas a partir dos campos eletromagnéticos do ambiente. O PVS é o sistema de comunicação entre organismos vivos e o meio ambiente, e está no nível mais baixo da vida. A teoria do PVS pode ser uma boa base para formar um novo ponto de vista da teoria evolutiva de Darwin. Descobertas na teoria morfológica — como descobertas em relação ao PVS — não são feitas desde o século XVIII. Por essa razão, o PVS precisa de mais atenção.
Todos os resultados relativos ao PVS foram publicados em revistas científicas internacionais como: Anatomical Record Part B: The New Anatomist; Microscopy Research and Technique; Naturwissenschaften; Lymphatic Research and Biology; Applied Physics Letters; Current Applied Physics; Journal of Biomedical Optics; Microcirculation; New Journal of Physics; Cardiology; Lymphology; Journal of Health Science; Biologia; PLoS One; and Journal of International Society of Life Information Science.
O Sistema Primo Vascular consiste em uma densa rede de vasos primos (PVs) e nodos primos (PNs) que é distribuída por todo o corpo. O PVs é a base anatômica física do sistema meridiano, consubstanciando sistemas superficiais e profundos interconectados.